Tutoriais - Maquete eletrônica

Winter Room

Esta é uma cena bem simples, porém muitas pessoas me pediram um tutorial, eu não faço um making of há tempos então pensei: ?let´s do this !!!?

A primeira intenção desta cena era criar uma imagem de portfólio para o estúdio que eu trabalho chamado Z-axis, este se trata de um estúdio de ilustração focado principalmente em imagens publicitárias, mas, eventualmente aparecem alguns trabalhos de arquitetura. Eu ficava encarregado de tudo que era arquitetura na empresa então decidí fazer algo diferente do que eu já havia feito para poder adicionar a imagem final inclusive em meu portfólio. Este foi o motivo de eu criar um estilo de cena frio/inverno, a grande dificultade do projeto foi que ele precisou ser realizado em 2 dias então acabei usando alguns modelos prontos, coisa que não me agrada muito, mas ok.

MODELAGEM
COMPOSIÇÃO

Em meu workflow ?padrão? eu costumo definir os pontos de camera antes de aplicar qualquer shader ou luz, se preciso eu faço alguns ajustes conforme o trabalho vai evoluindo, porém, desta forma eu consigo saber exatamente quantos modelos, luzes e fakes eu preciso criar exatamente. Por eu ser designer gráfico, a minha relação com composição de luz e cor é bem diferente de um designer de interiores ou mesmo de um arquiteto. A maior parte das decisões do que colocar em cena está mais ligada a composição das cores, peso visual do que realmente se é ou não o melhor design de interiores/decoração possivel. Creio que os dois pensamentos, tanto o do designer gráfico quanto o do designer de interiores caminham juntos e podem ser perfeitamente somados.

E é assim (imagem abaixo) que tudo funciona em minha cabeça, tipo minecraft hehehe
Os pesos, cores e formas são o que definem a composição. Outra coisa muito importante é qual emoção você quer transpor com sua imagem, isto a composição, as cores, os tons do ambiente, as luzes farão seu papel. Neste caso eu queria manter um sentimento de solidão, frio, isolamento. Por isso as cores muito neutras e tons frios em grande parte da composição.
ILUMINAÇÃO

3 Vraylights na janela para simular o GI principal, eu não quis usar o método que ficou pop agora de HDRI + Vraylight portal, eu conheço o poder da técnica mas eu realmente acho que o tempo de render vai as alturas e como odeio esperar eu decidi usar o método OLD SCHOOL de luz na janela com invisible ligado. Usei 3 luzes para ter sombras mais definidas. Todas as outras fontes de luz foram somente para adicionar specular, contrapeso de cor em alguns objetos, o tamanho das luzes bem pequeno é para simular o estilo de sombra marcada típico de luzes artificiais internas. O fogo da lareira foi aplicado na pós mas adicionei uma luz na lareira para dar o efeito de que algo está aceso ali.
MATERIAIS

SETTINGS DE RENDER/PÓS PRODUÇÃO
*eu sempre tento usar settings veryveryverylow pois odeio esperar, eu só aumento os settings caso apareçam defeitos como manchas, noise, fragmentos de luz, sombras ruins, etc. E é por isso que a maior parte dos meus renders demoram no maximo 2 horas a 3000px de tamanho.
** não teve nada útil na pós produção render final saiu quase igual ao postado aqui, somente apliquei um pouco de contraste e apliquei o fogo na lareira com um mapa de fogo que encontrei com alpha pela internet.

FIM?

Espero que tenha sido útil o tutorial, e por favor curtam e compartilhem minha fanpage: http://www.facebook.com/pages/Thi-Lima-Design-3D-Animation/213840495309961 , ok? Abração a todos. Não deixem de postar dúvidas e comentários abaixo.

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thilima3d Comentou em 08/10/2012 17:05 Ver comentário
Bruno Medeiros Comentou em 01/10/2012 17:27 Ver comentário
Erlon Comentou em 01/10/2012 13:04 Ver comentário
thilima3d Comentou em 01/10/2012 09:48 Ver comentário
Grasiano Comentou em 30/09/2012 21:39 Ver comentário
thilima3d Comentou em 30/09/2012 12:38 Ver comentário
APO Comentou em 30/09/2012 10:16 Ver comentário
Fernando Cunha Comentou em 30/09/2012 07:15 Ver comentário
thilima3d Comentou em 30/09/2012 01:16 Ver comentário

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