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GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Matte Painting

Por: tiagodmed  

Em: 10/11/2006 14:19

"cepuccini" disse: opa pessoal! Acabei de ler este tópico inteiro e me interessei muiito no matting paint e na facilidade que proporciona ao workflow... porém fiquei meio confuso em alguns pontos, como: eu vi que ele é muito bom para se fazer imagens estáticas... mas como funciona esta técnica aplicada à animação 3d uma vez que as montagens e pinturas são feitas em 2d? Tenho conhecimento em animações no 3ds max e no photoshop mas muito pouco em softwares de composição de vídeo como combustion, after effects, fusion, etc... Obrigado!
E ai cara tudo bem, como vc pode ver nas imagens que postei mais em cima, a gente usa uma modelagem simples, uma modelagem volumétrica, onde a composição feita no photoshop vai ser aplicada como textura. O segredo de aplicar isso é que faz a coisa funcionar, essa aplicaçào se faz com o uso do camera map, ou seja como o proprio nome diz, é a camera que vai mapear os objetos. Nesses links que eu postei la em cima tem 2 cursos ótimos sobre o assunto, são os melhores cursos de matte painting 3d pra max. http://www.thegnomonworkshop.com/store/product/41/ http://www.thegnomonworkshop.com/store/product/43/ http://www.thegnomonworkshop.com/store/category/29/Matte-Painting
muito bom os topicos vlw ! abraço...
Portfólio: https://www.behance.net/gustavocgomes [email protected] Face: Gustavo.cgomes.5
Opa tiago, muito obrigado pelas informações! Parece muito bom os cursos! Desenvolvidos por um artista da IL&M! E ainda aborda o uso do matte painting para animação! Vale a pena o investimento! Abraço!
www.cadupuccini.com
Beleza? Segui um tutorial da internet para fazer esse matte-Paiting. pois estou recem aprendendo e ainda nao consigo fazer sozinho.
Muito legau Bruno!!! To começando a estudar matte-Paiting e to muito empolgado, to afim de fazer esse tutorial ai tambem hehehehe!!! To bolando um material de estudos com um Making of de uma cena feita no photoshop e animada com tecnicas diferentes como por exemplo: camera map do 3D max e parallax no after ou combustion. A ideia é postar aqui depois pra a galera comentar e assim aprendermos juntos o melhor caminho a se percorrer, afinal essa é a proposta da sala de estudo acredito. Quanto ao angulo e perspectiva, eu constumo usar pontos de fulga com linhas partindo dos mesmos para alinhar as deformações das imagens e assim melhorar a perspectiva da composição como se estivesse desenhando. ( da uma olhada aqui: http://www.amopintar.com/perspectiva-com-um-ponto-de-fuga ) Peguei sua ideia da igreja e fiz uns teste aqui tentando alguns angulos diferentes para a imagem. Ve o que acha, é só teste to aprendendo hehehehe um dia chego lá!!!
Eu sempre tive muita dificuldade com desenho, pespexcivas e pontos de fuga. Vou dar uma olhada nesse site qeu parece ser bom. A minha sorte é que o 3d faz tudo isso pra mim
É mas pro matte painting isso é importante pra caramba, pq não é simplesmente fazer um frankenstain com um monte de fotos. Todos os grandes matte painters fazem um skecth da cena antes de começar. Outra dica, é, evita usar filtros para mudar as cores da composição final como vc fez. Quanto mais natural ficar, melhor é, pois mais realismo vai ter. Qualquer coisa que deixe com cara de que teve intervenção digital, uma cena que é completamente montada digitalmente não me parece que vai ajudar :) Da uma olhada nesses matte painting: http://www.mattepainting.org/gallery/main.php?g2_itemId=9668&g2_imageViewsIndex=1 http://www.mattepainting.org/gallery/main.php?g2_itemId=9547 Se eu não disse que eram matte vc nem saberia, obvio que não quero fazer comparações, esses caras são feras demais. Mas note no que eu disse, as cenas estão o mais natural possivel. Mesmo que a cena seja exagerada, por exemplo, uma explosão vulcanica gigantesca. Mesmo uma cena assim ainda tem que seguir uma linha de realismo para fazer com que as pessoas vejam aquilo e possam acreditar que algo assim realmente exista. Isso é o que fazem nos efeitos especiais de cinema.
