Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kleber3d   Sao Paulo
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
magrelaman   São Paulo - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ

Portfólios Ver Mais

Marcos Fernandes 3d   João Pessoa-PB - PB
claudiosdr   Brasil - CE

Tutoriais - 3ds max avançado

Loft Scale

Neste tutorial eu vou ensinar uma técnica para animar um objeto se formando por um caminho. Para isso explicarei o comando Loft também, pois é com ele que fazemos isso.



Essa técnica permite a animação de uma letra se formando ou o caule de uma planta crescendo, por exemplo, qualquer objeto formado por Loft pode ser animado dessa forma.



Para iniciar crie uma letra no item Text do menu Creat>Shapes, como mostram as imagens ao lado.



Escolha uma fonte sem serifa, pois fontes serifadas geralmente causam problemas. Se a letra for composta por mais de um Shape como a letra A, O, D, R, B, etc, você deve transformar em Editable Spline e separar as Shapes da letra, aplicando a ténica em cada uma separadamente.



Você pode conhecer os recursos do Editable Spline no tutorial Edit Spline aqui no site www.tresd1.com.br.
Faça agora um retângulo pelo mesmo menu Creat>Shapes e mova-o para o canto inferior da letra E, como mostra a imagem ao lado.

Isso é feito facilmente habilitando o Snap Vertex e Midpoint, na barra de ícones superior do 3ds max.

Se não conhece este recurso, leia os tutoriais básicos sobre Interface aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br.
Selecione a Shape da letra e entre no painel Creat, selecione o item Compound Objects na lista que se encontra logo no início deste painel, o botão do Loft se encontra entre os comandos disponíveis. Você pode conhecer outros Compound Objects nos tutoriais Connect, Shape Merge e Scatter, aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br.

A posição do botão Loft muda conforme a versão do 3ds max, como mostram as imagens ao lado, a primeira exibe os botões a partir do Max 6, a segunda mostra os botões no Max 4 e 5, a terceira exibe os botões no Max 3.

Até o Max 2.5 o Loft tinha um item próprio na lista do painel Creat, ele não fazia parte do Compound Object, como mostra a última imagem ao lado.

O Loft é uma ferramenta muito antiga no 3ds Max, ela existe desde as primeiras versões do antigo 3D Studio, usado no sistema operacional DOS, antes de existir o Windows, ele é o precursor do 3ds max, nessa época o Loft era a ferramenta mais poderosa de modelagem.
Com o Loft aplicado no objeto, clique no botão Get Shape e selecione o retângulo na Viewport. Nós selecionamos o caminho e usamos o Get Shape no Loft, poderia ser feito ao contrário, selecionando o retângulo e usando o Get Path no Loft para aplicar a letra como caminho.
Acesse o menu Skin do Loft, como mostra a imagem ao lado. Neste menu você pode configurar os parâmetros para a criação da malha do Loft. Até o Max 2.5 não vinha habilitada a opção Skin, porque as vezes a malha do Loft pode ser muito pesada e deixar a máquina lenta, com o avanço dos computadores essa opção passou a vir habilitada desde o Max 3. Ela liga e desliga a malha na Viewport.

O Optimize Shapes remove segmentos da malha onde não serão necessários, normalmente é melhor habilitá-la, para evitar erros na malha durante a animação. O Optimize Path faz a mesma coisa, mas para o caminho. O Contour também é importante manter ativado neste caso, ele não deixa que as quinas fiquem com tamanho diferente. O Constante Cross-Section também deve ficar sempre habilitado, ele faz a Shape seguir a curvatura do caminho, impedindo que forme uma torção no objeto. O Linear Interpolation não faz diferença neste caso, mas pode fazer em letras redondas, onde deve ser desabilitado, para permitir que a interpolação da forma seja feita suavemente. Caso o objeto apareça do avesso, você deve habilitar o Flip Normals. A opção Quad Sides mantem escondidas as Edges diagonais dos polígonos da malha, você pode conhecer mais sobre Edges e modelagem no tutorial Edit Mesh Edge, aqui no site www.tresd1.com.br. O Transform Degrade desliga a malha quando efetuar transformações no objeto, é útil quando a malha estiver muito pesada.
Assim você tem o retângulo extrudido pela letra E, como mostra a imagem ao lado. Quando você aplica o Loft na forma em vez do caminho, para usar o Get Path em vez do Get Shape, normalmente o objeto será girado, você terá que rotacioná-lo. O Loft é um objeto independente que contém a linha em forma da letra \"E\" e o retângulo, portanto, você pode deletar o texto original, mas não é boa idéia, porque o texto e o retângulo estão conectados ao Loft, se você modificar o texto ou o retângulo, o Loft se modifica preservando animação e todas as configurações. Você pode trocar de fonte, editar o retângulo com Edit Spline e o texto também, mesmo assim o Loft vai preservar tudo.
Dependendo a forma que usar, pode acontecer defeitos de Smooth nas dobras, como mostra a primeira imagem ao lado.

