Tutoriais - Artigos

Unreal 5


A Epic Games surpreendeu os usuários publicando dois vídeos sobre o Unreal 5.

A empresa exibiu um ambiente realista e absurdamente detalhado rodando em tempo real num PlayStation 5.

O mais interessante, além dos efeitos de GI Real-Time, são os Assets utilizados, eles foram importados da Megascans e do Z-Brush sem nenhuma otimização, os Assets da Megascans não estão na versão Game, estão na versão Cinema com milhões de polígonos e texturas de 8K, assim como a estátua esculpida no Z-Brush e importada com a contagem original de polígonos.

Algumas cenas mostram o salão com dezenas destas estátuas visualizadas ao mesmo tempo e iluminadas com GI Real-Time, o cenário todo contém centenas de bilhões de polígonos, realmente é sensacional.

Isso quebra a maior barreira para a produção no Unreal, que é a preparação dos objetos, pois será possível importar qualquer coisa do jeito que estiver direto de Softs de CAD ou Softs de escultura sem se preocupar com polígonos, mapeamento, criação de LODs e Bake de detalhes, tudo funcionará igual qualquer programa 3D, mas em tempo real e sem precisar esperar o Bake da iluminação.

Ou seja, é simplesmente a realização do sonho que todos os artitas 3D alimentam desde o início da computação gráfica, poder ver qualquer cena 3D com qualidade e realismo em tempo real.

O Unity já possui sistema de GI dinâmico faz anos, inicialmente baseado em Voxels, enquanto o Unreal tinha apenas a porcaria do Light Propagation Volumes (LPV), somente na versão 4.22 ele passou a ter GI dinâmico, mas baseado em Ray Tracing Real-Time que exige equipamento de ponta, mesmo assim pode perder a interatividade em cenas complexas.

Ainda não sabemos como é o novo sistema de GI dinâmico do Unreal 5, mas seja qual for, a grande diferença mesmo é conseguir produzir o efeito com qualidade em Real-Time utilizando objetos tão densos e detalhados, é realmente a realização de um sonho antigo!

O sistema de GI dinâmico do Unreal 5 é chamado Lumen e o sistema para exibir milhões de polígonos foi denominado Nanite, ele funciona praticamente igual o Proxy dos renderizadores convencionais, permitindo ler a geometria a partir da HD com velocidade em vez de precisar arquivar tudo na memória para acessar rapidamente, em conjunto com o Virtual Textures, que faz o mesmo trabalho com imagens e já está disponível na versão atual, será possível exibir objetos altamente detalhados com texturas em altíssima resolução rodando a dezenas de Frames por segundo.

Portanto, finalmente parece que a renderização 3D Real-Time sem restrições e sem contratempos está há apenas um ano e meio de distância.

A demonstração também exibe brevemente a simulação de fluidos em tempo real interagindo com o Character e as versões finais do Niagara e do Chaos em ação, que se tornam Production Ready, além de melhorias no sistema de animação e áudio.

Segundo a empresa, são apenas as primeiras revelações e o Preview (Beta) do Unreal 5 estará disponível somente no início de 2021, para ser lançado no final de 2021.

Por fim, a Epic também anunciou que o Unreal continua gratuito para produção de Games sem pagamento de Royalties, mas agora é até você obter 1 milhão de dólares em vendas, quando antes era até todo o faturamento da empresa atingir 100 mil dólares por ano, para projetos arquitetônicos e design de produtos continuará totalmente gratuito.

Você pode ter mais informações sobre o Unreal 5 clicando aqui.

Faça o login para poder comentar

Adminin Comentou em 08/06/2020 19:00 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 684869.

Total de membros registrados: 120437

Últimos membros registrados: David F Fontes, dkniss, Erick, gmgripp, Tony87, Victor, Corró, thainamartino.

Usuário(s) on-line na última hora: 195, sendo 18 membro(s) e 177 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: lzanlorenzi11, Moura, Le_Andro, Renatto, Joao Barreto, luciano3d, Starter, David F Fontes, RSFX, AlexTerra, Eduardo Ramos, claudiohenry, netinho muniz, cadwillem, Canti S, Fernando Cunha, Juliano Kloss, Harley.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2020. Todos direitos reservados.