GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Então pessoal, depois de muitos projetos sem terminar direito... (acho que só termino meus projetos quando são pro speed, já que temos pouco tempo pra fazê-los, temos o mesmo pouco tempo para desistir deles) agora resolvi tomar vergonha e fazer um projeto sério... já que também os speeds estavam com temas que não me chamavam muito e os trabalhos também não, salvando alguns lá que são de tirar o chapéu... mas agora eu quis mergulhar num projeto novo pra mim... que é personagem... como gosto bastante de robô... e de design... resolvi projetar um robô tanto para ser meu primeiro personagem, como personagem primeiro... estou detalhando bastante ele... por isso vou fazer um esqueleto por baixo de toda a carenagem (já que em várias partes o esqueleto vai aparecer) mas estou precisando de ajuda, pois nunca mexi com animação então não faço idéia direito de pra quê servem bones e dummys... estou assistindo tb ao vídeo tutorial das noticias aqui do site (o do transformer) pra ver se eu sugo o máximo de informação aqui: PRIMEIRA DÚVIDA: meu modelo está cruzão ainda... (não tirem o "r" dessa palavra) é só o esqueleto do robô... (ou seja ele está pelado... sem carenagem) e sem rig ou bones nem nada... observem que só tem quadril e pernas... (daí do quadril já vai sair a cabeça...) não perguntem pq ou coisas assim) tão vendo a coxa dele? aquilo são amortecedores... iguais aos de carro.... para abrir e fechar o amortecedor... estou usando o morpher como vi no video do transformer... mas não sei qe é legal usar o morfer... pois preciso que o joelho dele acompanhe a deformação do amortecedor... faço outro amortecedor sem o morpher? ou assim é melhor mesmo? SEGUNDA DÚVIDA: como funciona a criação e linkamento de bones? é só criar e linkar os objetos que eu quero nele? parece tão complicado!
olha pessoal, acho que eu estou indo bem... avançando lendo, assistindo e fuçando... acho que não tem nada errado por enquanto, mas qq alerta me avisem... acho que sei como contornar o problema do amortecedor... a única dúvida agora... eh que quando se levanta as pernas... tem como deixar o pé no chão por meio de uma opção chamada IK solver > HI solver certo?? pois então... preciso fazer isso, mas não estou conseguindo usar no pé dele... alguma luz?? obrigado!!
Fala LIloJones, eu vi tua mensagem la no topico do transformer. Essa dúvida ai de como fazer o amortecedor, sinceramente eu nao sei fazer, tentei umas coisas aqui e nada, com o morpher nao da certo pq o joelho tem que segui-lo e nao tenho ideia de como fazer isso. Só consegui fazer isso animando tudo manualmente, sem bones e sem iksolvers mas assim vai dar muita dor de cabeça na hora de animar entao descarta. Tenta fazer esse robo sem amortecedor, pq a propria perna na verdade ja é um amortecedor, minha opiniao Bem, agora vou explicar como por os bones e fazer o rig - primeiro monta a estrutura do esqueleto como mostra a imagem ai, nos bones do pé e dos dedos deixa aquela pontinha q sobra quando cancelamos o comando - depois linka os bones dos dedos no bone do pé, o bone do pé no da perna, no caso do bone da perna estiver separado do bone da coxa, linka o bone da perna no da coxa mas se estiverem juntos nao a necessidade e por último linka o bone da coxa no bone da cintura que é o bone principal do corpo Pra aplicar os iksolver é fácil, só seguir a imagem - seleciona o bone da coxa, vai em Animation>iksolver>HIsolver e escolhe o bone do pé, é diferente de como eu fiz no vídeo por causa da animaçao dele e tal - o resto segue a aimagem Pra criar os dummys só ver a imagem ai - cria 2, um menor q o outro - seleciona os 2 iks do pé e linka no dummy maior - seleciona os iks dos dedos e linka no dummy menor - linka o dummy menor no dummy maior e pronto Quando for mexer o dummy maior o pé todo segue ele, se mexer o dummy menor, os dedos seguem ele Só se controla a perna usando os iksolvers e os dummys, se vc selecionar o bone e movimenta-lo ele nao vai sair do lugar É isso, espero ter ajudado flw
http://luanpest3d.blogspot.com/
http://www.realmultimidias.com.br
ah esqueci de falar, depois de criar os bones e fazer o linkamento, ai vc linka cada peça no seu bone
http://luanpest3d.blogspot.com/
http://www.realmultimidias.com.br
Oi Lilo, Não consegui ver suas imagens, pois parece que o Sevidor do site tá dando pau... Mas sobre sua dúvida, pra fazer os amortecedores funcionarem junto com a dobra da perna, só através de rig mesmo. Que tem jeito tem. Talvez usando Wire ou Reactor Manager, sei lá (animação de personagem no Max, não é meu forte). Talvez o Edson tenha alguma sugestão. Abração,
Ow perfeitoooo Luaan!! valew mew!!! muito da hr ficou... uma pena que ainda naum arranjamos uma solução pro amortecedor... animar na mao msm nao vai ficar tao bom, mas valew msm, como sei q pra tudo tem um jeito vou procurar um jeito pro amortecedor dele... mas vlw ae de qq jeito
essa foi foda cara.....tentei algumas coisas aki mas ainda num deu....se tiver um tempinho hj em casa vou tentar novamente com mais calma...^^ boa sorte^^
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/
Olá, Lilo. Você poderá usar para esses amortecedores bones esticáveis. Configurando os bones e aplicando constraints você vai conseguir ótimos resultados. Constraints são ótimos nesses casos.
Eu tenho alguns links em meu PC, mas no momento estou no trabalho e assim que possível passo os links para você. Abraço.
opa muito obrigado Edson!! não sabia que existiam esses bones, legal! só uma pergunta... pelo que eu entendi... eu vou poder continuar usando o meu amortecedor com o morpher, certo? se não... poderia explicar melhor como eles funcionam? obrigado novamente a ajuda, estou fuçando esses "bones esticáveis" desde já

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 425

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.