GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

E ai pessoal, eu to fazendo um trabalho aqui de matte painting, a animação vai ser algo realmente simples, mas o trabalho de construção das imagens já não da pra dizer que foi muito simples. O roteiro exigia uma câmera em plano de sequência atravessando várias portas, e a cada porta percebesse uma evolução. Bom a agência junto com o cliente escolheu essas portas (coincidentemente creio que todas elas foram pegas no cgtexture :-P, rsrsrs), e eram realmente só as portas, então eu tive que reconstruir o resto da cena, ou melhor das cenas. Ai esta o resultado, infelizmente eu não consegui fazer um vídeo ou algo do gênero, essa semana foi bem corrida, mas eu ainda tenho mais uma imagem pra fazer, e é a que vai dar mais trabalho, então eu vou tentar fazer um vídeo na integra do processo, mostrado os erros e acertos, hehehe. Espero que gostem ;)
Tiago, parabens, seu trabalho ficou excelente, perspectiva e luz perfeitas, gostei muito. Se vc tiver um tempo, faz o video sim, irá ajudar mta gente do forum. Abraco.
Tiago, seu trabalho ta ficando muito legal... também tou esperando para ver o vídeo. Fala ae Edson, então eu estava em Salvador ai no festival de verão...(mas trabalhando, como o festival era anoite só, dava tempo pra passear durante o dia ....).... abs
http://www.fengel.com.br
Muito legal em Tiago. Vou aguardaro video tambem, faz uma forçinha ai cara, este video certamente via ajudar muito a gente entender esta parada toda. Abraço
E ai pessoal, putz infelizmente meu prazo tava bem apertado e acabei não fazendo o video. Assim que acalmar as coisas aqui tento fazer um mostrando um pouco do que foi o processo. ;)
Mais um pouco de imagens pra galera pirar, essas vem do seriado LOST. http://img230.imageshack.us/my.php?image=lost507desmond.gif http://img230.imageshack.us/my.php?image=lost506pierre.gif http://img197.imageshack.us/my.php?image=lost5vw2.gif http://img200.imageshack.us/my.php?image=lost5beachcleanup2.gif
http://www.fengel.com.br
dá nda naum tiago, mas um dia tu faz uns tutos ai hein... essas imagens do lost são muito legais cara. Abraco.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) tiagodmed: ai cara!! tudo bem?? Parabéns pelo ótimo tópico. Realmente na minha humilde opinião, esse é um dos tópicos mais importantes que tem hoje na 3d1. Antigamente, há quatro anos mais ou menos, quando estudava 3d, pensava em fazer tudo em 3d; hoje em dia vejo que isso é loucura e um absurdo total. Há uns anos atrás, assisti um vídeo de um professor de C.G do Japão pela internet, que era especialista em 3d, e fazia muitas coisas fantásticas Thiago. Para vcs terem uma idéia, ele fazia só o 3d de uma casa no Max, por exemplo, e renderizava com o Brazil Render, o resto do cenário ele fazia tudoooooooooooo no Photoshop. Agora, ele sabia muito Max, mas quando ele passava pro Photoshop era piração total, ele sabia simplesmente tudo o que vc possa imaginar ou não imaginar. Foto montagem era com ele mesmo. O resultado final, quando ele terminava tudo Thiago, ficava lindoooooooooo demais cara, de encher os olhos dágua; simplesmente tinha ARTE estampado no trabalho desse japonês. Ele colocava árvores no Photoshop, depois voltava pro Max, para saber aonde estava a luz e de acordo com a posição da luz no Max, era que ele fazia as sombras das árvores no Photoshop. Ele fazia a grama no Photoshop, colocava folhas, pessoas, carros, banquinhos de praça, céu realista, colocava glow, noise e muitos outros filtros, colocava meio-fio, rotacionava as coisas, escalonava, usava a régua do Photoshop quando inseria uma figura humana, para ter idéia de proporção. O resultado final era IMPRESSIONANTE!! Pena que eu não lembro mais o endereço dos vídeos dele, porque se lembrasse postaria aqui para todos verem, ok?? Mas é isso que o Thiago falou, hoje em dia eu vejo muito a importância de se pintar e de se trabalhar bem no Photoshop, de se trabalhar e tratar as texturas e retirar o padrão de ladrilhamento delas, de se corrigir cores, mudar tons de sombra e muito mais. Temos um ótimo e um dos melhores editores de imagens do mundo, que é o Photoshop em nossas mãos, chega de querer fazer tudo em 3d. Ao invés de renderizarem árvores pesadíssimas da Evermotion no Max, como a gente vê direto aqui na 3d1, era muito melhor renderizar elas pela vista front com canal alpha, e depois recheá-las no Photoshop; ficaria bem mais artístico o trabalho, ajustando iluminação e sombras em tempo real. ;) Parabéns pelo ótimo tópico Thiago, impressionante a quantidade de informações de técnicas de matte painting. Todos só tem a ganhar visitando esse ótimo tópico. Abraços pôvo....vlws!! __________________________ [i:bbfed04b88]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:bbfed04b88]
Pessoal, vejam essa série de vídeos que encontrei sobre o processo de Matte Painting, está na sequência (1, 2 e 3): http://www.youtube.com/watch?v=Zse-59gwBdo&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=6HCye0c1yX8&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=aREqV6tAtOc&feature=related Espero que ajude a galera aí. Abraços.
Li o topico ate o final... e achei a tecnica bastante interessante. E mais interessante ainda o tempo q se pode economizar com ela. Nossa d+ isso!!! :D Assim q as maquetes derem uma folga aq no trampo darei inicio aos estudos. Belo topico tiago!! Vlw!
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