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Plug-ins-gratuitos

Object Deform

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo plugin escrito por Peter Watje para deformar um objeto com base na malha de outro. O plugin aparece no Modify, você aplica no objeto que será deformado e adiciona o objeto de colisão no botão do plugin, assim, o objeto se deforma quando se aproxima do objeto de colisão. Ele oferece alguns recursos para configurar a forma da deformação.

Veja abaixo o vídeo de exemplo:
  animacao
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OpenSubdiv MPS

Autor: MagicPictures Studio
Site: http://www.magicpics.com/mps/mps_opensubdiv.html

O OpenSubdiv MPS é um Plug-in que implanta o sistema de modelagem OpenSubdiv da Pixar no 3ds max, este sistema só está disponível nativamente no programa a partir do 3ds max 2016 ou com o Extension 1 do 3ds max 2015, mas o OpenSubdiv da MPS aceita desde o 3ds max 2012 e oferece um Workflow mais simples.
Veja abaixo o vídeo de exemplo do Plug-in e em seguida o vídeo da apresentação do sistema OpenSubdiv quando foi lançado pela Pixar:

  modelagem, modelagem
Valinhos

Particle Combust

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo Plugin escrito por Peter Watje para aplicar material volumétrico em partículas sem a necessidade de conhecer muito bem os mapas procedurais do Material Editor. Ele aparece no Atmospherics do Environment (8), funciona igual ao Fire Effects, você pode ler sobre ele no tutorial com o mesmo nome aqui no site www.tresd1.com.br. Basta aplicá-lo no sistema de Partículas para emitir flocos volumétricos, dependendo das cores e das configurações você pode fazer fumaça, fogo e outros efeitos. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  efeitos, particulas
Valinhos

Particle Displace

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Este plugin escrito por Peter Watje é um Modify que permite deformar um Mesh baseado na colisão com partículas. você aplica esse modificador no objeto que vai receber as colisões das partículas e anexa o sistema de partículas pelo botão que ele oferece, você pode ajustar o raio e a força da deformação nos seus parâmetros.
  animacao, particulas
Valinhos

Particle Gravity

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje que oferece um novo Space Warp, ele atribui força de atração e repulsão no sistema de partículas. O plugin aparece na lista do painel Creat>Space Warps e deve ser lincado com o sistema de partículas pelo Bind to Space Warp, só pode lincar em um sistema, se lincar em mais causará problema.
  animacao, particulas
Valinhos

Particle Paint

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo plugin escrito por Peter Watje que permite pintar com sistemas de partículas. Ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, é um material que reconhece quando as partículas encostam no objeto, você define dois materiais, um para a base e outro para a \"pintura\", adiciona o sistema de partículas no botão apropriado no menu do plugin e anima o sistema sobre o objeto. Onde as partículas encostarem, aparece o material definido para a \"pintura\", pode conter texturas e mapas procedurais sem problema, também é possível definir a persistência da \"pintura\", ajudando na simulação de efeitos como molhado e marca de pneu. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  animacao, efeitos, particulas
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Particle Plus

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje que oferece um novo emissor de partículas Non-Driven. Este novo emissor aparece entre os outros no item Particle Systems da lista do painel Creat Geometry. Ele oferece diversas opções e um ótimo recurso de Metaballs, também permite emitir as partículas esfericamente e radialmente, muito útil para simular fogos de artifício, poeira no impacto com o solo, portais, entre outros efeitos. O plugin vem com outros dois adicionais, o Particle Blend Material e o Particle Material, o primeiro permite aplicar material de acordo com a vida das partículas e o segundo permite trocar de material na colisão, estes materiais não são aceitos pelo mental Ray, apenas o emissor de partículas.
  animacao, particulas
Valinhos

Rain (Drip)

Autor: Bur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para adicionar um novo mapa procedural no 3dsmax, ele cria círculos concêntricos animados que imitam as ondulações de pingos de chuva numa superfície plana de água. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor. Ele não é aceito pelo Mental Ray, mas você pode aplicar num plane e renderizar pela vista Top com o Scanline, criando um mapa animado para usar normalmente no Mental Ray. Existe outro plugin da Blur chamado Drip que é uma versão simplificada do Rain, o Rain tem os mesmos recursos do Drip e mais alguns.
  texturizacao, texturizacao
Valinhos

Roller

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin escrito por Harald A. Blab que permite fazer o objeto rodar pelo caminho, ele funciona igual ao Path Constraint, mas com ele o objeto gira conforme percorre o caminho. Ele aparece no menu Motion, dentro do Assign Controller quando escolhe o Position. Nos seus parâmetros é só escolher o caminho e pode ajustar o Banking.
  animacao
Valinhos

Scratch

Autor: Mark Williams
e-mail/site:

Plugin de Mark Williams para criar ranhuras no material. Ele oferece um novo mapa do Material/Map Browser que cria linhas cruzadas, você pode configurar o ângulo de curvatura, a espessura, o comprimento, a variação e pode definir as cores ou aplicar mapas. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor e não é aceito pelo Mental Ray.
  texturizacao, texturizacao
Valinhos

Shadow

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para adicionar um novo Material no 3ds max. Ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor. O mapa se chama Cast Shadow Only e permite renderizar apenas a sombra do objeto, oferece também um Slot para aplicar um mapa, permitindo controlar o aspecto da sombra. Vários plugins da Blur necessitam da livraria BlurLib para funcionar, este arquivo está no Zip e deve ser colocado na pasta plug-ins também. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  texturizacao, texturizacao
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Vertex Combust

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Ótimo Plugin escrito por Peter Watje para aplicar o Fire Effect em cada vértice do objeto, permitindo simular fogo e fumaça sobre qualquer forma, não apenas dentro de Gizmos como faz o Fire Effect. O Plugin aparece no Atmospherics do Environment (8), seu funcionamento e seus parâmetros são iguais aos do Fire Effect, você pode ler sobre este efeito no tutorial Fire Effect aqui no site www.tresd1.com.br. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  efeitos
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