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Tutoriais - Maquete eletrônica

MAX e VUE com daylight e exposure

Uns colegas do fórum pediram pra fazer o passo a passo do jeito que eu trabalho com vue e max. Sou principiante no vue, conheci por uma notícia na capa da 3d1 e achei fantástico. Mas para ter serventia precisa conversar com o max para usar outros objetos e animar. A interface do vue é ruim de navegar, editar objetos e animar, mas para criar paisagens é fantástico. Fiz uns testes para tentar acertar a iluminação dos dois com correção de gamma pq a correção do vue não aparece no menu do vue no max, tem que renderizar no vue para usar e no vue é problema trabalhar com objetos do max. Ufa, acho que expliquei o motivo de querer usar a paisagem do vue no max com correção de gamma.
Mas não consigo passar daqui, tentei animar a câmera no max e levar para o vue mas não deu certo, animei no max mas deu diferença na iluminação quando para o render e começa de novo. Queria ajuda para conseguir fazer estas coisas, vi umas animações do vue aqui mas eram pequenas e renderizaram de uma vez só, a minha é grande e renderizo aos poucos de noite.
Quem souber daqui pra frente escreve ai.

Vamos lá.
Passo 1
Criar a paisagem no vue

Clica no icone de terreno, o terreno aparece na tela e a câmera ajusta a altura sozinha. Se precisar ajuste a camera mexendo na paleta da câmera na lateral.
Passo1a

Clica no icone de arvore e uma árvore aparece no terreno, usa o move, rotate e scale no pivot da árvore para colocar na posição certa na frente da câmera.
Passo1b

Clica no icone de atmosfera e carrega a que quiser, as GR tem radiosidade que é o GI do max, as GI do vue tem iluminação global igual skylight mas não tem o color bleed do GI do max, mas depois pode mudar editando a atmosfera pra colocar radiosidade nas que não tem.
Passo1c

Seleciona o terreno e da dois cliques na esfera do material na paleta lateral. Na janela de edição clica no open e escolhe o material que quiser na biblioteca do vue.
Passo1d

No menu render>render options configura igual a minha tela.
Depois clica no icone da câmera em cima da vista pra renderizar. Salva o resultado e a paisagem.
Passo2
Importar no max

O vue põe um menu novo no max depois do help, entra no menu do vue e da file>open.
Seleciona a paisagem que criou no vue e ela aparece no max. Sem mexer em nada da render. O resultado é parecido com o do vue, perde um pouco de saturação que da pra corrigir no photoshop.
OBS: Tem que estar com o Mental Ray ligado pra renderizar paisagens do vue.
Passo2a

Mas se criar uns objetos no max e der render fica feio, as sombras ficam escuras e a luz estoura no teapot que é branco.
Passo2b

E se ligar o final gather do Mental Ray e renderizar tb não ficam bom. As sombras continuam escuras e a luz estourou mais no teapot.
Passo3

Pra ficar massa tem que fazer a correção do gamma e usar luz daylight, o vue cria uma luz direct e a sombra fica reta.
Da file>reset pra começar de novo, antes de abrir a paisagem do vue vai no customize>preferences>gamma and lut e configura com 2.2.
Passo3a

Faz o passo2 de novo pra abrir a paisagem do vue no max e da render. A imagem fica lavada. O vue tem configuração de gamma mas não grava no arquivo e não vem para o max.
Passo3b

Vai no menu do vue>materials>show material summary. Da dois cliques em cada material para abrir a edição e na aba effects diminui o diffuse pra 30 e o ambient pra 0. Todos os materiais ficam mais escuros. Podia fazer isso no vue e salvar a paisagem com os materiais mais escuros. Quando usa ecopaint tem que fazer no vue pq não aparece os materiais no max. Da render e a imagem aparece menos lavada.
Passo3c

Cria os objetos de novo ou da merge do arquivo antigo e da render. As sombras melhoram mas a luz fica mais estourada no teapot.
Passo4
Criar daylight e exposure

Vai no creat>systems e cria o daylight, põe as luzes mr sun e mr sky e da yes na mensagem pra criar o exposure tb. Muda para manual e alinha com a luz direct do vue com o align.
Passo4a

No príncipio o vue não trabalha com o daylight e exposure, vai no menu do vue no max, vai no file>options e configura o use physical lighting e poe 25000 no intensity scale.
Passo4b

Depois da configuração do options o vue desliga a luz direct. Tecla 8, configura o exposure e tira o physical sky do environment pra aparecer o ceu do vue.
Passo4c

Seleciona o daylight e no modify desliga o aerial perspective para não interferir no ceu do vue. Liga o final gather e da render, a sombra fica boa, a luz não estoura mais no teapot e a cor da textura na parede fica igual a cor da imagem que usei.
Passo5
Renderizar em hdr

Apesar de exagerar no contraste do exposure a imagem ainda fica desaturada, então faço o ajuste final no photoshop. Mas ajustar o brilho e contraste não é tão bom como ajustar a exposição e o gamma, então tem que renderizar em 32 bits e salvar em hdr. Tecla F10 e muda pra 32 bits na aba renderer. Da render e quando terminar salva em hdr. Vai dar uma mensagem, escolhe a primeira opção pra salvar em real pixel.
Abre a imagem no PhotoShop e ajusta a exposição no image>adjustments>exposure. Diminui o gamma e aumenta um pouco o exposure que a imagem fica com contraste. Salva em jpg pra ver em qualquer lugar.

Quem tiver outra solução ou opinião ou dúvida escreve ai no tópico.
Quem sabe como animar a paisagem do vue no max parar o render e começar de novo sem dar diferença na iluminação escreve ai tb.
Ou quem sabe exportar a câmera animada no max pro vue escreve ai tb.
Imagens que fiz com o VUE, objetos são do max.

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Ricardo Comentou em 24/10/2009 20:15 Ver comentário
Gera_Design Comentou em 24/10/2009 19:37 Ver comentário
netiquinho Comentou em 24/10/2009 12:03 Ver comentário
Ricardo Comentou em 24/10/2009 11:27 Ver comentário
Gera_Design Comentou em 21/10/2009 16:24 Ver comentário
zulmar jr Comentou em 21/10/2009 05:02 Ver comentário
Resende de Minas Comentou em 15/10/2009 22:01 Ver comentário
Gera_Design Comentou em 14/10/2009 19:19 Ver comentário
Gera_Design Comentou em 14/10/2009 07:35 Ver comentário
Grasiano Comentou em 13/10/2009 11:18 Ver comentário

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