Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
tiagodmed: ai cara!! tudo bem?? Parabéns pelo ótimo tópico. Realmente na minha humilde opinião, esse é um dos tópicos mais importantes que tem hoje na 3d1.
Antigamente, há quatro anos mais ou menos, quando estudava 3d, pensava em fazer tudo em 3d; hoje em dia vejo que isso é loucura e um absurdo total.
Há uns anos atrás, assisti um vídeo de um professor de C.G do Japão pela internet, que era especialista em 3d, e fazia muitas coisas fantásticas Thiago.
Para vcs terem uma idéia, ele fazia só o 3d de uma casa no Max, por exemplo, e renderizava com o Brazil Render, o resto do cenário ele fazia tudoooooooooooo no Photoshop.
Agora, ele sabia muito Max, mas quando ele passava pro Photoshop era piração total, ele sabia simplesmente tudo o que vc possa imaginar ou não imaginar. Foto montagem era com ele mesmo.
O resultado final, quando ele terminava tudo Thiago, ficava lindoooooooooo demais cara, de encher os olhos dágua; simplesmente tinha ARTE estampado no trabalho desse japonês.
Ele colocava árvores no Photoshop, depois voltava pro Max, para saber aonde estava a luz e de acordo com a posição da luz no Max, era que ele fazia as sombras das árvores no Photoshop.
Ele fazia a grama no Photoshop, colocava folhas, pessoas, carros, banquinhos de praça, céu realista, colocava glow, noise e muitos outros filtros, colocava meio-fio, rotacionava as coisas, escalonava, usava a régua do Photoshop quando inseria uma figura humana, para ter idéia de proporção.
O resultado final era IMPRESSIONANTE!!
Pena que eu não lembro mais o endereço dos vídeos dele, porque se lembrasse postaria aqui para todos verem, ok??
Mas é isso que o Thiago falou, hoje em dia eu vejo muito a importância de se pintar e de se trabalhar bem no Photoshop, de se trabalhar e tratar as texturas e retirar o padrão de ladrilhamento delas, de se corrigir cores, mudar tons de sombra e muito mais.
Temos um ótimo e um dos melhores editores de imagens do mundo, que é o Photoshop em nossas mãos, chega de querer fazer tudo em 3d.
Ao invés de renderizarem árvores pesadíssimas da Evermotion no Max, como a gente vê direto aqui na 3d1, era muito melhor renderizar elas pela vista front com canal alpha, e depois recheá-las no Photoshop; ficaria bem mais artístico o trabalho, ajustando iluminação e sombras em tempo real. ;)
Parabéns pelo ótimo tópico Thiago, impressionante a quantidade de informações de técnicas de matte painting. Todos só tem a ganhar visitando esse ótimo tópico.
Abraços pôvo....vlws!!
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[i:bbfed04b88]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:bbfed04b88]