Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
uirsu   Belo Horizonte - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Mineirinho   Varginha/MG - MG
arbarcelos   Porto Alegre

Portfólios Ver Mais

luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC
KikoGarcia   São Paulo - AC
Armando   Angola - AC
flovecchio   santos sp - AC

TEMPO

Por: nuts165  

Em: 13/10/2015 08:04

Bom dia pessoal!

Trabalho em um fabricante de moveis fazendo algumas imagens em 3d das quais já postei no fórum...um belo dia, um novo vendedor me falou que as imagens não parecem tão realistas, de certo fato reconheço que da para melhorar, porem isso demanda um tempo maior do qual o dono não quer esperar.

Então para acabar com esse impasse gostaria de saber quanto tempo vocês gastam desenvolvendo uma cena de interiores?
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

nuts165: oi nuts165! tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO! Essa questão é uma realidade que acontece mesmo em vários lugares do Brasil.

Até os trabalhos mais \"tops\" sempre podem ser melhorados. O que se tem que ter em mente, é que não existe e provavelmente nunca existirá um trabalho perfeito, no sentido mais amplo da palavra.

Por melhor e mais realista que for um trabalho de Computação Gráfica, ele sempre pode melhorar, com as dicas e sugestões de especialistas na área, não de qualquer pessoa sem informação específica.

Para um vendedor desse chegar pra você e dizer isso, que seu trabalho não está realista, provavelmente ele viu em algum lugar, ou conheceu alguém que faz imagens realistas de interiores.

Ou ele viu em alguma revista da área de móveis alguma imagem do \"Ramon Zancannaro\", pois ele é um ótimo artista gráfico e faz muitas imagens 3d de ambientes internos para grandes empresas de móveis em todo o Brasil.

Mas não se engane, a maioria das imagens que você vê por ai pela internet, ou em revistas especializadas nessa área de móveis, são feitas por artistas que em sua grande maioria, usam \"models 3d\" prontos, de bibliotecas internacionais, nacionais...etc.

Que fique bem claro que não estou desmerecendo o trabalho de ninguém, sei e conheço artistas gráficos que modelam boa parte dos móveis nas suas cenas 3d, mas a grande e esmagadora maioria não faz isso, por conta de vários fatores: um deles é a falta de tempo que os clientes cobram por agilidade e velocidade de entrega muito rápida dentro de um prazo de tempo que acaba ficando muito apertado.

Outro fator, é que muitas empresas ( não a de móveis especializados ) não cobram exclusividade na sua linha de móveis, qualquer móvel 3d que o artista colocar na cena, estará bom demais.

Tem bibliotecas específicas de móveis que os próprios projetistas da loja desenvolvem e usam dentro da empresa. Isso facilita a rápida entrega do serviço, mas não significa que necessariamente será um trabalho de qualidade.

==================================================================================================

Respondendo a sua pergunta de forma mais objetiva, o que vejo e observo é que uma cena 3d interna completa demanda um certo tempo para ser feita. Você tem que modelar as paredes, piso, teto, fazer furos nas paredes para receber as esquadrias ( portas e janelas ).

Depois tem que colocar os móveis prontos, muitos usam bibliotecas de móveis prontos, outros modelam do zero, mas a grande maioria usa models prontos.

Depois tem que criar os materiais, a iluminação, configurar e ajustar o render e por fim a pós edição da imagem final.

Então tudo isso com relação ao tempo gasto, é muito \"relativo\", pois depende se você trabalha ou não sozinho, se tem um ou mais pc\'s a sua disposição ( enquanto modela uma cena em um pc, no outro você está renderizando outra cena 3d )...etc.

** No meu caso, para fazer uma cena 3d interna simples, com uma arquitetura reta, sem curvas, poucos móveis, cores claras, sem materiais complicados para criar, levo poucas horas ( 1h e meia a 2 horas ) para sair um trabalho muito bem feito e de extrema qualidade.

Mas cenas mais complexas, mais elaboradas, com móveis rococó, cheio de detalhes, muitos móveis, muitos objetos dentro de um ambiente, ai já levo mais tempo, mais horas.

==================================================================================================

** Algumas dicas:

1.0- A dica mais importante que lhe dou é: Treine muita modelagem 3d mesmo para você aumentar a agilidade do seu trabalho e o ganho de qualidade só será melhor com o passar do tempo.

2.0- Veja ambientes internos de revistas de Arquitetura, decoração, design de interiores e tente reproduzi-los fielmente, o máximo que você puder em 3d, só assim estará treinando e se aperfeiçoando cada vez mais.

3.0- Faça sempre que puder cursos novos de Computação Gráfica na sua área de móveis. Procure estar sempre se atualizando e se reciclando nesse seu nicho de mercado.

Tente convencer o dono da empresa que se ele quer qualidade de ponta, ele precisa terceirizar com uma empresa especializada em C.G, treinamento especial para os seus funcionários.

Ou se a empresa não quiser pagar os seus cursos de especialização nessa área, tente pagar você mesmo seus cursos e aumente também o valor das suas imagens, proporcional ao conhecimento novo que foi adquirido.

4.0- Pesquise e veja quais são os renderizadores, softwares 3d mais usados pelos artistas gráficos em todo mundo na sua área de móveis.

