A Unity Technologies, desenvolvedora do Unity Engine, anunciou que comprou o SpeedTree e vai integrá-lo no Unity, portanto, acabou o melhor e mais famoso Soft para produção de vegetações para Real-Time, arquitetura e VFX.
O revide da Unity Technologies as últimas compras da Epic Games, como ArtStation e Sketchfab, foi forte e certeiro, pois simplesmente compraram o melhor e mais famoso programa para produção de vegetações para Real-Time, arquitetura e VFX.
O SpeedTree foi usado em Star Wars, por exemplo, é o Soft mais empregado na criação de vegetações em Games, exporta diretamente para o Unreal com perfeição, inclusive, o Unreal já vem com a integração do SpeedTree instalada por padrão, tem Nodes exclusivos para ele, como o Node para controlar o vento nas folhas, na verdade existe até uma versão própria do SpeedTree para o Unreal ou pelo menos existia.
Este era um programa que enriqueceria muito o ecosistema do Unreal, que permite fazer tudo, até humanos realistas, mas não oferece recursos para criar vegetações e possui poucas vegetações na Megascans.
A Unity não é a Epic e não conta nem de longe com os recursos deles, portanto, não pode se dar ao luxo de oferecer as coisas de graça, mas infelizmente eles não vão manter o programa independente, divulgaram que pretendem incorporar o SpeedTree completamente no ecosistema do Unity, portanto, o programa não estará mais disponível para os demais Engines e Softs 3D.