Ola Tiagodmed tudo certo? Kra to querendo muito aprender a fazer matte painting sempre gostei de montagens no photoshop e tal. Mas faz pouco tempo que descobri que isso é coisa seria mesmo e hj em dia se usa muito matte painting em grandes produções de cinema. Eu to tentando aprender a animar com tecnicas de camera map e tambem parallax no after (não sei se é esse o nome correto da tecnica). Tipo no 3d max to pegando bem a ideia de projeção de imagens sobre geometrias mas no after não entendo o principio de separar as camadas, tipo acompanhar um tutorial é facil, mas partir do zero ainda ta dificil. To buscando o conceito da tecnica, ja entendi que se tenho a ideia de animar com ela tenho que estudar o movimento da camera antes de partir para a separação das camadas. Mas geralmente fica cheio de falhas nas imendas.
E ai cara, blz, bom vc disse que hoje em dia se usa muito, hehehe, desculpa mas vc esta enganado, essa técnica nasceu junto com o cinema! Ela é usada desde 1900 e la vai bolinha, hehehehe. Um dos primeiros registro do uso de composição para criar um fundo inexistente em uma cena data de 1903 no filme "The Great Train Robbery". O nome do pioneiro a usar isso foi Edwin S. Porter's. Eu tenho um material legal sobre a historia do matte painting que fiz para uma palestra que dei, eu posso tentar compilar ele e colocar pra download. Assim vcs podem entender melhor os processos e técnicas usadas. Aos interessados pelo assunto eu recomendo esse livro: http://www.amazon.com/Invisible-Art-Mark-Cotta-Vaz/dp/0811831361/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1259930874&sr=1-1 (esse livro tem uma versão mais barata, mas não vale a pena, essa mais cara vem junto um cd com os trechos dos filmes em video) Quanto a animar no after, é um pouco mais complicado, pq além de ter um bom dominio do after vc tem que entender bem o conceito e saber como falcear as coisas para que não aconteça esse tipo de coisa. Outro detalhe é que vc não vai conseguir fazer algo no after como vc faz no 3d. Portanto a utilização dessa técnica no after acaba sendo mais limitada. De maneira muito tosca posso dizer, evite mostrar o chão é aqui que vc entrega a montagem se ela não for bem feita.
Rapaz não sabia não que era tão antiga essa tecnica. Valeu a dica do livro. Você falou de não mostrar o chão e tal isso com a tecnica de animação com after? Ou minha montagem ai de cima ta muito ruim mesmo que to entregando o jogo? Hehehehehe!!! To tentando fazer alguns matte painting sem usar muitas fotos, pra começo duas ou três (usei duas na imagem de cima) isso pra não complicar muito e aprender a tecnica de mesclar as fotos e tal. Gostaria de uma dica, sera que estou fazendo certo? Antes eu pegava uma foto e bolava a ideia a partir dela (para estudo) agora desenho a ideia que tenho na cabeça depois procuro imagens de referencia que se adaptem melhor a produção. No desenho procuro esboçar pontos de fulga pra ter uma noção da perspectiva e mantenho-as para possiveis correções em alguma imagem. Isso é minha fase de planejamento. To trabalhando em duas cenas nessa fase, inclusive tive umas duvidas de como anima-las com simulação de vento mas a galera ja deu uma luz: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57295 Seria legau criar um projeto de cena pra galera aqui do grupo desenvolver, assim surgiriam duvidas e com elas a aprendizagem. Abrass Tiagodmed virei teu fã kra hehehehehe!!!!

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