Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
An3dre   Araras / SP - SP
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

hunterkoon   sao paulo - AC
Luiz Carlos   Carlos Barbosa - AC
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
leoliver   Sao Paulo

É possivel modelar famílias dentro do 3ds Max e exportar pro Revit?

Por: Danilo  

Em: 16/07/2018 16:45

Oi Danilo, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, só vi a sua mensagem hoje e dai pedi para a Elis verificar, pois estes problemas com o site é melhor falar com ela.

Fico feliz de ver que já foi tudo resolvido e parabéns pelo trabalho, a modelagem da casa ficou excelente, se me permite uma sugestão, troque a textura do telhado por uma mais homogênea para não ficar aquelas faixas escuras se repetindo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Elis.: oi Elis! Tudo bem? Puxa vida, obrigado por ter editado o link do vídeo lá no meu post, realmente coloquei foi o link do vídeo do "Vimeo" que anexei foi no meu site e nem tinha percebido... rsrs

=======================================================================

Nas próximas postagens, vou colocar mesmo o link do "Vimeo" resumido para facilitar e o site 3d1 o reconhecer com mais facilidade...

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, Elis.

Abraços e sucesso.

========================================================================

André Vieira.: oi mestre André! Tudo bem? Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado do resultado final da casa... rsrs

A ideia foi fazer uma casa estilo "européia" com a estrutura em madeira ( fichas de vedação e acabamento nas paredes ), e a mesma no meio de uma floresta, como aquelas casas americanas...

Com relação ao telhado, essas listras que se repetiram na cobertura, foi porque eu acabei agrupando as fiadas de telhas 3d ( comando: group ) do 3ds Max 2017 para facilitar a colocação das fiadas de telha "shingle" na cobertura...

Ai as texturas que repetiram foi porque a mesma foi aplicada no "group" das telhas e tendeu a se repetir algumas faixas "cinzas" como você bem indagou...

O correto mesmo seria "abrir" cada group desse e ir mudando as texturas de uma por uma, o que ia dar um trabalhão danado... rsrs e acabei que por deixando daquela forma.

Mas muito obrigado pelas dicas e pelas ideias, André.

Abraços e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Eu achei que era apenas uma textura repetida, pois a telha Shingle é plana e de longe não dá para perceber que são objetos separados, então, agora entendi o problema e realmente dá um trabalho absurdo variar o UV de cada uma.

Porém, tem alguns Scripts que fazem isso com 1 clique e acredito que vai aumentar o realismo da imagem se fizer essa variação para retirar as faixas repetidas.

Abaixo deixo o link de dois Scripts para randomizar o UV automaticamente, o segundo tem até um vídeo tutorial explicando como usar.

UVW Randomizer: http://3d1.com.br/recursos/218/uvw-randomizer

Randomize UV Offsets: http://3d1.com.br/recursos/218/randomize-uv-offsets

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: oi mestre André! Tudo bem? Obrigado mais uma vez pelas ótimas dicas que sempre me dá de 3ds Max...

Com relação aos scripts para variação de texturas, já conhecia o 2a. script que você me mandou, porém o 1a. script ainda não o conhecia, esse "UVW randomizer"...

Essa é uma das ótimas coisas do 3ds Max, acho que por isso ele é o "xodó" da Autodesk, porque além de ter "plugins" pra ele pra fazer tudo o que se possa imaginar, ainda tem os "scripts" que ajudam bastante ao longo do nosso trabalho repetitivo.

A Autodesk só precisa tomar mais cuidado e investir mais nele ( 3ds Max ), assim como a "Maxon Computer" investe muito no Cinema 4D ( principalmente nas áreas de Motion Graphics e animação 3d )...
==========================================================================

Uma coisa que sinto falta nesses scripts, André, não sei que esses que você me enviou fazem isso, mas seria muito bom se eles mudassem a repetição das texturas dentro de um "group" de telhas, por exemplo...

** Pergunta.:

Você saberia me informar, por gentileza, se esses 2 scripts que me enviou, se conseguem fazer isso? Randomizar as texturas dentro de um group? Manda notícias.

Abraços e sucesso!

_______________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

Não tem do que agradecer, eu que te agradeço pela participação e visitas diárias ao site!

Fico feliz de saber que as dicas estão sendo úteis.

Sobre os Scripts de randomização, o UVW Randomizer é mais recente e modifica a posição do mapeamento em diversos objetos ao mesmo tempo.

Acredito que ele deve funcionar dentro de um Group se abrir o grupo, depois é só fechar e não vai perder os modificadores que tiver aplicado no grupo todo, mas não tentei, então, é bom salvar antes de testar.

