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GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Caro, Tiago, eu nao falei texturizar! Acho que nao me exprecei direito. Eu quis dizer, pegar um pouco do 3d, do Real, do photoshop e fazer uma composicao para que o cenario tenha riquezas e detalhes que seria dificil ou imposivel se encontrar na natureza! http://www.youtube.com/itamarnunes3d
uma imagem vale mais que mil palavras, é verdade! Mais dependendo da habilidade dos artistas, ele nao pode se utilizar de varias técnicas para alcançar o objetivo que é a imagem imprecionante, tal como aqueles planos de fundo dos filmes? Ou seja, introduzir 3d no real e vice versa. Pintar com o photoshop, Tirar elementos e botar outros até alcancar o resultado almejado? Desculpe, so estou buscando melhores esclarecimentos. Obrigado! http://www.youtube.com/itamarnunes3d
Não esquenta, Tiago. Esse grupo de estudo é um dos mais legais por aqui... :)
http://umavozatroz.wordpress.com/
A maior dificuldade é acertar o ângulos dos objetos. Se tu quer colocar uma igreja dentro de uma cena, a igreja tem que estar no mesmo angulo da cena. OU seja, a foto tem que ter sido tirada do mesmo local. Então eu perco muito tempo procurando fotos que estejam com o mesmo angulo. Arrumar o angulo no PhotoShop eu nao consigo muito bem. E acredito que, dependendo do caso, se o angulo de um for muito diferente do angulo do outro, acho que nem tem como; Vejam o exemplo que eu to dizendo na foto. Até agora eu nao consegui acertar o angulo da igreja com a paisagem Se nos levarmos em consideração apenas o ângulo. percebemos que uma foto foi tirada em um angulo (de baixo para cima - igreja) e a outra de frente (paisagem) Não consigo arrumar essas distorções. Eu nao tenho muita noção técnica de desenho. Eu sei que o Photoshop tem ferramentas para isso. - Perspective, Warp, Lens Correction, Vanish Point. Problema que nao sei qual delas usar direito em cada situação.
E ai Bruno, cara esse é realmente o maior problema dessa técnica! Pra não ficar perdendo tanto tempo... eu to sempre procurando imagens e salvando, procuro no google, no flickr... Eu tenho um acervo de imagens gigantesco, isso ajuda muito, mas não resolve o problema do ângulo, hehehe Até o presente photoshop (cs4) na minha opinião a melhor opção pra fazer esse tipo de ajuste e deformação é com o liquify. No cs5 já foi anunciado que vai ter o puppet tools igual ao do after effects isso vai facilitar bastante. Outra coisa que se usa bastante, é fazer partes específicas no 3d e usar isso para compor na imagem. Nesse ponto vc pode usar de 2 maneiras, digamos que vc tenha feito essa igreja em 3d, vc pode entetão renderizar a igreja já na pose que vc precisa, ou vc pode fazer um bake das texturas já renderizadas no modelo e usar ele diretamente na cena já composta, mas isso falando em matte painting 3d. http://www.thegnomonworkshop.com/store/product/41/ http://www.thegnomonworkshop.com/store/product/43/ http://www.thegnomonworkshop.com/store/category/29/Matte-Painting
Esses são os meus 2 primeiros Matte Paitings. Assim que eu estiver dominando eles. Vou passar pro Matte Paiting 3D
Meus parabéns cara, ta um belo início. O grande segredo de conseguir resultados bons, é usar imagens em altissima resolução, pq ai as emendas e transições ficam imperceptiveis. Outra coisa que acaba sendo muito útil quando não temos uma imagem totalmente adequada para a situação, é pintar isso manualmente, portanto para matte painting é muito útil ter uma tablet. Posta tb as originais que vc usou pra chegar nesse resultado ;)
Essas foram as imagens usadas
opa pessoal! Acabei de ler este tópico inteiro e me interessei muiito no matting paint e na facilidade que proporciona ao workflow... porém fiquei meio confuso em alguns pontos, como: eu vi que ele é muito bom para se fazer imagens estáticas... mas como funciona esta técnica aplicada à animação 3d uma vez que as montagens e pinturas são feitas em 2d? Tenho conhecimento em animações no 3ds max e no photoshop mas muito pouco em softwares de composição de vídeo como combustion, after effects, fusion, etc... Obrigado!
www.cadupuccini.com

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