A verdade sobre o OSL do Max 2019

Apesar de ter sido pessimamente divulgado apenas como suporte para OSL pelo incapaz do Neil Hazzard, na verdade é um excelente editor visual de Shaders através de Nodes que abre uma porta gigantesca de possibilidades para os usuários.


Quem acompanha as minhas postagens sabe que faço críticas duras quando não gosto de alguma coisa e que não tenho paciência com vagabundos, mas também sabe que não tenho compromisso com o erro e não penso duas vezes para me retratar quando percebo que estou equivocado, pois o mais importante de tudo para mim é a credibilidade perante os nossos leitores, mesmo tendo sido induzido ao erro pelo jumento do Neil Hazzard que não tem competência para a função que ocupa na equipe do 3ds max.

Reafirmo tudo que escrevi na notícia de ontem sobre os lançamentos pífios do 3ds max nos últimos tempos, sobre o preço abusivo do Subscription, sobre a incompetência dos mediocres que estão gerindo o 3ds max atualmente, particularmente o Neil Hazzard e o Laurent Gibert, sobre a desonestidade de fatiar as novidades em 4 lançamentos anuais e sobre a estupidez da estratégia da Autodesk e daquele presidente vigarista que idealizou o Subscription, na minha opinião a Autodesk deveria ser dividida em partes pela lei antitruste americana e o Max deveria ser vendido para outra empresa, já que eles sempre tiveram uma clara preferência pelo Maya.

Porém, o sistema de autoria visual de Shaders OSL implantado no 3ds max 2019 é fabuloso, é a melhor novidade adicionada no programa desde o MCG em 2015, este recurso abre uma porta gigantesca de possibilidades que eram inimagináveis ou exigiriam grande experiência na codificação de Scripts, por exemplo, alterar propriedades do Shader de acordo com informações do mundo 3D como a distância para outro objeto ou a intensidade de uma luz, igual é possível fazer no Material Editor do Unreal Engine ou no novo Shader Graph do Unity 2018.1.

Muitos usuários pedem mais mapas procedurais faz tempo, particularmente Noises, com o novo sistema OSL o Max ganhou 10 novos Noises, tem outras centenas para download na internet e se for contar qualquer tipo de Shader OSL para download, certamente passa das dezenas de milhares, para dar mais um exemplo, várias pessoas utilizam Scripts ou Plug-ins para randomizar o mapeamento dos objetos, principalmente pisos e revestimentos, agora é possível fazer facilmente com o editor de OSL.

Além disso, os outros programas 3D com suporte para OSL não possuem um sistema tão amigável e avançado, também não foi um simples Plug-in que adicionaram, desenvolveram o editor por Nodes na própria Autodesk, provavelmente é mérito exclusivo do Martin Coven e da sua equipe, os mesmos que criaram o MCG, pois estes são os poucos que sabem o que estão fazendo lá em vez de ficarem batendo cabeça como os gerentes.

O editor de OSL do 3ds max 2019 é uma mistura de um mini Substance Designer com um mini Material Editor do Unreal e com a codificação convencional de Shaders, não é uma pequena novidade e considero melhor do que a inclusão do Bifrost no Max 2018 porque daria para fazer igual com Plug-ins, mas muita coisa que é possível fazer com o editor de OSL não existe outra forma simples de realizar.

O problema é que o anúncio do 3ds max 2019 foi tão mediocre que fez uma ótima novidade parecer um lixo e a culpa é das duas mulas citadas acima, basta ver como eram os lançamentos na época que o Ken Pimentel ocupava o posto do estúpido Laurent Gibert ou simplesmente ver o ótimo anúncio que a Otoy fez do Octane 4 ontem, explicando tudo com um vídeo detalhado.

Estes imbecis não tiveram a competência de publicar as mínimas informações e um mísero vídeo para esclarecer os usuários, o plagiador barato do Hakan "Zap" Andersson, aquele que tentou copiar o Mental Ray e só conseguiu fazer o ART, publicou um vídeo no FX Guide mostrando o editor de OSL com mais detalhes na mesma matéria onde o inépto do Laurent Gibert explicou melhor o sistema, mas não tiveram a capacidade de fazer o mesmo no próprio site da Autodesk onde as pessoas vão obter a informação em primeira mão, portanto, todos os sites publicaram parcas informações sobre o sistema e nenhum vídeo, fazendo parecer que a novidade era muito menor do que realmente é e deixaram os usuários revoltados como é possível ver nos comentários no CG Channel, no CG Press e no Area.

O correto mesmo era a Autodesk demitir estes vagabundos e dividir a soma do salário dos 3 entre os integrantes da equipe do Martin Coven, isso que seria o justo.

Eu vou avaliar bem se farei ou não a renovação do meu Subscription porque o preço é desonesto e como disse ontem, as atualizações teriam que ser sempre extraordinárias para cobrarem este valor e isso é impossível, portanto, se não diminuirem muitos artistas serão obrigados a desistirem do programa porque ele não vale o que estão pedindo, mas o sistema OSL é impecável e os programadores do 3ds max estão de parabéns.


Veja abaixo o vídeo publicado por um terceiro mostrando as possibilidades do editor de OSL do Max, pois para o Neil Hazzard e o Laurent Gibert era muito difícil fazer isso.

Acesse a matéria do FX Guide onde o Hakan "Plagiador" Andersson exibiu um vídeo mais detalhado clicando aqui.

Também tem uma descrição do sistema e imagens publicadas pelo artista Changsoo Eun clicando aqui.

Veja ainda os comentários revoltados no CG Channel, CG Press e AREA, além dos puxa sacos pagos para defenderem incapazes.

O nível dos profissionais na Autodesk está tão baixo que as pessoas de fora precisam fazer o que aqueles incompetentes deveriam ter feito, um simples anúncio decente das novidades, é o fim da picada!

André Vieira

   3ds max
Adminin   Campinas - AC

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 27/03/2018 20:31 Ver comentário
Lucas Comentou em 26/03/2018 01:37 Ver comentário
Xikote Comentou em 23/03/2018 20:27 Ver comentário
Jefferson Comentou em 22/03/2018 19:15 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 15:41 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 15:30 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 22/03/2018 15:15 Ver comentário
Leonardo Comentou em 22/03/2018 13:57 Ver comentário
Eduardosg Comentou em 22/03/2018 11:19 Ver comentário
Jefferson Comentou em 22/03/2018 10:12 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138143

Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.

Usuário(s) on-line na última hora: 1510, sendo 15 membro(s) e 1495 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Le_Andro, Pierrejr78, Renatto, fercomin, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Fabrício, Reinaldo Silva, marcelo de moraes, Bruno, Pedro Juliato, Gabriel.C, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.