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Olá pessoal, desde que o max 2011 saiu eu planejava fazer esse tutorial para mostrar uma das grandes vantagens no Slate Material do max 2011 que é a possibilidade de conectar parâmetros. Um exemplo prático apareceu nesse tópico sobre como misturar espelhos com pastilhas:
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=62689
O material foi todo montado no max 2009 com 3 mapas de tile que precisam todos possuir o mesmo numero. O problema surge assim que vc precisa alterar um parâmetro como a quantidade de pastilhas ou o tamanho do rejunte. Como são mapas com cores diferentes, não é possível usar instância, sendo necessário passar de mapa em mapa alterando todos os parâmetros. Essa tarefa ficou bem mais fácil no max 2011 como vamos ver a seguir, começamos com o arquivo do max 2009 que pode ser baixado abaixo e ao abrir no max 2011 vemos a primeira imagem:
1 - Abrindo o slate material editor, vemos como o material está estruturado.
2 - Começamos buscando o parâmetro que queremos controlar, começamos pelo horizontal count do tile. Basta puxar a bolinha que tem ao lado do parâmetro e soltar em um espaço vazio do slate, vão aparecer as opções disponíveis. Escolhemos bezier float e aparecerá o controlador conectado ao parâmetro
3 - Agora podemos conectar esse mesmo controlador em diversos outros parâmetros, aqui conectarei ao vertical count pois estou utilizando pastilhas quadradas, se forem retângulares precisaríamos de outro controlador para o vertical. Para conectar, basta puxar a bolinha da direita do bezier float para o vertical count e assim conectamos os dois parâmetros ao mesmo controlador. Caso o parâmetro que queremos conectar esteja escondido, basta passar o mouse em cima do mapa que aparecerão as opções para conectar, é apenas uma questão de um pouco de prática.
4 - Pra facilitar a organização, podemos clicar com o botão direito nos mapas e escolher a opção \"hide unused node slots\".
5 - Agora é só sair conectando este bezier controller em todos os outros vertical e horizontal count dos mapas de tile utilizados nesse material.
6 - Se quiser ter um controle global para o tamanho do rejunte, basta repetir a etapa 2 para o vertical gap, criando um novo controlador e em seguida conectando esse controlador em todos os vertical e horizontal gap. Nessa última imagem também adicionei um noise ao bump das pastilhas.
BONUS!
Conclusão: dessa forma podemos ter diversos mapas diferentes que compartilham parâmetros iguais, imaginem expandirmos esse material para um multi/sub-object com pastilhas de diferentes cores, usando estes recursos do slate podemos controlar a quantidade de pastilhas e o tamanho do rejunte de todos os mapas diferentes de uma vez só.
Creio que seja o primeiro tutorial do max 2011.
Segue o arquivo no max 2011 com a cena configurada para o vray e também com uma versão para o mental ray. Na cena final também concetei o mapa de tile do bump ao reflection, para não termos reflexo nos rejuntes.
http://hotfile.com/dl/40271079/866abe4/tutorial_slate_max2011.zip.html
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