GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Eu me expressei mal. A minha opnião sobre tutorial passo a passo é outra. Ele ensina a tecnica. É isso o importante. E os dvds são ótimos sim. Mas como eu já disse, acompanhar naum rola. Vc tem que fazer o seu proprio. Mas como vc já entende n eh taum dificil :-P (tambem depende do trabalho neh). Agora nois tem que se virar hehehe. Abraco.
Fala galera, blz... Esse grupo de estudo tá muito bom, gostaria de entender melhor o matte paint tambem.... abs.
www.ilustrefilmes.com.br
Opa, não sabia desse grupo... tô nessa agora. Ai vai um estudo sobre São Paulo.
www.gandolpho.comwww.vimeo.com/gandolpho
muito boa essa imagen de sao paulo.....
www.ilustrefilmes.com.br
Valeu!! Vamo bota mais lenha nesse post!!
www.gandolpho.comwww.vimeo.com/gandolpho
é isso ae
www.ilustrefilmes.com.br
Oi pessoal! Tenho um problema, estou modelando uma cena de uma selva com cabanas e arvores, e tenho que colocar o teto de palha, e por fora imagens de arvores, fazendo um efeito de matte paint, e eu tentei fazer mas nao ta dando certo, alguem pode me ajudar?
"logansan25" disse: Oi pessoal! Tenho um problema, estou modelando uma cena de uma selva com cabanas e arvores, e tenho que colocar o teto de palha, e por fora imagens de arvores, fazendo um efeito de matte paint, e eu tentei fazer mas nao ta dando certo, alguem pode me ajudar?
Olha, ou eu não entendi o que vc disse, ou vc não entendeu o que é matte painting, hehehehe. Eu entendi que vc quer fazer para a cabana uma cobertura de palha. Bom isso não tem relação alguma com matte painting. Vc pode fazer isso com a modelagem volumétrica desse telhado e depois texturizando ele (faz um mapeamento unwrap e pinta a textura no photoshop ou no zbrush... enfim onde preferir). Eu considero essa a melhor alternativa para o intento. Pode-se fazer de outras maneiras mas essa seria a mais simples. Quanto as arvores, bom se vc quer que elas sejam modelos 3d, vc pode usar um dos vários plugins para criação de arvores que existem para o max (xfrog, easynat...) Vc pode fazer ainda com planes e aplicar uma textura da arvore com um canal alpha (principio do RPC). Mas se vc quer fazer um cenário inteiro com arvores e apenas aplicar essa cabana nesse cenário, ai sim começamos a falar em matte painting. Nesse caso, vc precisa estudar a técnica para entender como fazer o processo correto no photoshop e aplicar isso em uma volumetria 3d. Não tem como eu explicar em meia duzia de passos esse processo inteiro pois envolve uma quantidade enorme de passos. Desde a "fotomontagem" no photoshop, mantendo tudo em layers separados, e a aplicação disso com camera map em um modelo volumetrico desse cenário, para só ai vc colocar a sua cabana nele. E sinceramente vai ficar melhor vc juntar a cabana e o cenário na pós. Mas te recomendo dar uma estudade nesse topico para entender melhor o que é matte painting e qual a melhor forma de usar. Por que vc pode estar confundindo isso com a criação de cenários e paisagens em 3d isso os americanos chamam de 3D environment.
Bem, eu ja vinha pegando coisas e montando no 3d, photoshop e vice versa, pra deixar um cenario mais composto. Mas, nao sabia que essa tecinica tinha esse nome matte painting! Isso me fez recordar tambem que, na epoca que fazia desenhos animados, eu fazia intermeios com pontos e isso deixava a animacao mais precisa. Um Canadense, um de meus intrutores, pescebendo aquilo, me chamou a atencao, dizendo que animando daquela maneira, eu tinha desenvolvido uma tecnica muito mais precisa! http://www.youtube.com/itamarnunes3d
Itamar, vc tb esta fazendo confusão, não é pq vc texturiza algo que isso é matte painting. Se vc cria em 3d isso é 3D environment. Não é querer ser grosso ou afenssivo, mas sinceramente pessoal, vamos ler o que já foi falado! Esse grupo de recheado de explicações, eu já devo ter respondido umas 10 vezes o que é matte painting, é só ler o tópico que vcs vão entender. Agora, ficar tirando conclusões precipitadas sem se informar e sair falando coisas, isso sim não funciona! Isso prejudica o andamento do grupo, pq daqui a pouco aparece alguem que vai ler só os ultimos post e vai entender menos ainda :? Leiam, não esperem receber tudo mastigado :? :(

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1252, sendo 13 membro(s) e 1239 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, jessicatorres, moisesratts, Celso Borttoloto, Jhio Design, Roberto Movanni, Duda, Gebio, Daniel Monteiro, MARCELO1977, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.