Você pode resolver isso facilmente aplicando o Modify Smooth no objeto. Veja que não é o Mesh Smooth nem o Turbo Smooth, é apenas o Smooth, para controlar o sombreamento das faces, assim, as faces das dobras ficam normais novamente, como mostra a segunda imagem ao lado.

Você pode ler mais sobre modificadores nos Modifiers 1 e 2, aqui na seção tutoriais do site www.tresd1.com.br.
Agora vamos animar a escala do Loft para simular a formação da letra. Entre no painel Modify e acesse o menu Deformations, clique no botão Scale, tornando-o ativo, como mostra a imagem ao lado.
A janela do Scale mostra um gráfico, igual a muitos que existem pelo 3ds max, todos funcionam no mesmo padrão. Na parte superior você tem o cadiado, para travar as modificações nos dois eixos, ao lado você tem os botões dos eixos X, Y e XY. Em seguida tem os ícones para movimentar os pontos do gráfico. O botão com asterisco amarelo, ativado e mostrado em azul na imagem ao lado, é o ícone que cria novos pontos no gráfico, depois tem o lixo, para deletar o ponto selecionado, e tem o \"X\" preto, que reseta todo o gráfico para ficar com as configurações padrões. Clique no icone para criar pontos (Insert Corner Point) e crie dois no meio da linha vermelha do gráfico, como mostra a imagem ao lado.
Selecione um dos pontos do gráfico, qualquer um, veja a parte de baixo da janela, tem dois campos de coordenadas, o primeiro é X e o segundo é Y, assim, você pode entrar com valores precisos para posicionar os pontos no gráfico. Os outros ícones da parte inferior são para navegação no gráfico, tem o Pan, os recursos de alinhamento e de Zoom. Selecione os dois pontos mais a direita do gráfico, coloque o valor zero no segundo campo na parte inferior da janela, assim, os dois pontos são movidos para a posição zero, como mostra a imagem ao lado. Agora, selecione os dois pontos que estão no meio do gráfico, os que você criou, deixando apenas os das pontas sem selecionar, coloque o valor 30 no primeiro campo na parte de baixo da janela, assim, os dois pontos ficam alinhados, como mostra a imagem ao lado.
Você percebe na Viewport que o objeto está com uma parte cortada, porque este gráfico define o tamanho do retângulo no decorrer do caminho do Loft, ou seja, a letra E.



Se colocamos que depois de 30% o valor é zero, ele simplesmente não aparece depois deste limite, ainda com os dois pontos selecionados, modifique o valor do primeiro campo na parte de baixo da janela, coloque 60 por exemplo, o objeto é aumentado até este limite.



Você pode fazer alguns testes interessantes, modificando o alinhamento dos pontos e até criando mais pontos para deformar o retângulo como desejar, mas faça isso depois.



Agora, ainda com os dois pontos selecionados, coloque o valor zero no primeiro campo na parte de baixo da janela, como mostra a primeira imagem ao lado, assim, o Loft praticamente some, ficando apenas um pedacinho, como mostra a segunda imagem ao lado.


Você pode sumir com esse pedacinho também, mas vai dificultar um pouco na hora da animação, então, faça assim agora e ajuste ele depois.
Não precisa fechar a janela do Loft, basta clicar no botão Auto Key (Animate até o Max 4), em seguida, modifique para o quadro 100 da animação, ou para o quadro que desejar, dependendo do tempo que deseja na animação.



Na janela do Loft, ainda com os dois pontos selecionados, coloque o valor 100 no primeiro campo na parte de baixo da janela, como mostra a primeira imagem ao lado.



Agora toda a forma do Loft está aparecendo, mostrando a letra \"E\" completa. Pode desligar o Auto Key (Animate até o Max 4).



Clique em Play ou movimente a barra de frames abaixo das Viewports, para ver a letra se formando com a animação da escala do Loft, se a janela dele ainda estiver aberta, você vê o gráfico se movendo também.

Ao lado eu deixo o exemplo da animação deste tutorial em AVI com o codec Divx, muito comum em vídeos na internet, caso não tenha o codec instalado, o vídeo não aparecerá. Usando essa técnica da animação da escala do Loft você pode simular muitos efeitos, inclusive de escrita, se criar uma linha em forma de escrita manual e usar um retângulo bem fino como Shape. Veja que o Loft tem outros Deformations disponíveis, agora que já sabe usar o Scale, os outros são iguais, teste para ver o que eles fazem, você pode animar da mesma forma. Apenar o Fit não é igual aos demais, espero poder explicá-lo numa outra oportunidade.

Andre Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Adminin Comentou em 22/06/2011 19:16 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135224

Últimos membros registrados: saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1035, sendo 23 membro(s) e 1012 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Saone, Starter, Frederico Wagner N. R., pinart, Reinaldo Silva, Nuno, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Fabio Amorim, Eber.Silva, Jorge Henrique, Duda, Henrique Ribeiro, Flávio, Gauchu, Allen Anderson, Willmitnick, wdesign2006, saulo favero, mixel.amorim, Fernando Cunha, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.