Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
renatoconti   Londrina - PR - AC
Ozzykratos   Brasília - AC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Mauricio Jr.   Uberlandia-MG
Juttahir   São Paulo - SP
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Alef Rodrigues   Marília - SP - SP

Tutoriais - Utilidades

Grama com hair and fur

Estão sempre perguntando como fazer grama então fiz esse tut.
Primeiro tem que configurar o gamma se já não configurou.
Vai no customize>preferences>gamma and lut e configura igual a imagem.

Aqui estão os arquivos que usei no tutorial> http://www.easy-share.com/1909582337/tut_grama.zip
Faz um plane na view e tecla M pra configurar o material.
Pega o arch&design e bota o preset matte finish.
Clica na cor e bota a textura de grama. (Está no ZIP pra download)
Eu repeti 10 vezes em U e V pra ficar no tamanho certo.
Poe o material no plane.
Depois cria um teapot em cima do plane pra referência, uma câmera e o daylight. Dá OK quando aparecer a mensagem do daylight.
No daylight bota a mr sun e mr sky. Não precisa configurar mais nada.
Tecla 8 pra abrir o environment e configura igual a imagem.
Tecla F10, vai no indirect illumination e configura igual a imagem.
Seleciona o plane e poe o hair and fur pra fazer a grama.
Configura igual a imagem.
Copia o bitmap que botou no material do plane e poe no tip color e root color.
Clica na cor do tip color e root color e coloca um verde meio cinza.
Essa cor não deixa esbranquiçar a grama com o daylight.
Tecla 8, vai no effects, clica no hair and fur e muda para mr prim igual na imagem.
Tecla F9 pra renderizar.
Esse foi o meu resultado.
Pra terreno maior vendo distante não precisa criar grama em tudo e gastar muita memória.
De longe a grama não aparece, pode ser só textura. De perto poe o hair pra ficar realista.
E dá pra fazer vários tipos de grama mudando as configs do general parameters.
Primeiro aumenta o plane na vista top e abaixa um pouco a câmera pra ver distante.
Vai no material do plane, entra no bitmap da textura e muda o blur pra 0.1
Ai a textura fica mais nitida de longe.
Copia a textura da cor pro bump e coloca 1 no bump pra aparecer bem de longe.
Vai num slot novo e pega o gradient ramp, configura igual a imagem e arrasta pro density e cut length do hair.
A grama tem que diminuir no fundo e ficar igual perto da câmera.
Se não acontecer isso gira a textura no W angle do coordinates. Eu botei 90 para dar certo.
Tecla F9 pra renderizar e olha como não aparece que tem menos hair no fundo.
Economiza memória, tempo de render e fica da hora.
Dai pra terminar testei como fica se o terreno for ondulado.
Botei um noise em baixo do hair pra ondular o plane.
Renderiza pra ver.
O meu resultado foi esse ai.
Espero ter ajudado.

Aqui estão os arquivos que usei no tutorial> http://www.easy-share.com/1909582337/tut_grama.zip

Faça o login para poder comentar

rafaneto Comentou em 14/08/2010 15:27 Ver comentário
rafaneto Comentou em 14/08/2010 15:25 Ver comentário
Fla3DMadness Comentou em 12/08/2010 09:39 Ver comentário
rafaneto Comentou em 12/08/2010 01:26 Ver comentário
Raftti Design (Rafael) Comentou em 07/07/2010 12:03 Ver comentário
Aragon Max Comentou em 05/07/2010 02:50 Ver comentário
Fla3DMadness Comentou em 01/07/2010 15:24 Ver comentário
Libanio Comentou em 01/07/2010 14:55 Ver comentário
Juliano Kloss Comentou em 14/06/2010 22:20 Ver comentário
Rodrigo P S Comentou em 31/05/2010 15:48 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707820.

Total de membros registrados: 135394

Últimos membros registrados: gima47, fabughi.lisboa, helidy delello, pratadouglas, nathodcosta, binsonwilliam, kdsafbva, salesforcecertifications.

Usuário(s) on-line na última hora: 354, sendo 26 membro(s) e 328 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, rodolfosantos3d, Girleide, gima47, Carlos E. Nogueira, JRoger, Abilio, WinterPT, Tomas, fabughi.lisboa, Fabio Catelleno, Osvaldo Arquiteto, Hot, Frederico Wagner N. R., JMDesign, Vladis, Antonio Domingos, Victor Mendonça, Adalberto Rocha, Baldo, mastermax, Junior, gago, Andre Vieira, Fernando Cunha, SaavedraCG.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.