GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Boma dia pessoal!!! fiquei ausente um bom tempo sem internet, mas foi colocada de volta. e aqui estou bom, a mais ou menos um mês atrá e falei q iria postar as imagens do meu personagem no outro dia, e demorou um bucado esse outro dia!!! aí estão as imagens do meu personagem, da modelagem, e do esqueleto não fiz o rig ainda. coloquei os bones do rosto só q estou com uma duvida. alguem sabe me dizer como é que faz pra fazer um rig desse tipo que mostra aí no topico do Silvarudo http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=26462, na qustão de fazer os bones se contrairem e esticarem eu sei. só q é muito mais interessante animar por aquela tecnica!!! e sem duvida mais fácil do qe animar dummy por dummy!!!! agradeço pela atenção!!!!
Meus trabalhos
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3853159292542542651&aid=1221485906&p=0
Galera, postei uma duvida em outro forum e venho trazer p/ ca tb,... seguinte: então, estou aberto a novas soluções, rsrs. seguinte, esta tela é de um personagem estilo cartoon, que fiz a sincronia, esta pronto, com os testes de animação, funcionou redondo... http://img204.imageshack.us/i/telapt.jpg/ animação http://vimuktamaquete.blogspot.com/2010/05/cartoon-3d.html (tem duas animações o youtube no link acima, relacionado ao projeto.) a unica zica que deu, não sei se é problema do max, mas tive um incoveniente nos ombros, com o skin, distorcão só ali, dai tive que ajeitar os vertices. mas até ai td bem, na próxima terei que ver se a atualização do max9 corrige isso, ou separar a cabeça do resto do corpo p/ usar o morpher e skin, sem que danifique a malha. mas o que ta pegando, é que quero fazer o maxilar acompanhar a boca, detalhe: "o maxilar só abre influenciado pelo morpher, saca?" veja o modelo que pretendo usar p/ fazer o teste,... http://img4.imageshack.us/i/tela2.jpg/ como pretendo algo mais realista, vou precisar destes detalhes do maxilar. seria mais no fonema "A",...no restante pode passar batido.
estou usando biped, não bones, pq? pq estou carregando os movimentos via *.bip. estarei criando todas as cadeias de fonemas para sincronizar com o voice-o-matic. ele vai sincronizar os morphs, daiiiiii, quando ele for puxar por ex: o morpher target "AHhh", terá que mover o maxilar inferior, pois senão vai ficar com o maxilar fechado. como devo proceder neste esquema, acho que é através de wire parametes, se alguem ja passou por isso, ia ser de grande ajuda...
Olá, Vimukta. O que está de errado é apenas a ordem dos modificadores. O Morpher deve ficar por último e no seu caso você aplicou o Skin no Final. Fazendo isso vai funcionar perfeitamente. Outra: o TurboSmooth ou qualquer outro modificador que suavize a malha só deve ser colocado no personagem depois de tudo pronto e configurado. Da forma que trabalhou deixou a malha bem mais difícil de configurar tanto no Skin quanto no Morpher e essa pode ser uma das causas dos problemas que encontrou. Testa aí e vê se fica tudo ok. Usei esta técnica no lobo acima. Abraço.
Beleza, nigel_naiguel. Nesta técnica é usada muito Constraints. No Próprio decorrer do Tópico ele explica como é feito. Tem um link também que mostra o tutorial completo. Caso eu o ache passo aqui mesmo para você. Abraço.
Oi Nigel, Cara, eu só acho que comesses edge loops vc vai ter problema de deformação na malha... O fato do personagem ser cartoon, não significa que ele não anatomia. Eu melhoraria essa malha antes de entrar no rig, ok? Abração,
E ai Edson? ficou massa esse lobo ai véio...manda ele animado sugestão, use o voice o matic, é show de bola esse plugin, se estiver usando o max. é uma mão na roda. tem o morph-o-matic p/ fisionomias, mas ainda não me aventurei, ... cara, sobre os modificadores, vou fazer esses ajustes, excluir o turbsmooth e, e adicionar novamente, pois só consegui fazer funcionar desta forma,... e acabou zuando a malha nos ombros, depois te falo. agora esse lance do wire parametes, p/ mover o maxilar junto a malha. assim ó :)) como faço hein? estou tentando com slider, mas ta osso. tipo, tenho a cabeça1(boca fechada):? e cabeça2(fonema AH, boca aberta):)) dente 1 e dente2(fonema AH) adiciono morpher na cabeça , e td bem, funciona. mas como faço p/ quando eu movimentar os valores do morhper p/ abrir a boca, o maxila acompanhar tb? :(:( valeu video simples com 3 fonemas apenas, para teste.
ah, consegui, ....fiz varios testes e deu certo... depois que descobrir com certeza a forma correta, posto um tuto...
Muito bem, Vimukta. Posta os detalhes de como fez para a galera que tem a mesma dúvida. Abraço.
e ai Edson, blz? então, fiz novamente, seguinte: sincronia labial, boca e dente/ wire parameters /slider. itens cabeça 1, cabeça 2(fonema Ah) dente 1 dente 2 (fonema AH) clique na cabeça 1/adicione o modificador morpher. selecione o canal 1(empty), botão direito, (pick from the scene), clique na cabeça 2 equivalente ao fonema AH. mesma coisa com o dente. add morpher, e selecione o maxilar(dente) ou objeto referente ao fonema Ah. 3 passo: adicione o manipulador slider. Helper/manipulators/slide. 4-passo: (Atenção) selecione a cabeça 1, botão direito/wire parameters>modified objet>morpher>cabeça2(fonema AH)/arraste a linha elástica e clique no slider.clique Object(slider)> Value: vai abrir um menu flutuante... clique na botão( <-----> ), depois conect. 5 - passo, selecione o dente, maxilar referente ao fonema AH, botão direito/wire parameters>modified objet>morpher>maxilar(fonema AH)/arraste a linha elástica e clique no slider.clique Object(slider)> Value: vai abrir um menu flutuante... clique na botão( <-----> ), depois conect. obs: o passo 5 é identico ao passo 4 para o maxilar. é isto, resumindo, a cabeça e o maxilar estarão ligados via wire parameters pelo slider, onde a cabeça 1, será o mestre. modificando o morpher para abrir e fechar a boca, vc vai fazendo os testes. qualquer duvida é só falar. abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142964

Últimos membros registrados: CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM.

Usuário(s) on-line na última hora: 424

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.