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GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Ai flavio, show de bola mano. Como queria ter tempo para brincar com isso um pouco... Abraço
E aí pessoal blz, bom é como eu estava explicando para o Flavio pelo msn, essa é uma técnica que depende totalmente do photoshop para ficar boa, se o sujeito não manjar mesmo vai ficar falço. A parte desse professo feito dentro do max, pode-se dizer que é receita de bolo, não tem nada de artístico ou avançado, até um usuário iniciante de max poderia fazer, e talvez até mais facilmente que um usuário mais avançado! Por que eu digo isso? Pelo simples fato de que quem tem mais experiência cria alguns vícios e algumas barreiras e quando se depara com essa técnica não quer aceitar de que é tão simples ou tão facil, de que o resultado não vai ser tão bom como no 3d. É aqui que temos que ter em mente qual a finalidade e a vantagem dessa técnica. Perguntem ao flavio quanto tempo ele levou para fazer tudo, e depois pensem quanto tempo levaria para fazer uma cena assim inteiramente em 3d, quanto tempo levaria para renderizar e quato custaria isso? Agora digam o que é mais viável? Para nos que já percebemos essa vantagem só resta continuar na dianteira e seguir se aprimorando cada vez mais :D Eu estou fazendo um trabalho de matte painting no momento, vou tentar aproveitar e fazer alguns vídeos da minha tela enquanto trabalho ;)
Ola pessoal, entrei para deixar uma parte do meu ultimo trabalho para um game que esta em fase de finalizacao, uma vez que acho pertinente com o assunto que vcs estao abordando, espero que curtam, Abcs Max Rooney www.maxvfx.com
Olá pessoal, li este tópico inteiro, todos os posts, porém até agora não entendi o que significa o tal do "Matte Painting", seria um "mix" de pintura digital com 3D? Se alguém puder me explicar melhor ficarei grato. Abraços.
E ai cara blzinha ? Então, não sei se vc manja ingles, mas esse tutorial tem uma breve explicação sobre isso. Eu ainda tou entendendo o que é, acho que o Tiago pode te explicar melhor, mas enquanto ele nao fala, da uma lida nisso. http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/Making_of_Lost_World/lost_world_01.asp
http://www.fengel.com.br
Achei um tópico muito bom, no mattepainting.org, que vale a pena ser visto. http://www.mattepainting.org/vb/showthread.php?t=5297 Os resultados não achei lá os melhores, mas da pra entender ....
http://www.fengel.com.br
Mais um ótimo link http://www.videocopilot.net/tutorial/set_extensions/
http://www.fengel.com.br
Aí, Flavio Engel. Muito bom o resultado. Acho que esse vai ser o meu próximo passo na animação. Você esteve aqui em Salvador ou pegou fotos na Internet? Abraço.
"Progress" disse: Olá pessoal, li este tópico inteiro, todos os posts, porém até agora não entendi o que significa o tal do "Matte Painting", seria um "mix" de pintura digital com 3D? Se alguém puder me explicar melhor ficarei grato. Abraços.
E ai flávio, boa contrubuição os links ;) Progress, é o seguinte o matte painting é uma técnica que se resume em criar um cenário. Essa técnica é realmente muito antiga e vem desde o início do cinema foi criada pelo George Meliés, e para isso usavam maquetes com técnicas de fotografia como por exemplo a perspectiva forçada. E isso se usa muito até hoje, filmes como Senhor dos Aneis e Star Wars 3 usaram pra caramba, acreditem se quiserem. Perspectiva Forçada: Mais informações sobre a técnica: http://www.geocities.com/themsfx/mini33.htm Algumas imagens de maquetes cinematográficas: E algumas mais recentes como falei: Outra técnica de construção de cenários é a pintura, o que chamamos de matte painting, claro, hoje usamos o computador para criar isso, mas antigamente isso era pintado a mão. As pinturas normalmente eram feitas em grandes chapas de vidro, que eram corretamente posicionadas na locação de acordo com a poisção e o enquadramento da camera. Então se delineava no vidro o local onde estaria acontecendo a ação e onde estaria o cenária ficticio aplicado sobre a paisagem real. Isso como vcs já imaginam barateia o custo da produção absurdamente, imaginem se nesse cenário precisasse de um castelo. Um pouco caro construir né! Então, essas técnicas evoluiram junto com a tecnologia e hoje temos várias ferramentas poderosas pra fazer cenários. Mas mesmo hoje algumas delas são muito demoradas e caras, como fazer tudo em 3d por exemplo. Para muitos casos fazer uma cena inteiramente em 3d inviabiliza um projeto, pelo custo e pelo tempo, então o matte painting é uma técnica totalmente viável ainda hoje, seja pelo realismo, pelo custo e pela agilidade. Como vc viu que o matte painting é uma técnica de pintura e evoluiu para o meio digital nós podemos agregar outras facilidades a ela que é o uso de fotografias para criar as composições, bem como criar elementos específicos em 3d para compor com as fotomontagens e pintura, juntando tudo isso vc tem o matte painting atual. A base do processo consiste em produzir uma imagem 2d toda separada em layers e o mais importante, essas camadas tem que ter o fundo reconstruido, por exemplo, se vc tem uma foto de uma casa com uma arvore na frente, vc tem que separar a casa e a arvore em layers diferentes e depois reconstruir a parte da casa que estava atraz da arvore. Assim quando vc for aplicar isso no matte e usar uma camera para mover pela cenavc vai ter um efeito de paralax perfeito. Bom de maneira resumida é isso ;)
Show, Tiago. Impossível não estudar. Abraço.

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