Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Grasiano   Campo bom - RS - RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
mdpontes   Macapá - AP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Danilo   Teresina-PI - PI

Portfólios Ver Mais

xandy   sao paulo
Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC
Jacques   Es vitoria

mensagem de erro mental ray

Por: lkz  

Em: 03/06/2015 11:32

Ola pessoal,

Alguem conhece algum manual ou guia das mensagens de erro do mental ray?
estao aparecendo essas duas na minha cena interna:
¨... cannot store photon with erroneous energy...¨
e
¨... illegal light UV sampling values...¨ para sky light e sun light,

se alguem souber alguma dica eu agradeço!
um abraço
http://luizkozerski.blogspot.com/
Oi Luiz.

Abaixo segue a resposta do André.

Att, Elis

----------------------------------------------
Oi, tudo bem?

Não é comum dar estas mensagens e certamente apareceram devido a configuração que está usando na cena, pois se configurar corretamente nunca vai dar este tipo de erro.

O erro de Store Photons só acontecia há 10 anos atrás quando o Mental Ray exigia que tivesse uma superfície para os Photons acertarem, por exemplo, se criasse apenas um Box na Viewport e habilitasse os Photons, daria este erro porque os Photons rebateriam no Box e não encontrariam outra superfície, se perdendo no espaço, além da mensagem de erro aumentava bastante o tempo de render.
Mas desde o Max 9 que isso não acontece mais, pois os Photons que não encontram uma superfície são descartados.
Qual versão do 3ds max você está usando?

A sua primeira mensagem de erro não é apenas de Store Photons, mas de Erroneous Energy, portanto, provavelmente você deve ter alterado o Multiplier do GI ou os multiplicadores que ficam no menu Mental Ray Indirect Illumination nas luzes, por exemplo, se colocar zero no Multiplier do GI vai aparecer este erro, pois estará tentando criar Photons sem energia alguma.

Atualmente não é comum usar os Photons para iluminação, pois o Diffuse Bounces do FG resolve a iluminação mais facilmente, então, imagino que esteja usando os Photons para criar Caustics, neste caso a luz que gera os Photons de Caustics tem que estar atingindo o objeto que produz o efeito e este objeto precisa ter um material que crie Caustics, pois se a luz não acerta o objeto que cria o Caustics ou ele não tem um material que produza o efeito, vai dar o erro de Store Photons.
E não é correto aumentar o Multiplier do efeito para torná-lo mais forte, porque quebra a correção física da iluminação, para isso é melhor aumentar a intensidade da luz.
O Mental Ray só é fisicamente correto quando os Multipliers estiverem com valor 1.0, se aumentar demais também pode aparecer o erro de Erroneous Energy.

Agora, sobre o Ilegal Light UV Sampling Values, isso não pode acontecer, você está usando a MR Sun e MR Sky no Daylight, ou está usando as luzes IES Sun e IES Sky, estas últimas luzes não são compatíveis com o Mental Ray.
Criando o Daylight com as luzes MR Sun e MR Sky você não precisa modificar nenhuma configuração para funcionar perfeitamente, já fica certo logo de cara, a não ser que a sua cena esteja em escala errada, dai não adianta, nada vai funcionar direito, porque para a iluminação fisicamente correta funcionar tem que estar em escala real.
Estando em escala real é só criar o Daylight, dar OK nas mensagens que aparecem, teclar 8 para abrir o Environment e diminuir um pouco o valor do EV, vem com 15 por padrão, normalmente fica bom com 14 ou 13.
Depois, é só abrir o Render Setup teclando F10 e colocar 2 ou 3 no Diffuse Bounces, assim, a iluminação externa está configurada e pronta para renderizar, o Mental Ray é o renderizador mais fácil de configurar.
Lembrando que, para ficar bom tem que usar o material Arch&Design e habilitar o recurso de Ambient Occlusion.
Se usar materiais Standard ou Raytrace o GI não vai se comportar corretamente e o material Architectural é para o Radiosity, não é compatível com o Mental Ray.
Normalmente os problemas acontecem quando usa materiais incompatíveis na cena, mas o Ilegal UV Sampling é estranho ter aparecido, porque só acontece com luzes que possuem o sampleamento das sombras separados em U e V como as luzes Standard.
Para trabalhar com iluminação fisicamente correta você só pode usar as luzes Photometrics, Skyportal, MR Sun e MR Sky.

Sobre uma lista de tipos de erro do Mental Ray, na Nvidia tem uma, você pode ver neste endereço: https://forum.nvidia-arc.com/showthread.php?4329-comprehensive-list-of-mental-ray-error-messages

Mas estes códigos são bem genéricos, o importante é entender o que as mensagens estão dizendo como não conseguir guardar os Photons porque a energia deles está errada, assim, fica bem mais fácil identificar o problema.

Abraços e tudo de bom.
Ola Elis, muito obrigado pela resposta,
Vejo que foram erros meus entao:
Estou usando o max 2015, e sim tenho o costume de mudar o multiplier do GI e nao sabia que dava esse erro mas estava desconfiado que era isso. Quando quero deixar a cena um pouco mais clara sem alterar a exposiçao, coloco em 1,3. Parece que é isso entao, estou tentando resolver isso alterando as curvas nas opçoes da exposiçao.
Sim uso todos os parámetros na configuraçao de uma cena em mental, material A&D, AO, sky portal, luzes ies para interiores, mr sky e mr sun. Nao costumo alterar essa configuraçao. O que sim faço é que quando quero deixar o sol com menos intensidade, diminuo o valor de multiplier a 0,3 até 0,1. e aumento do sky a 1,3... da um efeito interessante. Vou estudar outra opçao para isso sem alterar os valores de sky e de sun.
Parece que a soluçao é essa mesma.
outra vez muito obrigado pela valioza informaçao.

Um grande abraço!!!!
http://luizkozerski.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1097, sendo 2 membro(s) e 1095 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.