A Allegorithmic publicou o vídeo da ótima palestra ministrada pelo artista Rogelio Olguin na GDC 2016, onde ele explica como o Substance Designer é útil e prático na produção de texturas e materiais procedurais realistas com alta qualidade.
Veja abaixo o vídeo da palestra sobre o Substance Designer ministrada pelo artista Rogelio Olguin na GDC 2016.
O Substance Designer é um programa espetacular que permite criar texturas e materiais procedurais complexos com alta qualidade para Games, vídeo e imagens em geral. As texturas e materiais criados com o Substance Designer podem ser abertos em praticamente todos os programas 3D e ainda possuem a grande vantagem de poderem ter suas propriedades alteradas através de Scripts durante a execução de um Game ou aplicação interativa 3D.
Vale lembrar que até hoje a Autodesk não teve a capacidade de atualizar o Plug-in do Substance que eles integraram no 3ds max. Seria muito melhor que não tivessem intergado o Plug-in no Max, porque a Allegorithmic distribui os Plug-ins atualizados de graça para todos os programas, menos para o Maya e Max, que tem o Plug-in integrado e por causa disso está desatualizado.
Para resolver manualmente é bem simples, o que aumenta a indignação pela falta de atualização. Basta copiar os arquivos substance_linker.dll e substance_sse2_blend.dll da pasta bin64 dentro do Substance Designer 5x e colar na pasta raiz do 3ds max, substituindo os que estão lá. Porém, desta forma não poderá utilizar o modo de Render por Hardware nas configurações do mapa Substance no 3ds max, apenas o modo Software, o que não é nenhum transtorno e todos os Substances serão abertos sem problemas e mensagens de erro.
Você pode ter mais informações sobre o Substance Designer clicando aqui.