Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
An3dre   Araras / SP - SP
Ricardo 3D   Brasil - BA
jimmyribas   curitiba pr
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Renato   tucurui
Rafaelbn   Recife - PE
victorrocha   Pernambuco
axis   bataguassu - MS

Tutorial do Substance Painter 2018.1

A Allegorithmic publicou uma série de vídeo tutoriais sobre o Substance Painter 2018.1, onde o autor explica como texturizar um lampião enquanto ensina as modificações na interface para acessar e utilizar os principais recursos.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 16/03/2018 08:04

Andre, boa noite,

Obrigado por ter percebido e gostado do direcionamento, mas lamento o fato de que a documentação do Substance Painter não esteja atualizada. Mas por quê? Andre, esta é uma outra coisa que não sei explicar, mas os tutoriais antigos, como já te disse e recomendei, não interferem no entendimento e acompanhamento da mais recente versão do SP 2018.1. No entanto, uma manual ou documentação (Documentation) não atualizada faz uma falta incrível, Andre. As novidades, não estão explicitamente descrita. Aliás, não gosto muito desta documentação; ele poderia ser muito melhor. Considero um ponto fraco do suporte online da Allegorithmic. Pelo alto nível do programa e sua grande qualidade e aceitação no mercado consumidor dos artistas, merecia algo muito melhor. Sei que você conhece a Documentation do SD; de olho é o mesmo estilo do SP, só não sei se apresenta o mesmo traço deficitário.

Vamos lá, Andre, hahahahahaha.

Você fez uma pergunta que eu evitei tocar ou externar, embora tenha colocado os respectivos links, diretos para Documentation referente aos Generator e Smart Mask. Seu questionamento é correto e tem muita fundamentação, viu? Sabe por quê? Antes, porém, quero repetir que não sou um Master Substance Painter, longe disso - por enquanto. Mas há uma informação muito legal que você vai gostar bastante.

Em uma versão anterior, não sei qual delas, sabia que tudo era junto e misturado? Veio, então, uma versão que separou tudo e a galera ficou doida perguntando... "Onde estão os generators?" Em dado momento de suas atualizações, a Allegorithmic separou eles e passou a existir duas categorias: a) Generator; b) Smart Mask. Eu me juntei a turba e fiquei catando, querendo saber onde estava o que era antes.

Vou mais.

Alguns Generators passaram, Andre, a ser Smart Mask, sabia? Por exemplo, o "MG Mask Builder" continuou a ser um Generator; já outros, se definiram com Smart Masks - outros sumiram. Observe que antes existiam 19 Generators; hoje, somente 11. Quanto aos Smart Masks, hoje há 49 deles.

Ambos usam o Baking gerado. Ambos fazem mascaramento e, se não estiver errado, possuem o mesmo painel de modulação ou ajustes. Qual a diferença, Andre?

Generatos:
Generators are substances that generate a mask or a material based on the mesh topology using the additional maps setup in the TextureSet Settings. Each generator has a set of parameters allowing you to fine-tune the resulting mask.

Smart Masks:
Because Smart Masks are presets of effects, they can therefor only be added to effect stacks (for mask specifically).

No entanto, a diferença é clara entre Material e Smart Material, concorda?

Embora eu tenha concordado com a separação e distinção entre Generator e Smart Mask, acho que teremos que conversar e dabater mais a respeito.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre e demais colegas, boa tarde,

Este conjunto de vídeos tutoriais de lançamento do Substance Painter 2018.1, publicado aqui no 3D1 como Tutorial do Substance Painter 2018.1, todo lecionado pelo Wes McDermott da Allegorithmic, termina com vídeo final 12 - Rendering a portfolio image and exporting maps.

Digamos que a parte final é a mais tranquila e sem maiores problemas, mesmo se reportando todo à renderização com o iRay que é nativo do SP.

A prova de que o Wes McDermott é um artista sensibilíssimo e grande usuário do SP, se nota no que ele consegue extrair de bom de um renderizador que não é aquela Brastemp. No entanto, vejam o resultado lindo que ele alcançou!

O painel Iray Settings do SP é bastante simples ao entendimento. Não acredito, por isso, que vá trazer maiores dúvidas aos usuários do SP que desejam fazer uso deste renderizador.

