Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Cristiano   Porto Alegre - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Luis Antonio   Recife - AC
PFAgustini   Americana, SP
Simbjji   Indaial - SC - SC
undernight   Rua Maceió nº67 Santo Agostinho - Volta Redonda - RJ - RJ

Tutorial > Grama com hair and fur

Grama com hair and fur

Ver tutorial

Por: Rodrigo P S  

Em: 18/03/2010 20:43

[quote:ff9a405188]Rodrigo, Valeu pelo tuto, é muito rápido. Porém fiz um teste em um plane de 3500x3500cm com segs 35x35, noise e um meshsmooth aplicado com 1 de iterations, e a grama está bem rala. tipo aparece mais a textura do que o hair em fur quando a câmera está de perto. E isto ocasionou um grande aumento no tempo de render, enquanto antes estava em 1m40s, passou para mais de 10 minutos. A diferença básica é que antes só tinha o plane em 500x500cm e segs com 4, mas a grama estava certinha. Para diminuir o tempo de render o que tenho que fazer? Aumentar o hair count acredito que vá aumentar ainda mais o tempo, não? Segue abaixo a minha configuração do Hair And Fur que fiz para o ambos os estados do plane, um funcionou muito bem e o outro não.[/quote:ff9a405188] [quote:ff9a405188]Gibran, isso foi uma das minhas grandes frustações quando comecei a testar grama com hair. Fiz varios testes até chegar em um bom resultado em uma área pequena e quando fui testar no terreno vi que ficou tudo errado. O que acontece é que o hair usa como escala o tamanho dos poligonos, então por isso que vc teve esse problema, uma configuração que fica bom em um pequeno plano não fica bom em um terreno diferente. Então o Rodrigo pode ter alguma idéia melhor, mas pelo que eu vi vc tem que sempre testar com a malha final que vai ser usada.[/quote:ff9a405188] É mancada de vcs, no help fala logo de cara que o hair fica lento se botar em highpoly. Se o objeto for muito highpoly dá até mensagem na viewport falando que vai ficar lento. O hair é pra aplicar em lowpoly!!!! O terreno pode ser highpoly, mas o objeto que recebe o hair tem que ser lowpoly igual quando faz escalpo de cabeça pra botar o hair. Fiz esse teste ai com um plane de 4000 x 4000 cm, copiei os teapot pra longe pra ver que estão distantes, todos os teapot estão com o mesmo tamanho pra ver a distancia e renderizou em 4 minutos em 32 bit!!!
Rodrigo, Melhorou o tempo de render colocando em LP, porém está com a grama bem rala como você pode ver na imagem.
Muito legal o Tuto, Valeu!
Grande Rodrigo P S Muito bom esta grama mesmo mas tive problema na minha maquete. Minha grama ficou fina parecendo cabelo. Dei uma procurada na net a explicação que faltava: Hair Count-> define a quantidade de "grama" ou seja, a quantidade de "pelos" Scale-> é a escala da grama, ou seja, a altura. Root thick-> é a grossura da grama. Mas não tiro seu mérito. Seu tuto me ajudou muito.
ta irado o tuto.....parabén brow.....só que no meu pc o tempo de render, só com a grama, ficou bem alto.....depois eu posto meu teste pra ver se alguem me ajuda....rsrsrs abraços
muitos fracassam pelo medo do sucesso!
Oi Rodrigo...legal p caramba seu tuto, so q no meu teste levou uns 20 min para renderizar...mesmo seguindo passo a passo o q vc postou...e o meu plane nao estava em high poly... Mas...mesmo assim parabens e valeu pelo tuto.
Quem estiver com o tempo de render muito alto, testa pelo arquivo que Rodrigo P S disponibilizou. Tem que abrir o arquivo, pq se fizer apenas MERGE, algumas configurações podem ficar erradas.
Obrigado galera. Gibran, hoigresdigital, monblanc, jimmy e stenionet Gibran, aumenta o root e tip thick do hair para engrossar a grama. Mas olha que essa técnica fica boa quando a câmera está próxima do chão e vê distante. Pra vista aérea ou com a câmera no alto não serve, ai pode usar só textura msm que não aparece os fios de grama. monblanc, mexendo no scale, root thick, tip thick vc faz vários tipos de grama, de folhas finas e de folhas grossas. O cut length só usa pra diminuir a grama distante, se usar na grama perto da câmera ela parece cortada. E se precisar aumentar a quantidade vai pelo multi strand que economiza memória. jimmy, se o PC for muito fraco o hair pesa msm. Mas olha se desligou o tip fade no material, se não o tempo sobe muito msm. JANAINA, olha lá no manu do material do hair se desligou o tip fade. Se não desligar isso o tempo sobe muito msm. stenionet, vlw meu! Se quiser dá pra salvar a configuração do hair no menu tools do hair>preset>save. Ai dá pra pegar a msma config sempre que quiser.
Rodrigo, faz tempo que tento usar o hair e não fica legal. O seu tutorial foi a maior ajuda, mas quando tento em cabelo não fica bom, vc sabe porque?
muito bom o tutorial, me ajudou muuito tbm no hair and fur, faz tempo q to tentando obter um resultado bom assim e nao consigo, vlwzão. abrass

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710644.

Total de membros registrados: 138118

Últimos membros registrados: Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro, clofasholdy, Nutrim KapselnOsterreichde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1805, sendo 24 membro(s) e 1781 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabianomonte, Fabrício, TadeuB79, carolmous, Duda, tsmodelagem3d, mastermax, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, João Von Rondow, gilson antunes, Eduardo Ramos, Osvaldo Arquiteto, evandro12, renaz, Geraldo Nunes, Eng Damasceno, Frederico Wagner N. R., Sergio1987, Carlosisidoro, emersonforentin, christains, Daniel Monteiro, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.