Eu publiquei um tutorial sobre o intercâmbio de projetos entre o 3ds max e o Unreal, onde mostro porque não vale a pena usar o Datasmith igual o FBX para exportar a cena completa com luzes e decorações sem o Dataprep.
Veja abaixo o vídeo tutorial, em português, sobre o intercâmbio de projetos de arquitetura entre o 3ds max e o Unreal Engine.
Os vídeos que publicam na internet levam as pessoas a acreditarem que basta colocar os móveis das suas bibliotecas na cena e exportar com Datasmith para tudo chegar perfeito no Unreal, mas não é verdade.
No final a pessoa acaba tendo dois trabalhos, pois precisa ajustar tudo de novo no Unreal, além disso, é muito mais fácil e rápido decorar no Unreal, não apenas porque verá tudo com qualidade enquanto decora, mas por diversas outras utilidades como o reconhecimento de colisões, randomização e automação.
Fazendo desta forma você pode exportar apenas a alvenaria com o Datasmith e passar pelo Dataprep, pois aceita perfeitamente o mapeamento automático, a geração automática de colisões e a aplicação automática de materiais, além de poder importar direto do programa de CAD sem passar pelo 3ds max.
Ou seja, se transferir a sua biblioteca para o Unreal, poderá aposentar o 3ds max e produzirá as maquetes numa fração do tempo que produzia antes, será igual brincar de The Sims.