Olá Rogerinho, tudo bem?
Sobre a sua primeira dúvida:
- Os Skin Deformers gravam automaticamente qualquer alteração que você faça em seu gizmo. O que pode ter acontecido no seu caso é de você ter esbarrado (sem perceber) nesse gizmo, porque de acordo com o tutorial eu digo para alterar o gizmo apenas no frame 30, ou seja, no frame 0 a musculatura permanecerá no lugar inicial, começando a se deformar em direção ao frame 30. Tente refazer este processo com mais cuidado e caso o problema permaneça, tente relatar passo-a-passo o seu processo para eu poder verificar se existe algum erro.
Sobre a sua segunda dúvida:
- Mesmo você solucionando esta dúvida, irei responder, porque pode aparecer outro leitor com a mesma dúvida. Para ajustar corretamente as deformações da juntas, é necessário muito cuidado, principalmente, com os pontos centrais do gizmo de controle, porque são eles que irão controlar o ponto onde as partes da malha se encontram. Basicamente você tem que deixá-los bem a frente, de forma que o ponto central da junta seja levado para fora, deixando a malha nessa região mais larga e longe o suficiente para evitar que uma parte penetre a outra.
Sobre a sua terceira dúvida, relacionada a configuração manual das juntas, no caso de seu personagem possuir muitas juntas:
- Se as juntas forem muito diferentes, será necessário configurá-las do zero, mas se as juntas forem bem semelhantes, você pode usar a ferramenta Copy Gizmo para copiar a configuração do Joint/Bulge e colar no outro Joint/Bulge que a mesma configuração será aplicada. Estas ferramentas se encontram no rollout Gizmos.
Sobre a sua quarta dúvida, sobre a configuração das limitações dos movimentos dos bones. Essas limitações podem ser configuradas tanto no sistema HI Solver, como no HD Solver.
Abaixo segue os tutoriais da 3D1 sobre HI e HD Solver:
3ds max avançado - Bones 1 (HI Solver)
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15049
3ds max avançado - Bones 2 (HD Solver)
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15050