O Visual Tech Art publicou um vídeo tutorial introdutório ao Substrate, que está em fase experimental (Beta) no Unreal 5.2, o autor aborda os conceitos básicos e os recursos do Albedo, Metalic, Specular e Roughness.
Veja abaixo o vídeo tutorial introdutório ao sistema Substrate, que está disponível em fase experimental (Beta) no Unreal Engine 5.2.
O autor aborda os conceitos básicos e os recursos do Albedo (Base Color), Metalic, Specular e Roughness, mas promete publicar mais vídeos explicando os outros canais.
O Substrate é uma forma de compor materiais sem precisar dividir eles de acordo com o Shading Model, ou seja, você consegue criar um Shader que reproduza materiais opacos e transparentes no mesmo Shading Model, igual acontece nos programas 3D convencionais (DCC).
Entretanto, também é possível criar um Shader igual com o sistema convencional de materiais do Unreal, o problema é que ficará muito mais pesado do que fazendo com o Substrate.
Até agora eu não vi nada feito com o Substrate que não poderia ser feito com o sistema padrão, a única diferença é a performance para Real-Time, pois composições muito complexas com o sistema padrão não servem para Real-Time, apenas para animação.
Acho importante estudar o Substrate para ficar por dentro dos recursos, mas sugiro que não use em nenhum projeto sério para evitar instabilidades e problemas desnecessários.
Somente aplique recursos nos seus projetos que não estejam em fase Beta.