Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
Beckman3D   São Luis
dnmorato   Brasília - DF
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

joaomuringa   Campo Limpo Paulista
alairjr1   Juiz de Fora - MG - MG
Valerio   São Paulo - SP - SP
kimarotta   São Paulo

Tutorial de Skin Deformers - Ajustes com Bulge e Joint

Modelagem, Bones e Skin

Ver tutorial

Por: Feitosa  

Em: 26/03/2007 16:33

Olas Feitosa... Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com todos. Muito bem explicado seu tutorial, mas mesmo com todas estas eplicações aindafiquei com algumas dúvidas... 1ª - Fiz seu tutorial passo a passo, mas acontece o seguinte, o musculo só funciona do frame 20 ao 40, ou seja do 20 ao 30 o musculo aumenta e do 30 ao 40 diminui, eu acredito que esteja errado pois deveria se deformar desde o 0 ok??? 2ª - O que eu mais queria saber neste tutorial que vc me indicou era saber como fazer para quando eu deformar o skin com o movimento do bone ela não ficasse uma dentro da outra, ou seja o finalzinho do tutorial que mesmo fazendo as alterações n deu muito certo, mesmo movendo as Vertices do gizmo a pele(skin) não se move... o que será que eu fiz de errado??? Vlw pela ajuda... continue sempre assim, pois adoro seus tutoriais, são extremamente úteis Aguardo a resposta... e ateh lah vou tentando pra se descubro onde eu errei.
Olha eu aki mais uma vez [:p] Bom só queria avisar que consegui resolver o segundo problemas, mas o primeiro continua, n tenho ne m ideia de como posso resolver isso, tentei em todas as opções do skin e nada, quem sabe vc n pode me dar uma luz... Ah... queria saber outra coisinha, estah ultima faze do tutorial, não existe uma maneira automática de se fazer isso, por exemplo, tenho um personagem meio complexo, por exemplo um Dragão, só que ele tem muitas articulações e movimentos, tenho que fazer estes ajustes manualmente em todas elas? Pois se for assim vou ter muito trabalho... mas se n tiver outra solução, fazer o que neh. e meio que fujindo do assunto, agora to tentando mexer nos bones, tentando fazer as limitações, vou ver se axo o tutorial que ensina isso Vlw e até mais
Olha eu aki mais uma vez :-P Bom só queria avisar que consegui resolver o segundo problemas, mas o primeiro continua, n tenho ne m ideia de como posso resolver isso, tentei em todas as opções do skin e nada, quem sabe vc n pode me dar uma luz... Ah... queria saber outra coisinha, estah ultima faze do tutorial, não existe uma maneira automática de se fazer isso, por exemplo, tenho um personagem meio complexo, por exemplo um Dragão, só que ele tem muitas articulações e movimentos, tenho que fazer estes ajustes manualmente em todas elas? Pois se for assim vou ter muito trabalho... mas se n tiver outra solução, fazer o que neh. e meio que fujindo do assunto, agora to tentando mexer nos bones, tentando fazer as limitações, vou ver se axo o tutorial que ensina isso Vlw e até mais
Olá Rogerinho, tudo bem? Sobre a sua primeira dúvida: - Os Skin Deformers gravam automaticamente qualquer alteração que você faça em seu gizmo. O que pode ter acontecido no seu caso é de você ter esbarrado (sem perceber) nesse gizmo, porque de acordo com o tutorial eu digo para alterar o gizmo apenas no frame 30, ou seja, no frame 0 a musculatura permanecerá no lugar inicial, começando a se deformar em direção ao frame 30. Tente refazer este processo com mais cuidado e caso o problema permaneça, tente relatar passo-a-passo o seu processo para eu poder verificar se existe algum erro. Sobre a sua segunda dúvida: - Mesmo você solucionando esta dúvida, irei responder, porque pode aparecer outro leitor com a mesma dúvida. Para ajustar corretamente as deformações da juntas, é necessário muito cuidado, principalmente, com os pontos centrais do gizmo de controle, porque são eles que irão controlar o ponto onde as partes da malha se encontram. Basicamente você tem que deixá-los bem a frente, de forma que o ponto central da junta seja levado para fora, deixando a malha nessa região mais larga e longe o suficiente para evitar que uma parte penetre a outra. Sobre a sua terceira dúvida, relacionada a configuração manual das juntas, no caso de seu personagem possuir muitas juntas: - Se as juntas forem muito diferentes, será necessário configurá-las do zero, mas se as juntas forem bem semelhantes, você pode usar a ferramenta Copy Gizmo para copiar a configuração do Joint/Bulge e colar no outro Joint/Bulge que a mesma configuração será aplicada. Estas ferramentas se encontram no rollout Gizmos. Sobre a sua quarta dúvida, sobre a configuração das limitações dos movimentos dos bones. Essas limitações podem ser configuradas tanto no sistema HI Solver, como no HD Solver. Abaixo segue os tutoriais da 3D1 sobre HI e HD Solver: 3ds max avançado - Bones 1 (HI Solver) http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15049 3ds max avançado - Bones 2 (HD Solver) http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15050
Sergio Feitosa
po, muito bom feitosa! ajuda um bocado isso!
http://www.flickr.com/photos/flprb/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710666.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1420, sendo 15 membro(s) e 1405 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, TadeuB79, Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, Joao Barreto, Eber.Silva, Duda, mauricio prisco, Victor Mendonça, Gabriel.C, Daniel Monteiro, Thiago Couto, Geraldo Nunes, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.