O produto final da arte do artista Wes McDermott está no render final do lampião que ele modelou, acho que no Maya e exportando para o SP. Alguma partes deste tutorial em 12 vídeos podem parecer um pouco complicadas, mas é somente impressão. Embora seja um tutorial bastante abrangente, ele peca no que diz respeito a não atualização do manual online que venho falando sempre, o Documentation. Ele deveria merecer, imperativamente, uma nova versão atualizada, para tirar mais dúvidas sobre inúmeros pontos. Hoje em dia não há motivo, razões para você não fazer isso com os recursos que temos em mãos. Mas como aprendizado, estes 12 tutoriais são de ótimo nível.

Para firmar mais ainda o que disse para o Andre que podemos estudar, sem prejuízo algum, os tutoriais antigos, vou linkar um exemplo para você ver como é possível o que afirmo. O instrutur é o mesmo Wes McDermott e o tutorial é o Substance Painter Tutorial – Fundamentals 12: Generators and Filters. Ele é um tutorial de uma versão anterior, antiga, mas veja como é de excelente nível, possuir contemoraneidade e traz excelentes conhecimentos. Resumindo: PODEM ESTUDAR, SEM MAIORES PROBLEMAS, OS TUTORIAIS ANTERIORES À VERSÃO 20181.

Andre, separei na imagem os ajustes de "Min Samples", "Max Samples" e "Max Time", para você arrematar mais uma vez para fixar melhor, por favor.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre Vieira:
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu só tinha visto a sua primeira postagem no final da página 1 e depois vi que você postou todos os links corrigidos e praticamente fez um Review do tutorial, obrigado sinceramente.

Já corrigi os links dos vídeos e agora estão todos aparecendo, parece que eles repostaram os vídeos e mudou o link de todos, por isso que sumiram.

Legal saber sobre estas possibilidades que comentou das ferramentas Projection e Clone, o Projection é aquele mesmo recurso que serve para mesclar todas as texturas em apenas uma né?

Sobre o Anchor Point não posso dizer nada porque nunca testei, estou estudando o SPainter aos poucos conforme sobra um tempinho, mas estou adorando.

Aproveitando o seu comentário sobre máscaras, eu sei o que é um Mask Generator e para que serve, mas não sei o que é o Smart Mask, você pode dar um breve exemplo só para esclarecer?

Agradeço pelo link do tutorial sobre seleções, eu fiz apenas alguns testes seguindo aquelas dicas que me passou em outro tópico, mas ainda não testei na interface nova.

Esse final de semana eu pretendo assistir estes vídeos e vou acompanhar o tutorial sobre seleções.

Agora, sobre o efeito de Gradient que comentou na última mensagem, se eu entendi bem ele funciona como uma máscara procedural que você pode posicionar onde desejar, é isso?

Se for, então são as máscara 3D que foram criadas no Substance Designer e adicionadas como novos Nodes na versão 2018.1, dai exportaram em SBSAR para usar também no Substance Painter e estão listados como novidades do SP 2018.1, portanto, você está corretíssimo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Você está corretíssimo, sim!, quando disse...

"Agora, sobre o efeito de Gradient que comentou na última mensagem, se eu entendi bem ele funciona como uma máscara procedural que você pode posicionar onde desejar, é isso?

Se for, então são as máscara 3D que foram criadas no Substance Designer e adicionadas como novos Nodes na versão 2018.1, dai exportaram em SBSAR para usar também no Substance Painter e estão listados como novidades do SP 2018.1, portanto, você está corretíssimo."

