Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
bruno nazion   Piripiri-PI
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

Andrencr   Rio de Janeiro - AC
RENATO RAP   INDAIATUBA - SP
Kadaks   Mirassol-SP - SP
Thomdubra   Vila Velha ES - ES

A verdade sobre o OSL do Max 2019

Apesar de ter sido pessimamente divulgado apenas como suporte para OSL pelo incapaz do Neil Hazzard, na verdade é um excelente editor visual de Shaders através de Nodes que abre uma porta gigantesca de possibilidades para os usuários.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 22/03/2018 08:49

Apesar de ter sido pessimamente divulgado apenas como suporte para OSL pelo incapaz do Neil Hazzard, na verdade é um excelente editor visual de Shaders através de Nodes que abre uma porta gigantesca de possibilidades para os usuários.
Entendo sua revolta com a Autodesk e algumas pessoas de lá de dentro, porém acho anti ético ficar metralhando a empresa por conta de produtos lançados ou não lançados, divulgados ou não divulgados, eles devem ter o motivos deles, assim como quando você acorda você deve ter o seus motivos para tomar café com leite ou sem leite, com açucar ou sem açucar. Se eles não dão tanta atenção a uma função ou outra do programa, como mapas procedurais como você citou, deve ser por que eles sabem que no mercado já tem inúmeros programas ou plugins que fazem o mesmo e que quase todos os usuários do 3ds max já utilizam esses programas, assim como você tem suas particularidades, eu tenho as minhas e acho desnecessários a Autodesk se aprofundar tanto em coisas como esses mapas procedurais sendo que no mercado já existem vários programas que os fazem. Assim como acontece várias vezes com várias empresas: esperam um tempo quando veêm que o programa está bom e estabilizado a empresa vai lá e compra e colocar dentro do 3Ds Max. Não seria nenhuma novidade se daqui uns anos o Substance aparecer dentro das funções do programa disfarçado de outro nome.
Usuários iniciantes sequer vão se precoupar com esses tipos de funções do programa inicialmente, eles estão mais preocupados em aprender a colocar uma luz dentro de uma sala e modelar um sofá igual o sofá da casa da vovó, jamais vão abrir o programa e ir direto querendo fazer uma cena super realista com mapas e texturas com normal maps, displacement etc, etc, etc e com tempo de render pequeno, ou por exemplo criar um MCG que faz uma caixa abrir sozinha e sair saltitando no meio da animação por exemplo.
Já os usuários mais antigos sabem que é muito mais fácil abrir um segundo programa para criar uma textura de piso realista do que ficar fazendo tudo dentro do 3ds max sabendo que o arquivo vai ficar pesado e lento e que sabe que dependendo da CPU ou GPU que utiliza, sequer sua estação de trabalho vai dar conta do recado. E quando o assunto é render, bom, quem utiliza o 3ds max e a companhou a "morte" do mental ray dentro do 3ds Max, sabe que foi por um bem e nem precisa entrar em detalhes, e que para usuários iniciantes, o Arnold Render é 1000 vezes mais facil de trabalhar e com certeza a cena com o sofá da casa da vovó deles vai, inicialmente ficar muito mais perfeita com o uso do Arnold do que com o Mental Ray.
É isso aí André. Verbalizou o que eu e muitos pensam.
Difícil ver os outros softs evoluindo e o max capengando.
Ao menos uma boa novidades em meio a tantos penduricalhos.

Vlw.
Esse site é Priceless
Acho justo, para quem quase morreu junto com MR, o max da a mesma sensação de definhamento, com certeza os valores estão exorbitantes, ainda mais para nos aqui do Brasil, lá fora um job basico paga a licensa para o ano todo... mas podia ser que nem a adobe que tem valores muito mais justos!!! quanto ao programa, ficar pulando de softer em softer não esta com nadaacho que o negocio é meter bronca mesmo e exigir um produto a altura!!!
Oi Jefferson, tudo bem?

Antiético é uma empresa obrigar usuários depois de 20 anos usando seus programas a serem extorquidos por um sistema desonesto de Subscription que todos são contra, mas como eles sabem que ninguém gosta de trocar de programa depois de 20 anos, eles acham que podem extorquir seus usuários desta forma absurda.