Sobre a quantidade de Plug-ins e Scripts para o 3ds max, este é o fator que me deixa mais preocupado com o futuro do programa, pois antigamente havia uma profusão de Plug-ins e Scripts para o Max e hoje quase não tem mais nenhum novo.

Os Plug-ins acabaram faz tempo, só tem os antigos que sobreviveram até hoje, mas é raro sair um Plug-in novo, já os Scripts, que até o ano passado sempre tinha vários novos toda semana, acabou de vez, não aparece mais nada.

Creio que muita gente abandonou o 3ds max nos últimos dois anos por causa do plano agressivo e abusivo de aluguel que adotaram para o programa, obrigando as empresas e pessoas a atualizarem o programa todo ano fazendo aumentar os custos consideravelmente.

Lembra como era antigamente?
O Max dominava maquete, Motion Graphics e Assets para Games.
Olha como é hoje.

O mercado de Motion Graphics foi perdido para o Cinema4D faz tempo e o mercado de Games foi canibalizado pelo Maya por interferência da Autodesk.
Para o Max restou o mercado de visualização de arquitetura e design.
Porém, os idiotas não imaginaram que o Unreal iria tomar o mercado de visualização de arquitetura e design!!!!!

Além de tudo, sabe quem são os caras que estão gerindo o desenvolvimento do Unreal na Epic Games?

O Marc Petit, que foi Product Manager do 3ds max durante os melhores 10 anos do programa e vice-presidente da Autodesk junto com o Ken Pimentel, que também foi Product Manager do 3ds max por 12 anos.

Ou seja, os cabeças que comandaram o desenvolvimento do 3ds max nos últimos 10 anos agora estão trabalhando no Unreal.

Não é inacreditável?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Danilo, tudo bem?

Viu o tutorial que postei hoje sobre família do Max para o Revit?
Quando encontrei ele lembrei de você na mesma hora.

Não sei se é exatamente o que você queria, pois apesar de ser possível usar objetos do Max como família, não tem nenhuma parametrização, então, acaba funcionando mais como uma biblioteca.

Se não viu, está neste link: http://3d1.com.br/noticia/67515

Mas mesmo que tenha visto é bom deixar o link aqui porque quem pesquisar sobre o assunto na internet e encontrar o seu tópico pelo Google também vai encontrar este vídeo tutorial.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: oi mestre André! Tudo bem? Muito obrigado mesmo pelo link do artista "Muhammed Talha Hyder", que publicou um vídeo tutorial sobre maquete com o 3ds Max e Revit, onde ele explica uma técnica para converter um objeto criado no 3ds Max para funcionar como uma família comum no Revit...

===============================================================================

Não conhecia essa técnica ainda e foi muito bom saber que existe uma técnica para isso, pois acho na minha opinião particular, muito mais fácil modelar dentro do 3ds Max do que no Revit, acho até que pela minha "pouca" experiência no Revit...

Bem interessante esse vídeo desse artista gráfico, pois ele aplica um modificador "Pro optimizer" do 3ds Max em cima de todos os objetos 3d modelados separadamente, ele regula a quantidade de malha 3D de cada objeto separadamente e depois as exporta tudo para o Autocad.

** Lá no Autocad, ele cria layers específicos para cada um dos objetos 3D, mas antes ele desagrupa o modelo todo da cama, com o comando: "ungroup" do Autocad... rsrs

================================================================================

Muito bom mesmo esse vídeo, André e foi uma mão na roda saber que agora é possível modelar tudo dentro do 3ds Max e poder exportar para dentro do Revit. Isso é ótimo de saber... rsrs

Muito obrigado por ter me enviado esse link, esse ai eu ainda não o conhecia, mas agora já estou sabendo como faz.

Abraços e sucesso!

_________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




Oi Danilo, tudo bem?

Eu fico feliz de saber que você viu e gostou.

Também achei interessante, pois não tinha visto um vídeo sobre isso ainda, ele usa o AutoCAD de ponte, mas parece que funciona bem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707678.

Total de membros registrados: 135281

Últimos membros registrados: Nerino, infohamzllc, look, lambthony, Hurroza, Himaki026, pedroca27, j3ff3rson.

Usuário(s) on-line na última hora: 489, sendo 22 membro(s) e 467 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: D2_Unrio, Antonio Domingos, Geraldo Nunes, gilson antunes, Osvaldo Arquiteto, hawph, Max Idalgo, Nuno, Celso Borttoloto, Duda, Moura, Reinaldo Silva, Anderson Miguel, gago, cristian rocha da silva, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, João Von Rondow, rafa.carvalho, WinterPT, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.