Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
GARGAMEL   Maceio - AL
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

Mauricio-5p3ctr0   Recife PE - AC
Heltonciriaco   Natal/RN - RN
Marcos Fernandes 3d   João Pessoa-PB - PB
Nynna 72   São Paulo - AC

Lançamento oficial do Max 2019

Novamente a Autodesk lançou do 3ds max com uma mísera postagem no Blog, não tiveram a capacidade de publicar um simples vídeo como faziam antigamente e apesar do suporte para OSL ser muito bom, é a única novidade relevante.


A Autodesk publicou uma mensagem no Blog do site Area lançando o 3ds max 2019 oficialmente após terem publicado o Help antecipadamente, infelizmente a postagem tem apenas 3 imagens e nenhum vídeo para mostrar para os nossos leitores, como está se tornando comum nos pífios lançamentos do Max.

A única novidade relevante desta versão é o suporte robusto para OSL (Open Shading Language), que não aceita apenas ler arquivos OSL como já era possível há bastante tempo no V-Ray, mas permite compor Shaders OSL a partir de diversos Nodes, desde Nodes para operações matemáticas até Nodes de Noises e Checker, além de também criar Shaders OSL através de códigos no MaxScript e editar o código no Material Editor.

Esta realmente é uma ótima adição ao programa e será útil para os usuários de todos os renderizadores, seria muito mais expressiva anos atrás quando a maioria dos programas receberam suporte para OSL, mas o Max é sempre o último, porém, o ponto importante é que essa novidade não vale o preço absurdo do aluguel do Max, pois antes de obrigarem os usuários a aderirem ao sistema injusto de Subscription a pessoa poderia atualizar o programa a cada 2 ou 3 anos quando as melhorias e novidades valessem o investimento, mas agora os usuários são obrigados a pagar um aluguel caríssimo para usar o programa e não podem mais atualizar apenas quando for viável para eles, fazendo duplicar e as vezes quase triplicar os custos com o Software.

Isso não seria um grande problema se as novidades de cada versão fossem excelentes a ponto de fazer os antigos usuários com licenças perpétuas sentirem vontade de atualizar o programa ou o preço ser reduzido para 30% do atual, pois com este nível de melhorias que apresentam o sistema do Subscription não é somente abusivo, é desonesto e só vale a pena para grandes empresas que atualizavam o programa todos os anos sem se importarem com as novidades, para os artistas individuais e pequenos estúdios é muito melhor migrar para os Softs 3D de outras empreasas que fazem a mesma coisa, as vezes até mais, por muito menos e não sacaneiam os usuários com assinatura mensal, como é o caso do Houdini da SideFX, o melhor programa 3D do mundo na atualidade e que oferece licença perpétua como era antigamente com o 3ds max.

As demais novidades do 3ds max 2019 são apenas as que apareceram no Help e foram citadas na notícia de ontem, um mapa procedural de madeira que descrevem como uma grande melhoria mas não é e o sistema de Boolean para Splines, que apesar de não ser tão simples como o Boolean disponível no Editable Spline desde a primeira versão do programa, permitindo criar operações booleanas paramétricas com Fillet e Chamfer dinâmicos, além de Capping plano ou esférico no Renderable Spline, não é nada extraordinário como seria a adição do Aero no Max Fluids (Bifrost) para poder simular fumaça e gases igual é possível no Bifrost do Maya.

Para quem usa o programa pirata não tem a menor importância e acho que faz bem quem pirateia de uma empresa que não respeita os seus usuários, mas para quem precisa do Soft original e é obrigado a pagar caro para usar o programa sem a opção de atualizar quando achar melhor, se sente trapaceado, enganado e extorquido quando vê apenas uma boa novidade e que chegou atrasada porque precisam guardar alguma coisa para ter o que lançar nos Updates durante o ano.

