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Tutorial de Hard Surface no SD

O artista, Kobaanni, publicou dois vídeo tutoriais sobre Hard Surfaces no Substance Designer, onde ele explica passo a passo como criar diversos tipos de detalhes proceduralmente sem precisar modelar na geometria do objeto.

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Por: Adminin  

Em: 06/10/2018 08:04

O artista, Kobaanni, publicou dois vídeo tutoriais sobre Hard Surfaces no Substance Designer, onde ele explica passo a passo como criar diversos tipos de detalhes proceduralmente sem precisar modelar na geometria do objeto.
Gostei muito, Andre. Por isso, já favoritei. Vou ter bastante coisa para comentar, assistir, mas basta ir estudando alguns por dia, aí fica tudo atualizado. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Este tutorial é legal para iniciar, pois ele explica como usar diversos recursos para criar detalhes em metais e similares sem ter que esculpir ou modelar de verdade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Se levando em conta que já entendi no Grasshopper a questão do "input" e "output", kkkkk, acho que vai melhorar o entendimento. Vou comentar logo, logo. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O segredo do SD é conseguir criar os padrões que deseja, o resto como criar o mapa de cor, Normal Map, Heightmap e tudo mais é fácil.
Então, neste tutorial o autor ensina a criar padrões de Hard Surfaces, por isso é ótimo para iniciar.
Todos os tutoriais de SD que ver ensinando a criar padrões são bons para iniciar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Pode deixar que vou estudar, sim, Andre. Pois de cara me agradou bastante. Vamos ver como me sairei. Aí, retorno novamente com as novidades - espero serem boas, rs.

P.S.: Qual dos dois programas você diria ser mais complexo ou de mais difícil compreensão, domínio e metabolização, do ponto de vista didático? O Grasshopper ou o Substance Designer?
Oi Marcelo, tudo bem?

O Grasshopper é um sistema de programação por Nodes e o SD é um sistema de programação de Shaders por Nodes, então, ambos oferecem muitas possibilidades.
Porém, acredito que o SD é mais fácil de aprender porque é mais visual, já que você vê o resultado de cada Node imediatamente mesmo que não tenha completado o gráfico, enquanto que, num sistema de programação tem uma etapa de construção que você ainda não vê o resultado do que está fazendo.

O SD não é difícil de aprender, o difícil é ficar fera nele porque depende de bastante prática.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Acabei de chegar e vou assistir e ver o que consigo apreender dele. Vi que é um longo tutorial em duas partes, sendo que a primeira é bem grande. No entanto, não será impedimento. Vou assistir ambos e depois comentar, como já falei. Ficou bem compreendido, agora com sua explicação, não só a diferença entre ambos, mas também a maneira como se dá arquitetura de criação. Eu também já concordava que o Substance Designer, comparativamente, deveria ser de mais fácil compreensão. Mas como me disse certa vez, há décadas, um professor de música: "O violão é o instrumento mais fácil de se tocar, porém o mais difícil de ser bem tocado". É bem o que você disse, ao final, em relação ao SD.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Aposto que este tutorial vai te ajudar a se sentir mais confortável no SD.
Pois ele ensina a criar padrões simples com formas geométricas que são bem nítidas, ajudando a entender os processos.

Essa é a alma do programa, conseguir criar padrões, seja geométricos para Hard Surfaces ou orgânicos para coisas naturais.

O SD é basicamente isso que ele mostra no tutorial, a manipulação de imagens para criar padrões, por isso que é difícil ficar fera nele.
Quem é fera cria qualquer padrão que precisar facilmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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