Pior ainda é quando passam a não dar mais a mínima para a divulgação das novidades do programa, mesmo quando são boas, como se não precisassem mais vender o programa porque tem um monte de trouxas pagando caro no Subscription.

Os sites 3D querem ajudar a Autodesk a vender o programa, divulgam o Soft de graça, publicam tutoriais e recursos, tudo para ajudar os usuários e atrair mais pessoas para o programa, eu mesmo já vendi muito mais licenças de Max para a Autodesk do que todos os promotores deles juntos no Brasil, direta e indiretamente, já cheguei a convencer uma empresa a comprar 20 de uma só vez, mas os próprios incompetentes que trabalham lá não se prestam nem para fazer um lançamento decente com as mínimas informações necessárias sobre as novidades para esclarecer os usuários igual era feito há poucos anos atrás, quando a equipe não era composta por vagabundos inéptos.

É graças a essa incompetência absurda e inaceitável que tantos usuários estão escrachando a Autodesk em todos os fóruns internacionais desde que anunciaram o Max 2019, só os puxa sacos lunáticos que não, pelo simples fato de colocaram um analfabeto funcional para lançar o programa, pois a novidade é excelente e se fosse bem divulgada todos estariam elogiando em vez de criticando.

Os usuários que investiram milhares de dólares, tempo e dedicação durante anos no Max não merecem o mínimo respeito com uma divulgação decente do programa?

Acho que isso é o mínimo que se espera.

Se as novidades são tão ruins a ponto de acharem que não vale a pena divulgar direito como você disse, então, era melhor nem terem lançado, mas não foi isso que aconteceu, a novidade é ótima, a divulgação que é primária e até um garoto de 12 anos teria feito melhor.

Pelas suas últimas frases parece que você é novo no programa e no mundo 3D ou não tem acompanhado direito o mercado, o sistema de autoria de OSL não é para fazer mapas procedurais, essa é apenas uma das diversas funções que ele tem, mas não é a principal, se deseja fazer mapas procedurais é melhor usar o Substance Designer mesmo.

Mas e se quiser trocar a cor de milhares de objetos conforme a distância de um outro objeto, como pode ser útil numa animação de Motion Graphics.
Não dá para fazer simplesmente com Substance porque ele não tem acesso as informações do mundo 3D no 3ds max e o editor de OSL tem.

Para mim quem usa trocentos programas que fazem a mesma coisa para conseguir produzir uma imagem é um incapaz, não domina bem nenhum deles e por isso que precisa usar vários, pois se dominasse bem um deles conseguiria fazer a mesma coisa usando apenas um.

Isso é diferente de usar programas específicos, ninguém vai querer esculpir no Max com o Paint Deformation do Edit Poly, certamente vai usar o Z-Brush, mas porque não vai criar um mapa procedural dentro do próprio Max para um projeto se pode fazer isso facilmente?
Porque vai querer comprar e estudar outro programa para fazer coisas que ele poderia fazer no próprio Max?
Só quem usa tudo pirata pode achar isso, pois quem paga não faz isso nunca!

Sobre o Arnold, tem que ser muito iniciante e desinformado para escolher perder tempo com um renderizador que usa uma tecnologia tão antiga e ultrapassada quanto a do falecido Mental Ray se pode renderizar em Real-Time com Plug-ins como o V-Ray e Redshift, que trabalham com a GPU enquanto o Arnold ainda está no século passado.

Do que adianta ser um pouco mais rápido do que o Mental Ray se os outros são milhares de vezes mais rápido?

Sem contar os renderizadores Real-Time que estão disponíveis de graça nas Engines Unreal e Unity, sem contar o Octane Render que é oferecido de graça para usar comercialmente com até 2 GPUs, sendo que a maioria tem apenas uma.
Só sendo muito inocente ou estando totalmente fechado para o que vem acontecendo no mundo 3D nos últimos anos

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Oi Eduardo, tudo bem?

Eu agradeço pela sua mensagem e só escrevi tudo que escrevi na notícia porque estou cansado de todo ano ver estes lançamentos mediocres do 3ds max, sem as devidas informações, sem um mísero vídeo de exemplo, sem nada.

Há poucos anos atrás não era assim quando o Marketing do Max era comandado pelo Ken Pimentel, esse tal de Laurent Gibert é um completo incompetente.

