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Olá amigos da tresd1. depois de muito aprender com o site gostaria de colaborar um pouco.
vou mostrar aqui como faço cilios e sombrancelhas usando hair and fur do max.
eu fiz o rig dos olhos com o video tutorial que apareceu aqui nas noticias (http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/headrigging/rigging.html) . porem vc pode fazer tambem com o morpher que da certo e é mais facil.
faça uma copia da cabeça e posicione logo acima da original
na cabeça copia, selecione estas duas edges que irão fazer ser a base dos cilios. selecione tambem as do outro olho.
clique em loop para selecionar todas as edges em volta do olho. com as edges selecionadas clique shift+poligono(quadrado vermelho abaixo de selection) assim todos os poligonos que vamos precisar serão selecionados.
com a tecla ctrl apertada selecione os poligonos que irão fazer a base das sombrancelhas.
aperte ctrl+I para selecionar os poligonos inversos e delete.
selecione os poligonos dos cantos dos olhos que naõ conterão cabelo e delete. faça o mesmo para o outro olho
selecione estas duas edges das sombrancelhas e clique ring. depois conect 1 vez.
selecione os vertices mostrados na figura e ajuste na vista frontal, com as ferramentas move e escala para ficar como a imagem.
selecione agora os tres vertices do fim da sombrancelha dos dois lados.com soft selection selecionado, habilite a opção edge distance +-12 e vá aumentando o falof ate que seleção se pareça com a da figura. o começo da sombrancelha deve estar azul. com ferramenta escale diminua as bordas na direção vertical. com a ferramenta move abaixe um pouco a sombrancelha para ficar um pouco arredondada. desabilite o soft selection.
clique align e alinhe com a cabeça original.
para facilitar devemos desatachar os poligonos da sombrancelha dos poligonos dos cilios. clique em element e selecione as sombrancelhas. clique em detach e ok
os cilios estão selecionados. na aba de modificadores selecione mesh smooth e logo depois o hair and fur.
parametros:
hair count- quantidade de fios
hair segments- numero de segmentos dos fios
rand scale- set zero para os fios não entrarem no olho.
root thick- espessura da base do fio
tip thick- espessura da ponta do cabelo.
multi strand parameters
count- multiplica o numero de fios na mesma base.
root splay- afasta os fios multiplicados, na base
tip splay- zero para que os fios multiplicados se juntem na ponta
frizz parameters
zere tudo para os cilios ficarem lisos.
display- coloque percentage em 100 para visualiarmos o resultado na viewport.
ufa! agora vá em tools. clique stile hairs. canto esquerdo clique \"X\"
segure B clique e arraste para abrir a ferramenta de seleção.
clique e arraste os cabelos para ficarem bem horizontais
vá pa a vista \"Y\". aperte \'esc\' e clique na tela. os cabelos foram deselecionados. clique e arraste para selecionar os fios de um olho só. segure alt e abra aferramenta para deselecionar os fios da parte da baixo. deixe marcados somente os de cima.
agora é o pulo. na aba de ferramentas marque \'select bay hair ENDS\'; DRAG MODE; e CLUMP. clique ZOOM EXTENTS SELECT e clique e arraste da esquerda para a direita. os cabelos tomam a forma arredondada dos cilios vistos de cima.
vá agora pa a vista \'X\' e com a ferramenta ROTATE faça assim: esta ferramenta rotaciona os fios em torno de um centro que é onde o ponteiro do mouse está. então devemos visualizar um ponto de rotação para que os fios fiquem parecidos com o real.clique neste ponto e arraste o mouse para a direita.
seus cilios devem estar agora parecidos com este visto pela vista \'Y\'. devemos agora aparar o tamanho. segure \'b\' e abra uma ferramenta de seleção pequena. vá passando o circulo sobre os cabelos apertando \'C\'. o pedaço que estiver dentro do circulo será cortado.
devemos fazer tudo de novo para a parte de baixo, ou seja, os passos são selecionar os fios que se deseja mexer, abri-los (clump) pela vista \'z\' e rotacionar(rotate) pela vista \'x\', depois cortar. depois para o outro olho. com um pouco de pratica depois fica mais rápido.
só mais um passo: aplique o modificador skin wrap acima do meshsmooph e adicione a cabeça. aumente o faloff e quando o olho fechar o cabelo mexe junto.
desculpem se o tutorial ficou muito grande. se alguem quiser eu posso postar sobre as sombrancelhas depois.
abraços a todos.
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