A Chaos Group implantou o suporte para renderização de efeitos volumétricos pela GPU no V-Ray Next Beta 3 e publicaram um vídeo mostrando a interatividade com o PhoenixFD, além de exemplos em produção no estúdio Dabarti.
Veja abaixo o vídeo mostrando a interatividade na renderização de efeitos volumétricos do Phoenix FD através da GPU no V-Ray Next Beta 3 do 3ds max.
Enquanto o Phoenix FD está ocupando todo o processamento da CPU para calcular o efeito volumétrico, o V-Ray GPU está renderizando o resultado através da placa de vídeo, ainda com bastante Noise, mas já é possível ter uma boa idéia do resultado final.
A Chaos também pediu para o artista, Tomasz Wyszolmirski, do estúdio Dabarti, para fazer testes com efeitos volumétricos em produção real, mostrados nos dois últimos vídeos.
Efeitos volumétricos são muito importantes para o realismo em boa parte das cenas, pois a própria atmosfera produz estes efeitos que influenciam diretamente na iluminação, além dos óbvios fogo, vapor e fumaça.
Porém, apesar destes efeitos existirem nos renderizadores 3D há muito tempo, eles sempre foram demorados para renderizar e quando possível eram criados em pós-produção.
Com o advento da renderização veloz de efeitos volumétricos pela GPU os artistas poderão usá-los comumente nas cenas 3D, que além de economizar trabalho, também proporciona maior acuracidade física na iluminação, reflexos e refrações.
Você pode ter mais informações sobre os efeitos volumétricos no V-Ray Next
clicando aqui.Aprenda o V-Ray com o vídeo curso da 3D1
clicando aqui.