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Iluminação natural

Por: GUILHERMEMELLA  

Em: 12/02/2015 16:06

Galera ,eu tenho um problema chatinho que não consigo resolver ,quando monto uma cena interna e jogo a luz do sol pra dentro do ambiente ela não fica demarcado no piso ou objeto em questão, e a luz incidente também diminui bastante,porém quando eu retiro o vidro a luz incide normalmente ,algém consegue me ajudar, segue as imagens para melhor compreensão e as configurações de materiais e luz.
Grato!
Bom, to longe aqui do meu micro, mas já vi isso algumas vezes.. Vê essas questões aqui:

Primeiramente, vê se o vidro tem profundidade, ao inves de ser um ou dois planes, se for um plane, vc tem q usar um material 2-sided.

Tem uma opção (se me lembro bem) na questão de refração q é tipo assim \"Affect Shadows\" ou coisa similar, tem q estar ticado.. Se não estiver, tica essa opção e vê se o problema persiste..

Mas caso seja um bug mais estranho q essas coisas, vc pode também simplesmente, nas propriedades do objeto, desmarcar só pro vidro o \'cast\' e \'receive\' shadows.. Isso vai deixar o vidro na cena mas a luz vai passar por ele como se não tivesse nada.. Não é a melhor maneira mas pra uma situação mais tensa aí de tempo dá pra vc usar.. xd..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..


Habilite a opção Affets Shadows no material do vidro da janela.
o problema está aqui:
http://2.bp.blogspot.com/-MfWE-_9cG_w/UXLus8299oI/AAAAAAAABPQ/tv1PyqQdb00/s1600/14.jpg


Correção

onde está escrito refratário, na verdade, o correto é que possui refração.
Opa ,problema resolvido,era só ativar o afect shadows no refract do material mesmo haha
Galera do tresd1 sempre me salvando, obrigado mesmo :D
@new: Seu capricho me comoveu um pouco..

O correto seria refrativo, ou, em portugues de Portugal, \'refractivo\'... (só difere o \'c\', q geralmente não vai ter no ptbr)..

http://www.priberam.pt/dlpo/refrativo

(obs: esse é o melhor dicionario de portugues online, eles tem até umas palavras q não tinha antes e eu falei pra porem e eles puseram (no caso aí a palavra q eu lembro disso (de não ter antes e eles puseram pq eu falei) é \"regal\" XDD... Mas é excelente mesmo, se tiver uma palavra q n tem lá e vc falar pra eles eles discutem com vc a palavra e põe (caso seja procedente e relevante é claro).. muito excelente mesmo e sempre sugiro pra favoritarem XD.. (o www.priberam.pt/dlpo) =D)..



@edit: \'Refratario\' existe também, mas, apesar de que fisicamente seria quase a mesma coisa, numa questão semiótica, a diferença seria q o refrativo é um vidro mesmo e tal, ou coisa q tem essa questão de distorção de lente producente de \'caustics\', e, algo que é \'refratário\' seria algo que tem certa resistencia ante algo... Por exemplo, um paciente dificil de se tratar se fala q ele é \'refratario ao tratamento\'.. um imã de frente a outro imã com o mesmo polo a apontar para o primeiro, vai ser refratário a esse segundo imã.. etc.. É uma questão só de diferenciar um pouquinho.. Mas a palavra em sí não parece ser muito antiga não =D...



@OFF-TOPIC: Inclusive, essa questão de refração lembra sempre de \'caustics\' né.. XD.. Será q tem um nome físico pra \'caustics\'? estive pensando um pouco nisso, até pq caustics sempre tem uma aparencia meio \'magica\' e tal, etc.. xd.. \'A luz, depois de ter passado por determinado filtro material\', etc.. deve ter um nome cientifico pra isso.. Mas \'caustics\' acho bem legal.. Ah.. é mesmo.. Tô doidinho pra comprar um \'pedra-de-caustics\' (eu chamo assim hehehe) pq ví a \'Arkenstone\' do filme (e está incorreta (a Arkenstone do livro é facetada, a do filme é uma rocha, etc, etc..(uma pedra, que é daquelas quebradinhas e tal, normalmente se chama de \"pedra\", e, aquelas lisinhas, arredondadas, do tipo que se encontra perto de rios ou cachoeiras, é chamada de \"rocha\".. por exemplo, um cristal de nuances arredondadas pode ser chamado de \"cristal de rocha\".. mas isso é mais curiosidade, isso o pessoal entendido de pedrinhas q fala, etc..(ou seja a \'rocha\' geralmente vai ser uma pedra com as facetas arredondadas ou suavizadas, etc..))).. a grande questão da Arkenstone é q ela poderia ser chamada de \"A pedra dos Caustics Volumetricos\").. Mas pra não extenuar esse tópico, vou fazer um sobre essa jóia aí no \'Buteco\' =D.. dá uma olhada lá =D...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
era isso mesmo. Eu sabia mais ou menos do significado da palavra (tinha algo a ver como resistência de altas temperaturas e etc).