Fiquei muito chateado ontem quando encontrei o vídeo do plageador Hakan Andersson mostrando melhor o sistema no FX Guide, pois o cidadão não teve a capacidade de enviar o mesmo vídeo para o Laurent Gibert publicar na notícia do lançamento, sendo que eles trabalham na mesma empresa, isso é inaceitável, mas está se tornando comum, pois fizeram a mesma coisa nos últimos lançamentos, publicam vídeos dias depois, quando todos os sites já divulgaram o lançamento sem nenhum detalhe e quando os usuários já estão revoltados metendo o pau na empresa nos fóruns internacionais.

A impressão que dá é que é de propósito, que querem sabotar a Autodesk, que são infiltrados de outras empresas, mas a verdade é que apenas são incompetentes, descordenados e sem nenhum gerenciamento.

A Autodesk virou a casa da sogra, infelizmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Oi Leonardo, tudo bem?

Concordo plenamente com você, o certo mesmo é os usuários exigirem uma postura decente da Autodesk, boas atualizações e uma divulgação minimamente decente das novidades como eu estou exigindo, é o mínimo que se espera de um programa tão caro, mas como faremos isso sem uma grande união de todos?

É justamente por saber que todo mundo odeia trocar de programa que eles fazem o que fazem, que obrigaram os usuários a aderirem a um plano de extorção mensal através do Subscription, que não dão a mínima para fazer uma boa divulgação no lançamento e que dividem as atualizações a ponto de parecerem insignificantes, pois não importa se os usuários sentem menos valor no programa, sentem que as atualizações estão ficando mais irrelevantes, eles não vão trocar escolher trocar de programa.

Eu também odeio o sistema de Subscription da Adobe e qualquer outro sistema de Subscription, mas você está corretíssimo, ninguém pode dizer que a Adobe cobra preços abusivos, muito pelo contrário, eles têm um ótimo preço e ficaram sem aumentar nem 1 centavo desde 2012, apenas agora que anunciaram um aumento e bem pequeno para os artistas individuais de somente 1 dólar por mês.

A Autodesk tem que cair na real que as coisas mudaram e o Max não vale mais o que valia antigamente quando apenas ele produzia imagens fotorealistas facilmente.

A outra opção é a que eu falei, manter o preço e sempre lançar novidades extraordinárias, mas isso é impossível de ser feito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
"só os puxa sacos lunáticos que não"
 
Tá revoltado mesmo hein André?
 
"Pelas suas últimas frases parece que você é novo no programa e no mundo 3D ou não tem acompanhado direito o mercado"
 
Errou André, tenho 31 anos, trabalho desde os 17 com 3D.
 
"Para mim quem usa trocentos programas que fazem a mesma coisa para conseguir produzir uma imagem é um incapaz, não domina bem nenhum deles e por isso que precisa usar vários, pois se dominasse bem um deles conseguiria fazer a mesma coisa usando apenas um"
 
Quer crescer na vida? Se inove, se renove. Novas tecnologias surgem para que as velhas sejam deixadas de lado.
 
Gosto da base do 3Ds Max, gosto do sistema de modelagem, gosto da simplicidade na hora de montar uma cena, gosto do sistema de partículas para trabalhos rápidos e simples. Mas sabemos que as reações físicas de tecidos andam engatinhando com relação a outros programas, sistema de cabelos então nem se fala. Mas quando comecei com 3Ds Max eu não podia esperar a Autodesk introduzir dentro do Max um sistema melhor para criar um cabelo humando, eu tive que recorrer para outros programas. Quando precisei criar um trabalho para uma empresa onde tinha que usar simulação de água, eu não podia esperar a Autodesk introduzir no max um sistema pra isso, eu tive que recorrer a outros programas. Quando resolvi migrar da CPU para GPU na hora do render, eu vi que precisaria de outros programas para criar mapas com qualidade, por que dentro do 3Ds Max ainda demoraria um tempo para ter algo bom para fazer isso.
 
Quando falei de mapas procedurais me referi a esse trecho do seu post "Muitos usuários pedem mais mapas procedurais faz tempo". Você está com sangue nos olhos contra a Autodesk não interpretou direito o que escrevi.
 