Estude-os a fundo, domine-os e naturalmente você vai produzindo algo de qualidade, mas isso requer tempo e nem todas as pessoas estão dispostas a esperar esse tempo.

5.0- Um dos renderizadores hoje mais usados para geração de imagens internas foto realistas, é o V-Ray, mas outros renderizadores também surgem, como o Corona Render dentre outros.


==================================================================================================

Desculpe pelo texto longo...rsrs. Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte!

Abraços e sucesso.


______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...




Tenho um amigo que faz tudo no promob e fica bm massa a cenas, nao é real mais agrada muito o cliente! olha as imagens no site del http://edsonluisalves.wix.com/edsondesiner#!galeria/cjg9 na minha opniao no mercado de hoje com valores cada vez mais baixos nao se pode oferecer muito mais que a necessidade do cliente.
Obrigado a todos!

Danilo, realmente essas manhas de utilizar blocos eu conheço porém não utilizo pois senão a brincadeira fica fácil demais e não aprendo, desenvolvo ou crio....somente models de eletrônicos ou decorativos é que utilizo, mas arquitetura sempre gostei de criar. os moveis eu mesmo que modelo de acordo com realismo pretendido.
Segue abaixo um dos últimos projetos que fiz, creio que demorei 16HRS (+/-) para finalizar, e 10HRS para renderizar 3800pixels. (o render é feito em outra maquina)
Linda imagem, achei bom o realismo
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

nuts165: oi nuts165! tudo bem? Olha só, o seu trabalho já está em um nível bem legal de realismo, entretanto pode melhorar mais, no geral seu trabalho já está bem legal.

Notei algumas coisas na sua imagem que podem ser melhoradas. Este tópico e esta sessão não é a recomendável para comentar o trabalho dos artistas, mas gostaria de te \"ajudar\" comentando a sua imagem, pode ser? Obrigado.

A sua imagem já está bem legal, gostei, porém tenho algumas \"críticas construtivas\":

1.0- Uma das coisas que não gostei da sua imagem, foi ter a sensação que não tem vidro nas janelas. Quando você olha do interior pro exterior, a sensação que se tem é que não tem vidro em nenhuma das janelas e eles não estão refletindo nada.

2.0- O \"lens flare\" é um efeito interessante em alguns casos particulares, mas neste seu específico, acho que não ficou muito legal. Talvez ficasse melhor com um \"peso visual\" ou uma configuração menor, mas do jeito e da forma que está, achei ele pesado.

3.0- Os materiais estão legais, mas tanto nas luminárias quanto no forro com placas acartonadas ( creio que de gesso ), a impressão que deu é que você simplesmente aplicou um material standard branco nas luminárias e o mesmo material ( standard ) só que cinza para as placas do forro.

4.0- A iluminação ficou legal no seu projeto, gostei, o render também ficou bom. Poucos detalhes precisam melhorar para deixar sua cena ainda mais real.

5.0- Uma outra dica a você, seria colocar talvez vidros esbranquiçados, leitosos ou foscos, para que o leitor que olhe as suas imagens, concentre o \"ponto focal\" nos móveis da empresa e não nas árvores e no entorno da cidade do lado de fora, como aparecem na sua imagem.

** Nos seus próximos trabalhos, tente valorizar mais somente o ambiente interno aonde tem os móveis e esqueça mais a paisagem externa, tudo bem?

Observe e olhe com atenção revistas profissionais da área de Arquitetura, decoração e design de interiores, você vai entender o que estou querendo dizer.

OBS.: Na nossa área é muito importante ter boas fontes de pesquisa e referências de extrema \"qualidade\" para nosso tipo de trabalho na Computação Gráfica.

Como o seu caso, é visualização de móveis, você pode começar olhando fotos de revistas especializadas e ver como elas dispõem a angulação do ambiente ( com relação a câmera ), como elas mostram os objetos dispostos, se mostram ou não o ambiente externo...etc.

Enfim, tudo isso que citei anteriormente é muito importante.

Concentre o ponto focal da sua imagem somente no \"carro chefe\" da empresa que você trabalha, no caso uma empresa de movelaria.

Não seria muito prudente, levar tempo para criar todo um cenário externo, se o seu interesse é somente os móveis 3d que estão do lado interno.

==================================================================================================

Veja como é importante criar materiais realistas para todas as suas cenas. Note e perceba que usar materiais \"standard\" ou até mesmo dos materiais nativos do renderizador, mas com uma mudança somente no color e adicionar \"bump\", acaba que entregando que a sua cena é 3d e empobrece o seu trabalho.

Procure criar shaders mais complexos e fazendo uso de texturas realistas mesmo de concreto branco, texturas realistas de gesso para todos os seus trabalhos, sem exceção.

É importante \"gastar\" ( bom sentido ) tempo considerável nas criações dos materiais, pois de nada adianta ter uma boa iluminação se não tem uma boa qualidade de criação dos seus materiais.

Por fim, para ter uma imagem muito realista mesmo, tem que ter o conjunto: modelagem + criação de materiais + iluminação + render + pós edição ( com cuidado ) em perfeita harmonia e não é uma tarefa nada fácil.

==================================================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Parabéns pelo seu trabalho.

Abraços e sucesso!


______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...




Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 2 membro(s) e 547 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.