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Edge Map

Autor: Andrew Reid
e-mail/site: www.bytegeistsoftware.com

Plugin escrito pot Andre Reid da Bytegeist que oferece um novo mapa, ele identifica as Edges do objeto e aplica a cor preta, nos polígonos ele aplica branco, você pode definir o Blur e a espessura das linhas. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, normalmente é usado no canal Diffuse. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.
  texturizacao, texturizacao
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Ego

Autor: Creative Tools AB
e-mail/site: www.creativetools.se

Este plugin foi escrito originalmente por Martin Enthed, para o 3DS Max 2, não houve atualizações posteriores para as versões mais recentes, depois, o autor escreveu uma nova versão em parceria com Conny Klasson, da DTP e da empresa Creative Tools. Essa versão é compatível com o 3ds max 6, 7 e 8. Recentemente o programador David Baker recompilou o plug-in para o Max 9 e 2008. O plugin aparece na lista do menu Creat>Geometry, ele cria uma primitiva no formato dos blocos do brinquedo LEGO, você pode escolher a quantidade de fileiras e colunas, a resolução e a altura dos blocos e dos pinos. Usando a opção Auto-Grid no painel Creat> Geometry, o bloco é criado sobre o outro.
  modelagem, modelagem
Valinhos

Electric

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para adicionar um novo mapa procedural no 3ds max. Ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, o mapa forma uma imagem parecida com raios e pode ser usado para criar diversos materiais, como fogo, lava, gelo, simulação de Caustics, entre outros. Vários plugins da Blur necessitam da livraria BlurLib para funcionar, este arquivo está no Zip e deve ser colocado na pasta plug-ins também. Este plugin não é aceito pelo Mental Ray.

Veja abaixo o vídeo tutorial, primeiro é mostrado o Plug-in Blur Fire e depois o Electric:
  texturizacao, texturizacao
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Grass-O-Matic (antigo Druid)

Autor: Sisyphus Software
e-mail/site:www.sisyphus.com

Este foi um plug-in muito famoso nas primeiras versões do 3ds max, ele permite criar grama com geometria, inclusive aceita animação com Wind. Mas a Sisyphus parou de oferecer seus plug-ins na época do Max 5. Agora, o grande David Baker, do site maxplugins.de, recompilou o Grass-O-Matic para ser usado nas versões recentes. O plugin aparece na lista do painel Creat e é bem simples de usar, funciona como uma primitiva, você ainda tem a opção de distribuir os fios de grama sobre outro objeto acessando o painel Modify.
  animacao, modelagem, modelagem
Valinhos

Gravity Plus

Autor: Peter Watje
e-mail/site: www.max3dstuff.com

Plugin escrito por Peter Watje que oferece quatro novos Space Warps de gravidade, para gerar gravidade esférica, cilíndrica, plana e em espiral. Os plugins aparecem na lista do painel Creat> Space Warps, depois que o Gizmo for criado, ele deve ser lincado com o Bind to Space Warp no sistema de partículas. A posição do Gizmo tem influência no efeito, o Spiral Gravity deve envolver o sistema de partículas.
  animacao, particulas
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Greeble

Autor: Tom Hudson
e-mail/site: http://max.klanky.com

Ótimo plugin escrito por Tom Hudson para extrudir todos os polígonos da malha em forma de prédios, é muito útil na criação de cidades, em testes de radiosidade, de efeitos de iluminação e na confecção de objetos mecânicos. O plugin aparece na lista do painel Modify e você pode configurar a altura e os detalhes dos prédios nos seus parâmetros.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais:



  modelagem, modelagem
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HOT4max

Autor: Drew Whitehouse / Guillaume Plourde
site: www.guillaumeplourde.com

O HOT4max é uma versão do Plug-in baseado no Houdini Ocean Toolkit para o 3ds max, ele permite criar superfícies com ondas animadas simulando oceano, é um projeto de código aberto e oferece ótimos resultados. Você pode ter mais informações acessando o site do desenvolvedor e também na página de códigos do Google.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais do Plug-in:



  animacao, modelagem, modelagem
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IKFK Solver

Autor: Felix Joleanes
Site: http://www.joleanes.com/ikfksolver.html

O IKFK Solver é um Plug-in para o 3ds max que adiciona um novo Solver para animar estruturas de Bones e permite alternar entre Inverse e Forward Kinematics facilmente.