Eu nem falei antes porque não me lembrava muito. hehe!

taí:
http://www.priberam.pt/dlpo/refrat%C3%A1rio
Uau, de ser devido a temperaturas \'altas\' eu n tinha ouvido falar não.. Mas o conceito disso me sôa bastante pertinente xd... Se vc tivesse posto um link cientifico disso seria mais agradável do que eu poderia conceber hoje em dia em meras palavras (ex:me agradaria mais do que quaisquer sequencias pronunciadas de palavras...)....


É uma questão que é realmente, nas disciplinas do 3d, sempre tida como questão filosofica e tecnicamente elevada... As considerações sobre o comportamento da luz...

Primeiramente; como consideração filosófica dessa \'luz\', eu a chamaria de \'radiância\'.. fisicamente seriam as mesmas coisas de fato...

(pra relembrar, de uma visão q eu tinha tido... A Modelagem seria equivalente (ou seja aquele que domina perfeitamente a modelagem teria um pouco da caracteristica de \"Brahma\", e aquele que domina os \'materiais\' teria em sí uma parcela de \"Saraswati\"... Aquele que domina a Iluminação teria um pouco em sí de Vishnu bem como o que domina o Render teria em sí um pouco de Lakshmi... E aquele que faz um rig perfeito tem um pouco de Shiva, e quem anima tem um pouco de Parvati ou Kali..... eu \'sempre\' dividí alegoricamente as disciplinas do 3d nessas 6 categorias (Modelagem/Materiais, Iluminação/Render, Rigging/Animação...)


A essa radiância (não sei de o circunflexo aí seria o correto mas permitam-me ao erro um pouquinho XDDD....) se fala que é excelencia, é a riqueza da criação... É a parcela \'feminina\' do que é o \'completamente agradável\'...


Sobre essa \"Excelencia\" (alguem a pode chamar de \"render\" quando fizer um render extremamante bom ou de qualidades sublimes, mas seria realmente um render divino de fato...):

https://www.youtube.com/watch?v=0Vd6xbQDTYs


E... A raíz do tópico, e um dos mais valiosos mantras conhecídos... E cujo conceito, embora primitivesco, estamo-nos mesmos a pensar... É a \'Radiância\'... Aquilo que nos faz realmente ver (sem essa radiancia nossos olhos só veriam o vazio ou preto (não sei qual cor seria o \'vazio\'.. mas imagino algo como um \"preto\"....)...

Que meditemos sempre, peço que todos de nós sempre consideremos a essa Radiancia.. (A Luz/A Iluminação(de uma cena 3d,etc..)), que essa Excelencia nos guie indefinidamente =D..


https://www.youtube.com/watch?v=oZsn5gjMeM4


@edit(FINAL): E, todos esses sublimes adjetivos podem ser resumidos à construção de um rig perfeito (o humanamente impossível)... Um rig perfeito seria o pinaculo de uma criação (na minha opinião...) O \'mestre\' do rig de um universo (ex:\'uma cena\') é, realmente, o único depositário, aquele é que é de fato o unico com o direito moral de colher aplausos, agradecimentos ou pedidos de resolução de quaisquer duvidas... E é também aquele que, ante as nuances, ante às pormenoridades do comportamento de qualquer coisa, é o Mestre...

Aquele que é o Deus Supremo... Esse é para sempre de fato o único a colher os sacrifícios ou rezas... E naturalmente somos deste uma pequena particula... Então.. Se todo mundo falar o errado, sejemos nós a ser o \'equivocado\'.. E, se formos extremamente corretos, nada seria dito de nós, apenas da Verdade, da qual nos baseamos para falar...

A Verdade do Rig (é o Mantra Principal do Rig-Veda, e é excelente pra meditar sobre rigs =DDD...):





@edit semtimemthal: Sejemo-nos um ante ao outro, ao que é a Historia do desenvolvimento das técnicas do 3d... Sejemo-nos nada menos que a \'perfeição\' da aplicação desses conceitos...
ante nossas animações, e isso realmente seria natural... Certamente que existe esssa possibilidade e está explicita, devido aos softwares.. Hoje somos capazes de reproduzir quaisquer cenas.. quaisquer realidades, no nosso 3ds... Sejamo-nos \'deuses\' ou, sejamo-nos à Excelencia, de nossas produções.... =D..




@edit: Que esta infinita perfeição nos previna de cometer os erros...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

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