É exatamente isso, sem tirar nem pôr. Parabéns!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, bom dia. Como você cutucou, eu não encontrei outra saída que não fosse matar o pau e mostrar a cobra. Nas duas imagens que estou postando, você vai ver que quando houve a separação entre Generator e Smart Mask, gerou um fuzuê da p#@!a, kkkkk. Para isso, separei alguns comentários do Fórum da Allegorithmic que mostrar a confusão geral. Mas foi por aí que me esclareci a respeito desta importante e corretíssima alteração. Veja, você mesmo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre e demais colegas, bom dia,

Esta questão entre Generator e Smart Maks vem de longe, pois antes só existia Generators (tudo junto e mix). Para tanto, estou anexando duas imagens: 1) Um trecho do "EXCELENTE" e "ALTAMENTE RECOMENDÁVEL" tutorial dO Substance Painter 2.2 New Features Overview; 2) A parte do Documentation  (Manual do Substance Painter), onde você pode ver a linha de evolução de todas as versões ou lançamentos do SP em Release Notes e  Old versions. A Allegorithmic criou esta separação entre ambos, se não estive errado, a partir da Version 2.3, pois até a versão anterior, a Version 2.2, só exisita Generator. Atualmente, na versão mais atualizada, a Version 2018.1, já  se encontra estabelecida esta distinação com painéis específicos e próprios para cada um, Generator e Smart Mask no Shelf do Substance Painter.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Valeu Marcelo e André, pelos comentários e esclarecimentos vai ajudar bastante!
Oi Marcelo, tudo bem?

Obrigado mesmo pelo Review que fez do tutorial, pois creio que pode ajudar a direcionar os usuários que estão estudando o SP como eu e o João.

É uma pena saber que a documentação do SP ainda não foi atualizada, pois eu costumo consultar o Help oficial dos programas que estou estudando, espero que eles atualizem logo, já vai fazer 1 mês que lançaram o SP 2018.

O legal da Allegorithmic são os vídeo tutoriais que eles postam no Youtube, quando eu iniciei os estudos do SD assisti todos os vídeos deles e dai quase não precisei acessar a documentação on-line.

Sobre a diferença entre Generators e Smart Masks, agradeço muito pela explicação e se entendi bem a principal diferença é que os Genereators também podem criar materiais além de máscaras, enquanto que os Smart Masks só criam máscaras.

Gostei muito dos comentários que postou quando fizeram a mudança, parece que antes tinha um monte separados e dai adicionaram o Mask Editor que faz tudo que vários outros faziam, por isso que removeram, estou certo?

Sobre o Wes McDermott, realmente todos os tutoriais dele são incríveis e muito bem explicados, esse é um grande diferencial da Allegorithmic, mas também acho que por isso não dão tanta atenção para o Help on-line, já que hoje o pessoal prefere mais vídeos do que textos.

Eu acho que com o Iray do SP já dá para obter ótimas imagens dos modelos sem nem precisar levar para o Keyshot ou Marmoset, o Iray não é tão veloz igual os outros renderizadores por GPU, mas é um ótimo render, é o filho do Mental Ray.

Sobre os Samples, o Min Samples é o número mínimo de amostras que o Render vai pegar por Pixel.

O Max Samples é o número máximo de amostras e influi mais na qualidade final da renderização, pois áreas complexas para renderizar exigem mais amostras, também eleva o tempo de render quanto maior o valor.

Já o Max Time é o tempo máximo que o Iray terá para suavizar a imagem, se deixar com pouco tempo ficará granulado e sempre que aumentar o Max Samples também precisa aumentar o Max Time para o render ter tempo de calcular mais Samples.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Fale com o colega vanderabelo, se ele tem condições de verificar como estão os arquivos que citei naquela correção do ERRO, pois acho que pode resolver, também. Só dar uma checada como estão os parâmetros ou valores lá, bem como se estão completos.

Link:

Substance Painter - ERRO & SOLUÇÃO...
http://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/98062

Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Digo isso porque já me foi indicado, também, coisa semelhante com a placa de vídeo.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu vi as dicas que você postou sobre o problema de configuração na instalação do SP e comentei, até lembrei do Vander na hora, mas não me toquei de enviar o link para ele, vou fazer isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710568.

Total de membros registrados: 138008

Últimos membros registrados: Jonathashk, hehetheh, dustongel, lipozemaustralia0, Wddeoweis, quicklyfitness, GlucovatePrisGjennomga, Genyu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 535, sendo 13 membro(s) e 522 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Gabriel.C, Lucas Reis, Rodrigosouza3D, Renatto, Eduardo Ramos, hehetheh, billypaul, Pedro Juliato, Jonathashk, DiogodaRosa, Augusto Peixoto, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.