GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Feitosa, eu naum sei se foi isso q vc kis dizer, mas dps q eu li o seu comentario, resolvi dar uma pesquisado sobre edge loops, e vi q a malha do meu personagem estava, mt "quadrada" e ateh tentei fazer um teste de skin pra ver se ia funcionar, mas estava com mts vertices e estava complicado de dividi-los para "skinnar" direito, entao comecei a modela-lo de novo, soh q inves de usar box modeling, eu to fazendo com a tecnica desse tutorial aki... http://r-s-r.sites.uol.com.br/tutorial.htm q eh, como eu modelava no lightwave, e axo mais simples pra fazer os edge loops, apesar de ser mais trabalhoso... segue ai um up de como esta... []s
Ola pessoal, acho que vcs vão me xingar pela imagem neh, mais eu so estava querendo mostrr onde estou em meu estudo, estou com alguns problemas porem dificeis de ser exlicados aqui, caso não resolva estudando aqui, posto um video do problema! Então, ja fiz todo o esqueleto de bones e os helpers, agora estou envelopando ele corretamente, gostaria da ajuda de vocês com relação a esta malha, o que e onde possu fazer algo para melhora-la, ok abnraço pessoal ate mais!!!
lokal
"comino197" disse: Então, ja fiz todo o esqueleto de bones e os helpers, agora estou envelopando ele corretamente, gostaria da ajuda de vocês com relação a esta malha, o que e onde possu fazer algo para melhora-la, ok abnraço pessoal ate mais!!!
O que você pode fazer para melhorar as deformações da sua animação é trabalhar melhor com os Edges Loop na sua modelagem. Essa técnica permite ajustar a malha em locais de dobra para criar uma deformação correta simulando a idéia de musculatura no corpo do personagem. Repare o modelo do lokal, antes de aplicar o Edges Loop e depois, veja a diferença da disposição dos polígonos. Antes estava muito quadrado o desenho dos polígonos, dificultando as deformações, mas agora, apesar de muitos polígonos, está ajustado para criar as deformações corretamente.
Sergio Feitosa
Ola feitosa vlw, então gostaria de me explicar mais um pouco, gostaria de fazer este personagem or enquanto bem simples, sem muitos detalhes como olhos, boca, essas coisas, gostaria dele bem assim simples, e se ve muito na net edge loops do rosto (pelo menos eu vejo) mais não de um braço ou de uma perna (me desculpem se eu estiver errado) Não terianenhhum tuto explicando como fazer os edges loops da perna e dos braços?? Abraço ate mais!!
Olá comino197, tudo bem?
"comino197" disse: Ola feitosa vlw, então gostaria de me explicar mais um pouco, gostaria de fazer este personagem or enquanto bem simples, sem muitos detalhes como olhos, boca, essas coisas, gostaria dele bem assim simples, e se ve muito na net edge loops do rosto (pelo menos eu vejo) mais não de um braço ou de uma perna (me desculpem se eu estiver errado) Não terianenhhum tuto explicando como fazer os edges loops da perna e dos braços??
Os Edges Loop são mais vistos em rostos, mas devem ser utilizados no corpo inteiro, onde poderá ocorrer algum tipo de dobra ou deformação, relacionada a alguma junta ou músculo do corpo. Exemplo 1: o joelho e o cotovelo dobram, então é necessário Edge Loop nessas regiões para que a dobra cause uma deformação na malha de forma correta; Exemplo 2: a dobra da barriga gera uma deformação na musculatura da barriga, com isso é necessário Edge Loop nessa região de forma que essa deformação ocorra corretamente. Entre as páginas 5 e 15 desse Grupo de Estudo, existem diversos exemplos de malhas preparadas com Edge Loop. Você pode olhar os modelos para ter uma idéia de como produzí-los também. Abaixo segue artigo sobre edge Loop que poderá lhe ajudar muito: - Técnica de Edge Loop http://www.3darts.com.br/tutoriais/edge_loop.php
Sergio Feitosa
Vlw feitosa vou dar uma olhada aqui no grupo e neste tuto, so estudando que se aprende neh!! logo posto algo melhor, so uma coisa, tenhu aqui no meu pc um personagem que baixei acho que aqui na 3d1 para estudo, nele esta adicionado o morph e skin morph, e pelo que eu vi na primeira pag. deste grupo não tem tuto sobre pra que serve e como usar estes dois modificadores ok! se tiver me desculpem to meio cego kkk so uma coisa que gostaria de explicar, nesse meu ersonagem ainda não vai ter olho nem boca, por isto não vou fazer edge loop lah ainda, vou estudar mais braços e pernas ok... Abraço ate mais!
Olá comino197, tudo bem?
"comino197" disse: so uma coisa que gostaria de explicar, nesse meu ersonagem ainda não vai ter olho nem boca, por isto não vou fazer edge loop lah ainda, vou estudar mais braços e pernas ok...
Se o seu personagem não terá nenhum detalhamento no rosto, então não precisa se preocupar com os Edges Loop nessa região. Sobre os braços e pernas, seria legal para os seus estudos se você pudesse fazer assim: - um modelo sem edge loop e skin apenas - um modelo com edge loop e skin apenas - um modelo com edge loop, com skin e skin deformers Dessa forma você irá criar um estudo bem detalhado dos pós e contras de se usar essas técnicas.
Sergio Feitosa
Pow, vlw feitosa pelas explicações!! ja estão guardadinha aqui na minha cachola!! hehehe então, estou fazendo outro esqueleto para encaixar no meu personagem, estou fazendo com mais calma, e tipo que juntando varios tutoriais da internet para o rig, e com relação ao edge loop tenho que estudar um pouko mais pois não entendo nada ainda mais estudando que se aprende neh!!!/ Abraço ate mais!!
Bem acho que vou pegar carona nesse grupo de estudos para finalmente tomar vergonha na cara e começar a modelar alguns personagens q tenho aqui! Bem ainda não li todo o topico, pq não tive tempo, mas com certeza eu vou ler! Vamos ver no que vai dar... se eu conseguir não destruir toda a malha já eh um começo!! Agora por onde começar.... hum...
eaew edson, tu bem neh? blz, edson eu estou começanduh agora a mexer no 3ds max, eu uso o 8.0 e vou postar aki uma imagem do meu personagem, eu sou um pouco lento msm pra mexer no max, mais devagarinho eu vou postando aki como ele esta saindo esse eu comecei a fazer segunda feira agora dia 9 de julho e o sergio feitosa indicou esse grupo de estudos ki eu axei uma suuuperr ideia genial, essa sua iniciativa principalmente pra pessoas como eu ki estamos aprendenduh agora será muito util, tenho certeza ki compartilharei meus conhecimentos ki saum poucos e irei aprender muutio com vcs ki ja estao super avançados!!! abraços!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142966

Últimos membros registrados: RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 177

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.