É a mesma coisa que você alugar um carro e a empresa te fornecer apenas os bancos e as rodas, depois de 3 meses eles te fornecem o motor, após mais 3 meses te fornecem a parte elétrica e apenas quando está chegando no final do contrato que eles completam o carro para você poder usar da forma que deveria desde o primeiro dia.

Eu não sou palhaço para dar dinheiro para embusteiros e incapazes, portanto, não vou mais investir no 3ds max e pretendo adotar outro programa 3D, provavelmente o Cinema4D.

Parece que muitas pessoas estão tomando esta mesma decisão, pois até a Evermotion começou a lançar as bibliotecas Archmodels para o Blender e devem expandir para outros programas, provando que muitos profissionais de maquete estão adotando outros Softwares e abandonando o 3ds max.

Se você ou a sua empresa paga o Subscription eu sugiro que faça a mesma coisa, não é difícil migrar de programa 3D, pois todos seguem os mesmos princípios, possuem as mesmas ferramentas e técnicas, apenas a forma de pensar que é diferente e após um curto período de adaptação nem perceberá que trocou de programa.

É triste ver as pessoas abandonando um programa que investiram e se dedicaram por duas décadas e tem apenas duas explicações para isso, ou o Max está sendo gerido por sabotadores despreparados para a função ou está acontecendo com o 3ds max a mesma coisa que aconteceu com o Mental Ray, pois percebram que anunciar a descontinuação de um programa famoso gera protestos e arranha a imagem da empresa, portanto, eles simplesmente sabotam o programa propositalmente fazendo-o perder usuários até o ponto que poderão anunciar a descontinuação sem causar grandes manifestações.

Seja qual for a opção verdadeira, para os usuários resta apenas a migração para outros programas ou continuar sendo feitos de idiota pela Autodesk.

Também acho importante citar o nome dos energúmenos que estão gerindo o 3ds max desta forma desastrosa e imbecil para as pessoas saberem quem são os responsáveis em vez de apenas falar o nome da Autodesk como um todo, pois quando o 3ds max tinha uma equipe decente era bem diferente.

Os dois principais inúteis e desqualificados que estão comandando o 3ds max atualmente são o Neil Hazzard como engenheiro principal, que não deve conseguir nem fazer a letra O com um copo, e o Laurent Gibert como gerente de produtos, que ocupou o lugar do Ken Pimentel e está provando que não possui nem 1% da capacidade dele.

São estes dois que devem ser cobrados e diminuídos a sua insignificância pelos usuários preocupados com o futuro do 3ds max.

Essa é a minha opinião pessoal e meus sinceros sentimentos em relação a Autodesk e a equipe atual do 3ds max, que usei durante 20 anos e não vou usar mais.

Se você também sente o mesmo, abaixo seguem os links para programas 3D de empresas honestas, decentes e com equipes qualificadas que se preocupam em levar sempre o melhor e as novidades mais recentes para os usuários dos seus Softwares.

Houdini

Cinema4D

Blender

MODO

Se ainda tiver interesse de ver a postagem sobre o lançamento do 3ds max 2019, clique aqui.

André Vieira
   3ds max
Adminin   Campinas - AC

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 14:11 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 13:58 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 13:25 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 13:05 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 12:53 Ver comentário
Luiz Comentou em 22/03/2018 11:00 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 21/03/2018 22:26 Ver comentário
Alexmen Comentou em 21/03/2018 15:17 Ver comentário
Allan Comentou em 21/03/2018 09:43 Ver comentário
Marco Rocha Comentou em 21/03/2018 09:15 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135163

Últimos membros registrados: jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23.

Usuário(s) on-line na última hora: 747, sendo 21 membro(s) e 726 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Vladis, Daniel Monteiro, jvmferreira, Reinaldo Silva, JMDesign, Le_Andro, Sergio1987, THIAGO BARCELLOS, magster, Adalberto Rocha, Abilio, TadeuB79, Juarez, Victor Mendonça, emersonforentin, Pedro Juliato, Thiago Couto, João Von Rondow, Eng Damasceno, Roberto Movanni, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.