Eai pessoal, tudo bem?
Eu resolvi fazer este tutorial porque estou usando uma maquina lenta (como muitos) e, pensei em uma forma de economizar memória ram para renderizar as minhas cenas, uma forma de fazer isto, é renderizar cenas via linha de comando, sem que o 3dsmax esteja aberto. Para quem já usou o prompt do ms-dos é muito simples.
Vá no menu Iniciar/Executar, digite cmd e pressione Enter. A tela de prompt do ms-dos irá abrir.
Acesse a pasta raiz (root) do 3dsmax. Aqui ficou assim:
d:
cd d:\\01_programas\\3dsmax6
Em seguida execute:
3dsmaxcmd
Irá aparecer todos os comandos disponíveis para renderizar cenas.
Se executarmos:
3dsmaxcmd -x
Teremos diversos exemplos dos comandos que podemos combinar.
Não irei mostrar/explicar todos os comandos, irei dar apenas alguns exemplos que geralmente são usados pela maioria dos usuários.
1 - Prepare a sua cena, faça o setup de render, pode ser qualquer um, Scanline default, MentalRay, VRay, Brazil . Salve o arquivo.
2 - Acesse o diretório root do max e execute o comando a seguir, ajustando os caminhos (paths) conforme a sua instalação e arquivo salvo:
D:\\01_Programas\\3dsmax6>3dsmaxcmd -o=d:\\tuto_cmd_max\\teste.tga d:\\tuto_cmd_max\\box.max
O comando \"-o=d:\\tuto_cmd_max\\teste.tga\" serve para que seja salvo uma imagem (teste.tga) ao final do render. Se quisermos definir um tamanho para imagem, basta adicionarmos o comando -w=640 -h=480.
Ficaria assim:
D:\\01_Programas\\3dsmax6>3dsmaxcmd -o=d:\\tuto_cmd_max\\teste.tga -w=640 -h=480 d:\\tuto_cmd_max\\box.max
Se não adicionarmos tal comando, o max irá usar o tamanho da imagem definido nos parâmetros de render.
Agora para quem usa o VRay Render.
Muitos fazem apenas o calculo em uma resolução (320x240) e depois renderizam a cena em outra (640x480). Como fazer este processo automaticamente? Vamos aos passos:
1 - prepare a sua cena e o setup de render para o calculo como na imagem a seguir:
2 - Mude a resolução de saída para 320x240 e salve a cena como calculo.max
3 - Agora ajuste os parâmetros de render como segue abaixo.
Para criar um mapa limpo (sem nada), clique em \"reset irradiance map\" e depois em \"save to file\", dê o mesmo nome que foi usado no passo 1, clique em salvar. Mude para o modo \"From file\" e selecione o arquivo salvo recentemente. Mude a resolução para 640x480, salve o arquivo como \"render.max\" e feche o programa.
4 - Abra o bloco de notas e crie um seguinte texto, adaptando os caminhos (paths) conforme a sua instalação e arquivos salvos:
d:\\01_programas\\3dsmax6\\3dsmaxcmd.exe -o=d:\\tuto_cmd_max\\calculo.tga d:\\tuto_cmd_max\\calculo.max
d:\\01_programas\\3dsmax6\\3dsmaxcmd.exe -o=d:\\tuto_cmd_max\\render.tga d:\\tuto_cmd_max\\render.max
Salve como \"render.bat\".
Quando quiser começar o serviço, basta ir no menu Iniciar/Executar, selecionar o arquivo salvo e clicar em ok para renderização.
Obs.: Note que eu configurei para salvar uma imagem após o calculo, não é necessário, apenas se quiser um feedback com o tempo de calculo, mas para aparecer temos de habilitar o \"Frame stamp\" na aba \"system\" do VRay antes de salvar o arquivo.
Bom isto é o básico para usar o recurso de linha de comando, este assunto é mais abordado no \"3ds max reference\" que está dentro da pasta Help do 3dsmax. Para acessar o conteúdo basta selecionar a aba \"indice\", digitar a palavra \"command\" para encontrar o conteúdo.
Flw! T+!
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.
Total de membros registrados: 138517
Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.
Usuário(s) on-line na última hora:
1229, sendo 3 membro(s) e 1226 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Andrezão de Paula, waleednoor, Rodrigo.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .