Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC
Laerte   são paulo
edupaulista   Balneário Camboriú - SC - AC
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC

Portfólios Ver Mais

rudieriel   Gravataí - RS
carlozcg   rio de janeiro
edvaldocs   Vitória da Conquista - Ba
max_mariz   Recife - PE - PE

Duvida sobre o Vray

Por: Anderson Miguel  

Em: 08/11/2018 17:03

olá pessoal, existe alguma forma no vray para ajustar o fuso horário da iluminação solar de acordo com o país e a cidade, igual existe no mental ray ? o meu vray é o 3.4 .... obrigado
Existe o mesmo, pode usar o daylight system, só tem que escolher vray sun e ele pergunta automaticamente se quer colocar o vray sky
Oi Anderson, tudo bem?

Funciona exatamente igual o Mental Ray como o Fernando Cunha explicou e agradeço a ele por ter te respondido.

O único detalhezinho é escolher a opção No SkyLight no Daylight porque o V-Ray gera a iluminação da cúpula do céu através da VRaySky que é aplicada automaticamente no Environment quando você dá OK na mensagem, então, não precisa da luz Sky do Daylight, apenas da VRaySun, como mostra a imagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado Fernando pela dica... ;)
entendi André, só que ai no caso da sua explicação, pra mim fazer com que o céu mude de acordo com que eu mude de horario eu teria que linkar o VraySun com o Daylinght ou ir posicionando a VraySun de acordo com a Daylinght manualmente ? qual seria a maneira mais prática ? 
O céu vai se comportar de acordo Anderson sem problema, basta defenir um horário.
Faça uns testes para ver.
então Fernando, eu fiz uns estes aqui, e quando eu fiz do jeito que vc falou, eu percebi que na medida em que eu mudava de horario o céu não se modificava... mas ai, eu tentei linkar a VraySun com a Daylinght ai deu certo... ;) 
Oi Anderson, tudo bem?

Eu creio que você criou o VRaySun separado do Daylight para ter que lincá-lo, pois é possível criar o VRaySun sem o Daylight, coisa que não acontecia mais no Mental Ray.

No Mental Ray o Daylight aplicava as luzes MRSun e MRSky automaticamente, então, não precisava fazer mais nada, mas no caso do V-Ray o Daylight será criado com as luzes padrões do Max, a Standard como Sun e a Skylight como Sky.

Portanto, você precisa trocar manualmente a opção Sunlight para VRaySun, como mostra a primeira imagem em anexo, dai vai aparecer os parâmetros da VRaySun no próprio Daylight igual acontecia no Mental Ray.

Lembre-se também de colocar "No Skylight" na opção logo abaixo da Skylight para não usar nenhuma luz Sky, pois o V-Ray gera o Sky pelo Shader VRaySky aplicado no Environment.

Desta forma você pode mudar para o painel Motion e modificar o horário do dia normalmente que o céu vai corresponder a posição do sol, como mostra a segunda imagem que renderizei com horário de 19 horas sem modificar a exposição da câmera em relação a primeira imagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ha, entendi André... então, eu estava com dificuldade de entender pq só agora que eu fui perceber que vc usar o Daylingt com a opção da VraySun selecionada igual a imagem que vc anexou, é a mesma coisa de usar apenas a ferramenta da VraySun... a diferença é que na Daylingt vc tem essa opção de alterar os horários, já na ferramenta VraySun os ajustes do horário fica de uma forma meio que manual, sem usar os horários em si, mais ou menos igual o Cleber Machado fez no curso do Vray... é isso ?
Oi Anderson, tudo bem?

Bem antigamente o Mental Ray também tinha as luzes MR Sun e MR Sky disponíveis no painel Create > Lights, mas a partir do Max 2011 eles mudaram o sistema de iluminação e removeram estas luzes, que só ficaram visíveis dentro do Daylight, pois foram feitas para serem usadas com o Daylight.

O mesmo acontece com o V-Ray, ele tem a VRaySun separada, mas é melhor usar a que está dentro do Daylight pelo controle preciso da posição global, mês e horário.

Porém, se quiser usar o VRaySun separado do Daylight, também pode e vai funcionar, pois o Shader VRaySky reage a posição da VRaySun em relação ao horizonte, então, se colocar o sol próximo do horizonte o VRaySky vai simular um céu de fim de tarde automaticamente.

Imagine outra opção, a partir do 3ds max 2018 tem o Sun Positioner, como mostra a imagem em anexo, ele é um Daylight genérico, então, neste caso você pode lincar o VRaySun no Sun Positioner para funcionar igual o Daylight e qualquer outro renderizador também pode lincar a luz Sun para funcionar no estilo do Daylight.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135161

Últimos membros registrados: WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts.

Usuário(s) on-line na última hora: 822, sendo 20 membro(s) e 802 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Eber.Silva, JMDesign, Adalberto Rocha, Ronaldo Junior, gouvearb, Abilio, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, Celso Borttoloto, WASHINGTON.NBO, rafa.carvalho, Tomas, Thiago Couto, marcelo de moraes, Osvaldo Arquiteto, Gabriel.C, pauloreis2000, byboca, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.