Você pode até acompanhar o mercado e achar que um só programa tem que fazer tudo, mas afirmo pra você, você vai morrer e não vai ver isso acontecer. Quando preciso de algo novo, procuro, pesquiso, corro atrás de aprender e me especializar, não fico esperando uma luz no fim do túnel dentro de um mundinho, que nesse caso pra você é o 3Ds Max. Gostaria de pedir pra você acompanhar uma produção a nível internacional de uma agência de publicidade e depois me dizer quantos softwares foram usados para finalizar a produção com qualidade.
 
Incapaz na minha opinião é quem se fecha a um "Mundinho 3Ds MAX" e espera que o programa faça café e quando o programa não faz o bendito café sai chutando o balde.
 
 
"Sobre o Arnold, tem que ser muito iniciante e desinformado para escolher perder tempo com um renderizador que usa uma tecnologia tão antiga e ultrapassada quanto a do falecido Mental Ray se pode renderizar em Real-Time com Plug-ins como o V-Ray e Redshift, que trabalham com a GPU enquanto o Arnold ainda está no século passado."
 
Errou a interpretação novamente André. Eu apenas disse que usuários iniciantes não se precupam ou sequer sabem da diferença ente um renderizador e outro, eles querem saber de ir logo modelando qualquer coisa e colocando pra renderizar, Arnold é rápido e simples pra usar, uma cena externa por exemplo, você coloca uma luz e muda 1 ou 2 parametros da aba de configurações e pronto, tá feito teu render, pra quem tá começando não existe coisa melhor. Usuários iniciantes vão começar a se preocupar com mapas, scripts, físicas, MCG, qualidade de render hiper realista ou se preocupar em trocar as cores de milhares de objetos numa cena depois de muito tempo. Se no meu tempo que comecei a trabalhar com 3Ds Max existisse um renderizado igual ao Arnold eu não teria sofrido tanto para entender a base de uma iluminação, no meu tempo pra fazer o render de uma sequência animada eu tinha que rezar pra no outro dia quando a renderização terminasse e eu chegasse no trabalho pra ver como tinha ficado, a animação não oscilasse, ou aparecesse manchas pretas ou brancas ou tivesse erro na leitura de texturas etc. Arnold é uma facilidade free que vem com o 3Ds Max, não quis dizer que é o melhor renderizador. Porém quem está começando jamais vai se preocupar com isso agora.
 
"Só sendo muito inocente ou estando totalmente fechado para o que vem acontecendo no mundo 3D nos últimos anos"
 
Essa parte só vou me manifestar depois que você conseguir contar nos dedos quantos programas uma agência o produtora usa pra finalizar um job com qualidade, rsrsrs.
 
Abraço André, não quero gerar discórdia aqui e muito menos defender a Autodesk, só quis abrir o olho de quem acha que um dia vai ser chamado pra trabalhar numa agência ou produtora grande trabalhando apenas com um software.
Jefferson,

Se tá de brincadeira né?

No seu tempo q vc iniciou no 3ds max já existia o renderizador Scanline (q veio desde a versão 1.0 do 3ds max) e é mto + fácil de usar q o Mental Ray ou o Arnold., e ele serve pra esse tal usuário iniciante renderizar o sofá da vovó.

O Software 3D tem q evoluir, ele não pode ficar parado só no render do sofá da vovó.

A questão não é se uma agência ou produtora usa tantos softwares para finalizar um trampo.

A questão são os outros softwares 3D Editors (Maya, Houdini, C4D, Blender, etc)., os recursos q eles oferecem e o preço deles em relação ao Max.

Para mtos usuários (incluindo eu) o Max tem evoluído num rítmo abaixo q seus concorrentes e cobrando mto + por menos (embora esse Upgrade tenha sido legal com o OSL. Agora os dois anteriores, aff...).

Porque não o abandono? Já tentei, kkkk, como vc falou tb gosto da base do max pra modelar, transformar, etc, agente acaba acostumando. Depois de vários anos é difícil trocar de software.

Abraços.
O Xikote strala
òtima explanação André!
Abração! 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707942.

Total de membros registrados: 135509

Últimos membros registrados: @Gribeiro, Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo.

Usuário(s) on-line na última hora: 359, sendo 15 membro(s) e 344 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Abilio, rafa.carvalho, JMDesign, Lisandro, Frederico Wagner N. R., Nataly007, wmiler, edificar-3d, Ale Marques, Reinaldo Silva, Sergio1987, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.