A Unity comprou o SpeedTree

A Unity Technologies, desenvolvedora do Unity Engine, anunciou que comprou o SpeedTree e vai integrá-lo no Unity, portanto, acabou o melhor e mais famoso Soft para produção de vegetações para Real-Time, arquitetura e VFX.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 23/07/2021 07:00

A Unity Technologies, desenvolvedora do Unity Engine, anunciou que comprou o SpeedTree e vai integrá-lo no Unity, portanto, acabou o melhor e mais famoso Soft para produção de vegetações para Real-Time, arquitetura e VFX.
Tem nada não. Com o andar da carroagem, daqui a pouco a Epic compra a Unity também. kkkkkkkk
Brincadeiras a parte, realmente é uma facada no peito da Epic mas acredito que com o time de desenvolvimento, o poder financeiro da Epic e a comunidade ativa que a Unreal tem, breve estaremos vendo uma solução como o SpeedTree dentro da Unreal. Até porque, se não o fizerem, irão pagar caro em royalties pra manter o Speedtree dentro da Unreal. Se é que isso será possível.

Eu tenho contato com o pessoal da SpeedTree de longa data. Pelo que me disseram, o software continuará sendo agnóstico. Ninguém quer investir em tecnologia que só funciona em uma plataforma hoje em dia. Basta ver como o Furioos (adquirido pela Unity) continua sendo agnóstico. E como as coisas da Quixel (adquirida pela Epic) também continuam sendo agnósticas.

O que com certeza não veremos será integrações mais avançadas com o Unreal. Como um modelador de SpeedTree dentro do próprio editor, por exemplo. Mas o que existe de integração atualmente não é nada avançado. O SpeedTree Modeler for Unreal é literalmente o SpeedTree for Games com limitações (exporta apenas para Unreal). E o código relacionado aos assets do SpeedTree embutidos no Unreal é bem limitado. Basicamente templates de materiais e alguns nós customizados de shaders para animação de vento e render de billboards. Nada que não possa ser feito via plugin externo para Unreal...

Eu acho (ênfase no acho) que  não é financeiramente interessante pra Unity
trancar a ferramenta dentro do seu sistema. Eles realmente não tem 0.01% do
capital da Epic, e não vão dispensar o dinheiro vindo de Hollywood e da indústria
de games e Archviz.

What’s next

Current SpeedTree customers can expect the same level of quality and support that they currently enjoy. Like many Unity products, including Vivox and Multiplay, SpeedTree’s tools and expansive library of ready-to-use content is engine-agnostic to ensure that they continue to reach creators in any development environment. 
 
For now, nothing will change for SpeedTree or Unity customers. Long-term benefits will include deeper integration into the Unity ecosystem and better workflows between products. 
 
We’ve already started this process with our upcoming 2021.2 release, where SpeedTree-generated assets work seamlessly with our Scriptable Render Pipelines and Terrain system. This acquisition bolsters Unity’s artist authoring workflow and environment-creation capabilities for Unity creators across verticals. 
Deus ouça vocês. Será péssimo pra todos se a Unity limitar o SpeedTree somente no seu ecossistema.
Oi Mineirinho, tudo bem?

Eu não duvido muito não, pois basta olhar a fachada onde fica a sede da Unity e o Shopping que a Epic comprou para ser a sua nova sede para ter uma idéia da diferença de poder financeiro entre as duas empresas.
Mas felizmente a Epic não tem o péssimo hábito de comprar concorrentes para fechar igual faz a Autodesk, tudo que compraram até agora eles melhoraram e na maioria dos casos, ainda ofereceram de graça para os usuários.

Felizmente o Speedtree vai continuar vivo como postou o Rabello e como divulguei no dia seguinte desta notícia, está neste link: https://3d1.com.br/noticia/72612

Mas tomara que a Epic tenha sentido o movimento do Unity e passem a procurar algum programa de vegetação para integrar no Unreal num futuro próximo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Rabello, tudo bem?

Eu agradeço muito por você vir aqui informar prontamente que o próprio pessoal do Speedtree confirmou que o programa continuará disponível para os outros Softs 3D e Engines.

No dia seguinte eu postei a notícia com a nota das empresas avisando que o Speedtree vai continuar normalmente, o link está aqui: https://3d1.com.br/noticia/72612

Acredito que se eles forem seguir esta linha de manter o programa acessível para todos os Softs, vão investir na melhor integração com o Unreal também, apesar que a integração será muito maior com o próprio Unity.

Na minha humilde opinião foi uma jogada de mestre do Unity, pois ter um Soft igual o Speedtree integrado no Engine será sensacional, mas como eu uso o Unreal, gostaria muito de ver algo similar nele também.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Bruno, tudo bem?

Agradeço muito por você também postar a nota que lançaram afirmando que o Speedtree vai continuar disponível para todos os Softs e Engines.
Quando postei a notícia eles ainda não tinham informado melhor, havia apenas a nota falando que pretendiam integrar o Speedtree no Unity.

No dia seguinte postei a notícia com a nota das empresas avisando que o Speedtree continuará vivo, está neste link: https://3d1.com.br/noticia/72612

Realmente não seria inteligente fechar um programa tão genérico como o Speedtree no ecosistema do Unity, pois creio que a receita vinda dos outros Softs é muito maior.

Eu só gostaria de ver algo parecido no Unreal, que é o Engine que adotei, porque ter um Soft do nível do Speedtree integrado no Unity será maravilhoso para os usuários.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707498.

Total de membros registrados: 135155

Últimos membros registrados: ksanzvra, gigathccarts, Deidara026, tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny.

Usuário(s) on-line na última hora: 673, sendo 1 membro(s) e 672 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: ksanzvra.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.