Andre, boa noite,
Obrigado por ter percebido e gostado do direcionamento, mas lamento o fato de que a documentação do Substance Painter não esteja atualizada. Mas por quê? Andre, esta é uma outra coisa que não sei explicar, mas os tutoriais antigos, como já te disse e recomendei, não interferem no entendimento e acompanhamento da mais recente versão do SP 2018.1. No entanto, uma manual ou documentação (Documentation) não atualizada faz uma falta incrível, Andre. As novidades, não estão explicitamente descrita. Aliás, não gosto muito desta documentação; ele poderia ser muito melhor. Considero um ponto fraco do suporte online da Allegorithmic. Pelo alto nível do programa e sua grande qualidade e aceitação no mercado consumidor dos artistas, merecia algo muito melhor. Sei que você conhece a Documentation do SD; de olho é o mesmo estilo do SP, só não sei se apresenta o mesmo traço deficitário.
Vamos lá, Andre, hahahahahaha.
Você fez uma pergunta que eu evitei tocar ou externar, embora tenha colocado os respectivos links, diretos para Documentation referente aos Generator e Smart Mask. Seu questionamento é correto e tem muita fundamentação, viu? Sabe por quê? Antes, porém, quero repetir que não sou um Master Substance Painter, longe disso - por enquanto. Mas há uma informação muito legal que você vai gostar bastante.
Em uma versão anterior, não sei qual delas, sabia que tudo era junto e misturado? Veio, então, uma versão que separou tudo e a galera ficou doida perguntando... "Onde estão os generators?" Em dado momento de suas atualizações, a Allegorithmic separou eles e passou a existir duas categorias: a) Generator; b) Smart Mask. Eu me juntei a turba e fiquei catando, querendo saber onde estava o que era antes.
Vou mais.
Alguns Generators passaram, Andre, a ser Smart Mask, sabia? Por exemplo, o "MG Mask Builder" continuou a ser um Generator; já outros, se definiram com Smart Masks - outros sumiram. Observe que antes existiam 19 Generators; hoje, somente 11. Quanto aos Smart Masks, hoje há 49 deles.
Ambos usam o Baking gerado. Ambos fazem mascaramento e, se não estiver errado, possuem o mesmo painel de modulação ou ajustes. Qual a diferença, Andre?
Generatos:
Generators are substances that generate a mask or a material based on the mesh topology using the additional maps setup in the TextureSet Settings. Each generator has a set of parameters allowing you to fine-tune the resulting mask.
Smart Masks:
Because Smart Masks are presets of effects, they can therefor only be added to effect stacks (for mask specifically).
No entanto, a diferença é clara entre Material e Smart Material, concorda?
Embora eu tenha concordado com a separação e distinção entre Generator e Smart Mask, acho que teremos que conversar e dabater mais a respeito.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione