Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
marcio barbosa   Nova Andradina -MS - MS
Vinicius Paciello   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

lucasberto7   Recife, PE - PE
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC
decaptor   Florianópolis
Lui   Curitiba

Ampliação de foto com AI

Todos sabem que não pode ampliar imagens porque perde resolução e qualidade, mas isso está mudando, o AI GigaPixel é um programa que usa inteligência artificial para ampliar fotos 3600% sem perder nenhum detalhe.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 04/09/2018 08:02

Boa noite Senhores!
Marcelo, estou ansioso para ver os testes.

Abraços
Gilson, bom dia. Tenho que sair agora, mas quando voltar, antes de iniciar um estudo, vou fazer este teste com PhotoLemur e, em seguida, com o AI Gigapixel, ok? Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre e gilson antunes, boa tarde,

PARTE - I

Estou postando os dois trechos que irei processar no PhotoLemur e no AI Gigapixel. Eu tenho que fazer uma cópia do original que tenho, para aí, então, scanear, pois no momento em que você faz uma conversão de texto para imagem, a qualidade cai bastante.

Esta é, portanto, a primeira parte, com o trecho da histórica Carta de Pero Vaz Caminha, ao rei D. Manuel, dando notícias do descobrimento da terra de Vera Cruz, hoje Brasil, pela armada de Pedro Álvares Cabral em 1 de maio de 1500.

Na primeira imagem, o texto original; logo, de acordo com a ortografia da época. Na segunda imagem, o mesmo trecho, porém de acordo com a ortografia contemporânea.

Quando eu fizer a xerox colorida, scannear e processar a imagém, apresento o restultado de como era e como ficou.

Segue abaixo, os dois trechos.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Andre, sei que você irá às lágrimas, pois este foi o momento que - pela primeira vez - se relatou Taba - que continua a mesma coisa, passado mais de meio século.
Olá Marcelo,boa noite!

Eu só não entendi qual o objetivo do processamento para aumentar a definição da imagem de caracteres, nao seria mias viável um programa OCR?

Grande abraço
Caro gilson nunes, boa noite,

Olha, além de fazer testes de limpeza da imagem, trazendo maior clareza a leitura, neste tempo (1500) ou até bem pouco tempo (século XIX), a grafia era uma verdadeira "ornamentação". Quando você lê é como se você estivesse assistindo - misturados - partidas de vôlei, tênis e sinuca. Alguns, a qualidade é realmente baixa, aí o Gigapixel é um achado. Isso sem falar quando você encontra um documento, mas com "letrinhas"; um saco, cara. Conversei isso ontem com um profissional (historiador) do BN - Biblioteca Nacional e ele ficou fascinado com os recursos de ambos os programas. Espero que tenho conseguido lhe explicar melhor o propósito.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Olá, Marcelo, boa noite, acho que entendi, o processo consiste em escanar os documentos Históricos, melhorar a qualidade das imagens se possível, depois converter para caracteres tipográficos e em seguida fazer a transcrição do texto para uma linguagem contemporânea? Estou certo?

 

Qual a resolução do scanner utilizado para digitalizar os documentos?

 

Abraços

gilson nunes, boa noite,

Há um grande problema em relação à qualidade do documento requisitado. Soube, recentemente, que por decisão do setor de digitalização da BN - Biblioteca Nacional, só disponibiliza requisições (cópias digitalizadas) em 240 dpi, se não estiver errado. Já no Arquivo Nacional é o que você quiser, tudo baseado no documento matrix; mas é caro, meu caro 100 conto. Eu perguntei a respeito da Lei Áurea, e uma excelente arquivista me informou a respeito. Diria que o Arquivo Nacional é... menos burocrático; a Biblioteca Nacinal, o contrário. Há, ainda, o IHGB - Instituto Histórico Geográfico Brasileiro que ainda não fui pesquisar - e há muuuita coisa boa por lá, mas não tenho informações a respeito de digitalizações, acesso e preço. Antes da chuva bíblica me cima do bairro que moro no Rio, estava em contato com o Museu Imperial e o transito de informações e aquisição de documentos digitais ou digitalizaveis são da maior e fácil fluência. Portanto, cada um no seu quadrado, mas todas são excelentes e importantes instituições de cultura e saber, Gilson. Achei EXCELENTE a sua observação a respeito da utilização de um software OCR - Optical Character Recognition. Parabéns e muito obrigado pela interesse.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Olá Marcelo. Boa noite!
Obrigado pela dedicação em explicar todos estes detalhes.
Muito bacana tudo isso....parabéns!!

Abraços
PARTE - II

Estou postando os trecho da Carta de Pero Vaz Caminha, scaneado a 300 dpi, digitalizado do original que tenho comigo - cópia, claro.

Na primeira imagem, apenas cortei o trecho. Na segunda imagem, o mesmo trecho, mas já com a aplicação do Photolemur.

Observem vocês mesmos as diferenças.

As duas imagens estão, claro, na ortografia original; portanto, da época.

Particularmente, mesmo sem uma gota de Photoshop, considero o trabalho do Photolemur fabuloso. Amanhã postarei a edição do Photolemur, porém aplicando, agora, o AI Gigapixel.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Qualquer dúvida quanto ao trecho, basta ver a publicação que fiz, anteriormente, do mesmo trecho, no entanto na ortografia antiga e moderna, de modo que fique claro o que está escrito. Ambas imagens estão ampliadas em 100%. Andre, acredito que você terá - claro, sem sombra de dúvidas - um nervoso do sistema, ao ler a descrição que Pero Vaz Caminha fez, pela primeira vez, da nossa tão querida e amada "Taba" - já sem o "Terreirão".
PARTE - III
 
Infelizmente, tive que fazer uma leve redução de qualidade na imagem, pois o arquivo original processado no AI Gigapixel numa escala de 600%,  ficou com de 10,5 MB, e não temos como postar com este tamanho no site. No entanto, o que eu queria mais destacar é exatamente o momento em que Pero Vaz Caminha determina a hora em que foi declarada "terra à vista".
 
"..., e neeste dia a oras de bespera ouuemos vista de terra"
 
Achei excelente a qualidade da imagem, bem como o processamento do AI Gigapixel - independente desta "mexidinha" que me vi obrigado a fazer no PS.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
 
P.S.: Andre pode chorar e se emocionar, sim! Não era o Canadá, mas Cabrália mesmo. Tinha jeito, não, hahahahahahahaha.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707935.

Total de membros registrados: 135501

Últimos membros registrados: Kaio Grigolato, bannerliam, boyerbarry, xxncsxx, nexaslimanmeldel, Mizzuki026, Unitedfarmscbd, emma.

Usuário(s) on-line na última hora: 676, sendo 15 membro(s) e 661 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: João Von Rondow, deathstars, Ronaldo Junior, Celso Borttoloto, Victor Mendonça, gilson antunes, Roberto Movanni, Willmitnick, WinterPT, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, JMDesign, Fabio Catelleno, gago.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.