A cinemática direta (FK) é quando os Bones pais orientam o movimento dos filhos e a cinemática inversa (IK) é quando os Bones filhos orientam o movimento dos pais, recursos muito importantes para animação de personagens.

Com o IKFK Solver fica muito mais fácil alternar entre os dois modos durante a animação, basta modificar o valor do IKFK Blend, mas a qualquer momento o animador pode interagir com os dois modos sem precisar modificar o IKFK Blend, é só rotacionar os Bones ou mover o IK Goal Helper para o Solver alinhar os dois modos automaticamente.

Veja abaixo o vídeo de exemplo:

  animacao
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Light Boy

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin da Blur precursor do Light Lister, ele abre um menu com as opções mais usadas de todas as luzes da cena, assim, você pode controlar todas as luzes por esse mesmo menu. O plugin ainda existe, mas o Light Lister, que vem junto com o 3ds max, é melhor e mais poderoso. A vantagem do Light Boy é ficar no menu lateral, enquanto que o Light Lister abre uma janela imensa sobre as Viewports. O plugin aparece no botão More do Utilities. Assim que selecioná-lo, aparece seu menu no Utilities com todas as luzes da cena listadas.
  diversos
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LightMesh

Autor: Juan Antonio Amblés
e-mail/site: www.geocities.com/tony1001es

Plugin escrito por Juan Antonio Amblés para criar luzes na malha dos objetos, permitindo simular que o objeto emite luz, muito útil no render padrão, porque pode usar para criar Domo de luzes e simular iluminação global. O plugin aparece no painel Creat>Helpers, ele cria um pequeno Gizmo verde, no menu Modify você adiciona a malha do objeto no primeiro botão, tem diversas configurações para ajustar as luzes que serão criadas, depois, clica no botão Creat para gerar as luzes pela malha do objeto. A cor das luzes é definida pela cor dos materiais aplicados no objeto e respeita os IDs.
  efeitos
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L-System

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Ótimo plugin escrito pela Blur na época do Max 4 para criar uma animação de planta, depois distribuiram gratuitamente na internet. L-System é um sistema de modelagem que usa expressões matematicas e códigos próprios para criar fractais complexos, estas expressões definem os caminhos das ramificações e permitem criar muitas formas, como plantas, cristais, fractais, veias, formas orgânicas diversas, moluscos, moléculas, entre outros.
O plug-in oferece parâmetros para animação do crescimento do objeto, o que torna o sistema ainda mais interessante e versátil.
O plug-in é bem simples e aparece na lista do painel Creat, basta criar o objeto na Viewport e clicar no botão Edit para escrever a expressão.
No Arquivo Zip tem arquivos com expressões prontas para você carregar no plug-in e gerar objetos sem precisar escrever a expressão, mas também podem ser usados para aprender como escrever, pois tem uma descrição das funções no código.
Nos documentos do plug-in você também encontra a lista dos códigos e links para mais informações sobre as expressões usadas neste sistema.
  modelagem, modelagem
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Moebius

Autor: Harald A. Blab
e-mail/site: www.habware.at

Plugin escrito por Harald A. Blab para adicionar uma nova primitiva no 3ds max, ele permite criar fitas torcidas de diversas formas, pode ser útil para criar enfeites, entre outras utilidades. O plugin aparece na lista do painel Creat > Geometry, sua criação e configuração são iguais as outras primitavas.
  modelagem, modelagem
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