GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

Bom, muitos animadores fazem rigs faciais, mas na minha opinião é mais pratico fazer com morphers
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
opa jajão blz? na verdade é um lapis, os render's anteriores são só da malha fixa, os olhos eu já tinha feito separados, mais não renderizei!! a parte de cima é uma borracha!! kkkk, acho que agora dá pra identificar melhor!!! mais um up!! ahhhh e outra coisa.... o abrir e o fechar de bora eu usei o modificador morpher... Acho menos complexo pra fazer o movimento facial!!! Abração a todos!!!
opa galera.... vai aí o meu ring!!! agora que começa a ficar osso!!! Uma pergunta é melhor ringar primeiro e mapear segundo ou o contrario? Abraço a todos!!!
Olá, naomeescrevaa1!! O ideal é fazer o mapeamento primeiro! Só depois que estiver com tudo comfigurado do jeito que quer, fazer o rig! Assim evita ter que mexer na malha depois do rig pronto!! Para animação o ideal a malha que postou na segunda mensagem, pois a outra está com muitos polígonos e ficará mais difícil controlá-la! Galera, já estou com a base do meu personagem pronta! Estarei postando na minha próxima mensagem! Janjao, valeu pela contribuição!! Abraços a todos!
opa postando o meu segundo boneco. ja estou com algumas dúvias aqui, amanha eu posto. hoje colo somente a imagem e tal. quero que fique um pouco mais parecido com o desenho mesmo, mas esse aqui ja esta muito bom para animar. abraço a todos, se tiver alguma modificação que eu tenha que fazer para uma melhor animação fala ai gente, abraço.
ai pessoal tenho umas dúvidas: 1) olhá só, a primeira dúvida é em relação as entradas do corpo de um personagem na roupa , por exemplo. aqui nesse boneco eu somente extrudei mesmo para a parte interna e depois extrudei para fora. Isto esta correto para uma animação? não vai dar problema masi tarde? 2) nesse desenho deixe separado pernas braços cormpo e cabeça. o que é melhor, unir tudo, ou pode deixar asssim? O que voces estão achando? Depois de mais alguns ajustes na malha irei mapear e texturizar (isso somente no gato quixote) no outro é mais para estudo de movimentos e tal. Abraço a todos.
ha também fiquei na maior dúvida em relação à boca. alguem tem um tutorial ou alguma coisa assim, pra deixala de formacorreta para uma animação?
opa naravan blz.... cara quando eu modelo um personagem eu faço tudo na malha, posso até criar os braços separados, as pernas, mais depois eu uno os vertes dos mesmos aos verts da malha principal, assim tornando um objeto só!! isso faz com que a cena pese menos e na hora de mapear e ringar fica bem mais faciu!!! A questão da boca eu acho melhor usar o morpheu para movimento facial... é menos complexo do que usar bones para movimentar a face.... http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Animacao_Personagem/13_Animacao_Facial/Morpher_1/Morpher_1.htm Aqui vc encontra como usar o morpheu... e fora parte acho o melhor site para modelagem e animação de personagem!!! Abraço fera....
Falae Naravan, Eu, e também a maioria das pessoas que eu conheço e modelam personagens, usam essa técnica de deixar tudo numa malha soh usando um extrude ou um bevel de leve pra dentro e um estrude pra fora. Mesmo o modo de fzr os braços separados e depois encaixando no personagem, acaba sendo no final das contas a mesma coisa pois o resultado final eh o mesmo. Concordo que mapear fica mais simples usando a segunda opção, mas nunca tentei fazê-la. A boca eu uso um bone pro maxilar, tendo controle sobre a parte inferior da boca, mas soh pro movimento de abrir e fechar. O morph acaba sendo quase q obrigatório pras movimentações mais complexa. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Olá naravan, tudo bem?
"naravan" disse: ha também fiquei na maior dúvida em relação à boca. alguem tem um tutorial ou alguma coisa assim, pra deixala de formacorreta para uma animação?
Sobre a questão da boca, tudo irá depender dos movimentos que você deseja realizar. O Morpher facilita muito na hora da animação, porque basta alterar o valor dos Targets para conseguir o efeito desejado, porém dá muito trabalho preparar as expressões faciais e o arquivo ficará pesado, devido ao alto número de cópias da cabeça para construção das expressões. A animação facial através de bones, será mais trabalhosa para animar, porém o seu arquivo ficará bem leve e você terá total liberdade de criar a expressão que desejar a qualquer instante e não apenas as expressões que foram criadas para usar com o Morpher por exemplo.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135507

Últimos membros registrados: orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam.

Usuário(s) on-line na última hora: 573, sendo 1 membro(s) e 572 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: orodrigo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.