GI ou Global Illumination é a reprodução de uma propriedade muito importante da luz na vida real, que reflete o raio de luz no mesmo espectro de cor da superfície na qual ela incidiu.
É justamente devido a essa propriedade da luz que vemos o mundo colorido, pois quando a luz incide em algum objeto azul, ela reflete no aspectro azul e vemos o objeto azul, o mesmo acontece com as demais cores.
Em computação gráfica 3D a luz morre quando atinge um objeto, ou seja, não reflete no espectro de cor da superficie na qual ela incidiu, ajudando a iluminar o ambiente.
Quem faz isso é o algoritimo de GI, pois ele vai calcular os reflexos da luz depois que atingir os objetos e refletirá na mesma cor do objeto, chegando a tingir os objetos próximos com esta cor.
No 3ds max é possível criar este efeito de duas formas, utilizando apenas o Final Gather do Mental Ray e adcionando a quantidade de reflexos no Diffuse Bounces, indicado para cenas externas.
Também pode criar o efeito habilitando as propriedades de GI e configurando os Fhotons, indicado para cenas internas.
Os dois recursos são acessados pela ficha Global Illumination na janela Render Setup, que se abre teclando F10.