Eu gosto muito desses softwares mais simples, porque te oferecem a oportunidade de aprender a base da modelagem. De início parecem complicados, mas logo você começa a ter noção da criação dos elementos, da edição, começa a se ambientar e vai criando o que precisa.
Geralmente quem domina a modelagem nestes programas, quando migra pra um 3d max vai render muito mais na utilização dos recursos que ele oferece.
Eu acho que no 3d Max também dá pra se conseguir conhecer a essência da modelagem no início, só que a interface mais complexa com muitos recursos faz a pessoa se dispersar. Então em vez de conhecer primeiro os vértices, arestas, faces, a pessoa já está nos meshsmooths, booleans e plugins.