A Amazon lançou o Nimble Studio, um sistema de Cloud para 3D e VFX com Workstations Nvidia, espaço em HD e Renderfarm, também estão oferecendo o Deadline de graça para gerenciar até 10 máquinas na rede de renderização.
Veja abaixo o vídeo sobre o Amazon Nimble Studio.
O Nimble Studio é um sistema de Cloud para trabalhar com artes gráficas 3D e VFX similar ao Foundry Athera, que durou um ano e fechou. Ele oferece Workstations virtuais da Nvidia, espaço em HD e Renderfarm para trabalhar remotamente com programas 3D, o resultado é transferido para o usuário pela internet.
O sistema já vem com o Blender instalado e aceita os programas da Autodesk, Adobe, Foundry e SideFX. A estimativa da Amazon é que o aluguel de um estúdio virtual para 25 artistas custe em torno de 11 mil dólares por mês.
Isso mostra como num futuro próximo os programas deixarão de existir da forma como conhecemos, com instalação na sua própria máquina, eles estarão on-line em servidores que você pagará mensalmente para acessar e usar através da internet. A Autodesk já iniciou a transição do número serial para o nome de usuário, permitindo vincular a pessoa com os programas que adquiriu na empresa e também facilitando o rastreio dos usuários, este é só o primeiro passo.
A Amazon ainda anunciou que está oferecendo o Deadline gratuitamente para gerenciar até 10 máquinas na renderização.
O Deadline já vem instalado no Nimble Studio para gerenciar o Renderfarm e foi comprado pela Amazon junto com a Thinkbox em 2017, que desenvolvia ótimos Plug-ins para o 3ds max como o Krakatoa e descontinuou todos. Restou apenas o Deadline para gerenciamento de renderização em rede e ele funcina também na sua rede privada.
Você pode ter mais informações sobre o Nimble Studio clicando aqui.
Para mais informações sobre como usar o Deadline de graça, clique aqui.