GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

Nossa, faz tempo que eu n entro aqui pra dar uma olhada, o pessoal tah estudando mesmo. Hj eu finalizei meu primeiro matte painting, é só um teste ainda, pretendo fazer coisas mais elaboradas, mas to estudando a fundo aqui. Gostei muito da tecnica, te dá muita liberdade, se vc fosse fazer td em 3d(ou em 2d) o resultado talvez não sairia. Agradecimentos ao Tiago, pq sem esse grupo de estudo eu até hj não saberia oq eh matte painting(tah bom que ainda n sei mt bem mais ai o problema é com a pessoa aqui heheheheh)
E ai pessoal, poxa obrigado a todos pela força, vou ser bem sincero em dizer que comecei o grupo como uma maneira de eu mesmo aprender! E o pessoal acabou tomando gosto pela coisa e o grupo teve uma 'toma participação. Passou um tempo meio que no freezer, mas agora vcs estão trazendo ele a tona novamente, e podem ter certeza de contar comigo quando precisarem de ajuda. As vz posso demorar um pouquinho pra responder, mas é pq as coisas andam bem corridas aqui no filme. Quanto a idéia de fazer uma cena padrão para estudos. É uma boa idéia, essa semana eu estou indo viajar, então não prometo nada para agora. Mas já vou começar a separar algumas imagens legais que tenho, e vou fazer um esboço de um cenário. Assim a meta vai ser desenvolver o cenário apartir da referência, usando, não digo que todas, mas dando prioridade em usar as imagens padrão do projeto, o "plus" fica por conta de cada um. Acho que isso da um projeto legal né? Com o tempo a gente pode começar a fazer alguns ensaios de speed, semelhantes aos da 3dtotal, onde eles dão uma foto que deve ser transformada. Teve uma que achei muito legal, era uma paisagem de um lago com um casarão ao fundo, e tinha que transformar em uma cena de inverno.
Ótima ideia tiago, iria ser mto legal mesmo. Tenho certeza que o pessoal iria participar. E seria um tipo de "exercicio", onde todo mundo aprenderia. Ainda mais pelas criticas e ideias que o pessoal sempre coloca aqui. Enfim, excelente ideia.
??
Espero aprendersempre..Meu Pai e minha mãe obrigado.
Portifolio em construção: http://3dartistinside.carbonmade.com
Hey, Tiagomed vocÊ ainda trabalha no cafundó? Vi um vídeo no 3D Vício, super bacana a equipe e o local, parabéns.
\"Quanto mais nos elevamos, menor parecemos aos olhos de quem não sabe voar.\"[i:c82aa881a4]Friedrich Nietzsche [/i:c82aa881a4]
E ai pessoal, pô... falei em fazer um speed e movimentar o grupo aqui, mas mal tenho tempo de postar coisas no meu blog (que por sinal não pensem que quero abrir concorrência com ninguém, foi apenas uma forma que achei de criar um banco de dados para mim mesmo). Mas sobre o matte painting, sempre que alguém tiver uma dúvida ou precisar de uma dica, é só perguntar aqui, pois eu recebo a notificasão no meu email, e assim que possível respondo. Mustis, blz cara, to lá sim, faz 1 mês que comecei lá, eu terminei minha etapa de trabalhos no filme do Minhocas e agora voltei a focar no 3d. O pessoal do cafundó é muito bacana, eles tem uma proposta de trabalho diferente, o lugar é mais descontraido, efim to curtindo bastante. Abração a todos ;)
ACABEI! Li tudo, pois é Tiago, você abriu uma nova janela para min, sempre fiz algumas manipulações somente no PS e não sabia até pouco tempo que se chamava Matte Painting, estou fazendo experimentos agora com o 3D também. Abraço e Não deixa o grupo morrer!
\"Quanto mais nos elevamos, menor parecemos aos olhos de quem não sabe voar.\"[i:c82aa881a4]Friedrich Nietzsche [/i:c82aa881a4]
"Mustis" disse: ACABEI! Li tudo, pois é Tiago, você abriu uma nova janela para min, sempre fiz algumas manipulações somente no PS e não sabia até pouco tempo que se chamava Matte Painting, estou fazendo experimentos agora com o 3D também. Abraço e Não deixa o grupo morrer!
Essa técnica é perfeita pra se usar com 3d, na verdade as duas se complementam. Eu postei no blog esses tempos atraz (acho que vi o link aqui na 3d1) uma ferramenta que permite fazer um camera mapping com multiplas cameras, isso ajuda bastante no matte painting 3d. http://3dvicio.blogspot.com/2010/05/cameramapgemini.html Se vc quiser vc pode dar uma olhada no making of de um trabalho meu, onde mostro todo o processo de integração de 3d e matte painting. Inglês: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/makingof_focke_wulf/focke_wulf_01.php Português: http://www.3d4all.org/foruns/showthread.php?t=26874
Muito Bom Tiago, li a entrevista e ainda assisti seu DemoReel, parabéns vocÊ tem ótimos trabalhos lá. Abraço,
\"Quanto mais nos elevamos, menor parecemos aos olhos de quem não sabe voar.\"[i:c82aa881a4]Friedrich Nietzsche [/i:c82aa881a4]
E ai pessoal, segue o link para 3 vídeos muito bons sobre o Albert Whitloc, um dos maiores mestres do Matte Painting antes da era digital. http://3dvicio.blogspot.com/2010/10/albert-whitlock-e-arte-invisivel.html

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707910.

Total de membros registrados: 135483

Últimos membros registrados: master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes, Nataliavieira.

Usuário(s) on-line na última hora: 439, sendo 22 membro(s) e 417 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nandao, wdesign2006, zuanon82, look, gima47, Pedro, Ronaldo Junior, João Von Rondow, Victor Mendonça, Ale Marques, JMDesign, Lisandro, Fabio Catelleno, Gabriel.C, Moura, Osvaldo Arquiteto, Nuno, Vladis, claro_lima, Reinaldo Silva, Roberto Movanni, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.