GRUPO DE ESTUDO: Criação e Animação de Personagens

Por: Edson  

Em: 07/03/2007 21:31

olá naomeescrevaa1, muito obrigado pela dica, vou acompanhar o tutorial que voce passou, parece muito bom. Vou tentar das duas maneiras e ver qual que me adapto melhor. Mas pelo jeito a animação facial é a ultima parte que se ve né. vamos ver isso depois então. Abraço valeu pela dica. e ai ToGgY obrigado pela dica, como voces tres falaram, eu vou deixar o corpo com uma malha só mesmo. E a movimentação da boca eu farei um teste depois, ja que o objetivo é aprender não é mesmo, vou tentar das duas maneiras. oi Feitosa, olha ai o Wire do boneco, nas juntas. Era isso que voce sugeriu? Voce estava explicando sobre o ajuste do skin, na verdade tenho sómente uma vaga ideia do que seja isso, na pratica nunca usei. mas agora com esse grupo de estudo não tem erro. é agora mesmo. Vou seguir o seu conselho e unir a malha. Abraço feitosa.
Olá naravan, tudo bem? A parte do braço ficou legal. Nela eu só mudaria a parte do cotovelo para adicionar os EdgeLoop que irão facilitar na hora da animação (dobra do braço). Se você ainda quiser simular os músculos do braço, os EdgeLoop serão de grande ajuda. Segue link com explicações de como preparar os Edgeloop: http://www.3darts.com.br/tutoriais/edge_loop.php Segue link com explicações da musculatura do braço para referência: http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/sist_muscular/membros.html Sobre a parte do Joelho, eu achei um pouco sobrecarregada de polígonos, se bem que você já modelou a roupa junto... O seu ajuste do Skin será um pouco mais complexo, mas dará para fazer. Se você conseguir diminuir o número de polígonos, respeitando a qualidade será melhor, caso contrário, dará para fazer assim também. Sobre a parte do corpo, aparentemente está legal. Gostei muito do seu personagem, você poderá testar muitas técnicas e ferramentas nele. Será um belo aprendizado para você.
"naravan" disse: Era isso que voce sugeriu? Voce estava explicando sobre o ajuste do skin, na verdade tenho sómente uma vaga ideia do que seja isso, na pratica nunca usei. mas agora com esse grupo de estudo não tem erro. é agora mesmo. Vou seguir o seu conselho e unir a malha. Abraço feitosa.
Skin é o modificador que te permite associar a malha (o personagem) ao esqueleto (estrutura de bones). No Skin você terá total controle de como a malha irá se comportar a cada movimento dos bones, podendo simular contrações de músculos, dobras corretas da pele e muito mais. Firme nos estudos!
Sergio Feitosa
olá galera, voltei, estive fora um tempo por causa do graaaande volume de trabalho, mas por causa desse grande volume de trabalho eu adoeci e o médico me recomendou descansar um pouco e como meu descanso tb é modelar rsrsrs vou descansar modelando, só q sem a pressão de prazos. quando entrei aqui vi uma mp do feitosa sobre o grupo de estudos e como eu tava a um tempão querendo modelar alguma coisa caiu como uma luva. acima segue meus primeiros estudo do meu personagem, é o super homem. vou começar a modelar o corpo agora,, e depois queria uma graande ajuda pra rigar, envelopar e animar ele, por q naum sei quase nada disso. valeu e até mais
Olá murcegão, tudo bem? É um prazer te ver nesse Grupo de Estudo de Personagens, tenho certeza de que o seu personagem ficará muito bom. Precisando de ajuda para montar o RIG é só postar, estaremos aqui para ajudar no que for possível. Eu acredito que esta semana eu já consiga dar início nos meus estudos e começarei a postar aqui também.
Sergio Feitosa
segue complemento do meu personagem, vou rigar ele agora e depois envelopar!!! ficou simples ele pra num pesar no render...
Ai galera! Blza? Tô inscrevendo o Tobba aqui... tô precisando corrigir alguns detalhes dele (dobras e melhor controle). http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20751 Abração!
Oi gente tudo bem? Esse grupo é muito legal, eu vou tirar um tempo para ler tudo e vou tentar participar também. Tomodachi, que legal te ver aqui cara, fazia tempo que você não aparecia, achei que tinha desistido de 3D, fico muito feliz de ter você aqui novamente, você é um dos leitores mais antigos. Espero que volte a participar bastante, vai ser um prazer grande poder conversar mais com você pelos tópicos. Murcegão, adorei o Superman, eu curto muito o Superman. Lembro que quando minha mãe comprou o nosso primeiro video cassete, a primeira fita que eu aluguei foi Superman 1. :) Abraços a todos
Oi André tudo bom??? Cara, muito bom estar de volta! Eu deixei o 3D de lado pra cuidar de outras coisas como trabalho e faculdade. Mas acho que agora que formei vou retomar o 3D e trabalhar com isso. Um pena o tempo perdido... mas sempre podemos recomeçar neh? (Agora com Maya). Obrigado pela recepção! Bom gente, sei que vocês estão em etapas diferentes e desculpe se tô atropelando aki. O Tobba tah todo rigado, mas o rig está com alguns problemas... acho que não é muito grave, mas gostaria de resolver e entender o problema. Criei um IK no braço (do ombro ao punho) e ele se comporta diferente nos braços direito e esquerdo. Aliás com pouco ou nenhum controle. Fiz um controlador pontual (constraint point) que controla o IK (1) e um controlador que controla o giro do IK (2) com um pole vector constraint. Seguem as imagens: Gostaria de saber se os controladores são suficientes, e o que está dando errado com eles. Ps.: Estou usando Maya 8.0 []'s
E ai galera tudo bem? Esse é meu 1º post e minha 1º modelagem de personagem q tento completar (digo terminar mesmo!!) no 3DMax, então não ha nada melhor do que postar neste grupo. Tenho muita coisa inacabada aqui no meu pc desde quando comecei a mexer em 3D. Porque muitas veses eu desistia por causa do desanimo provocada pela duvida de se estar fazendo o precedimento certo (quem é iniciante sabe do q eu falo). Mais achoi q nesse grupo isso vai mudar! valew 3d1! esperando C&S, tambem ajuda... E ai como é q ta ficando o minotauro ?
Olá André, tudo bem? Fico muito feliz em saber que poderemos contar com toda sua experiência nesse grupo de estudos. Tenho certeza de que todos os leitores, incluindo a mim, aprenderemos muito com suas respostas. Olá Tomodachi, tudo bem? Eu não conheço o Maya, mas eu acredito que ele tenha ferramentas semelhantes ao do MAX para ajustar os Rig e os Envelopes do Personagem. A questão dos controladores estarem resultando em movimentos diferentes em cada braço, pode ser dado por alguma rotação nos controladores ou nos próprios bones. Quando se cria os bones, deve-se tomar cuidado com a posição que ele é criado, porque dependendo da forma que ele é criado, a estrutura irá girar para frente ou para traz. Sobre a questão da dobra no cotovelo que está muito estranha, você pode usar ferramentas existentes dentro do modificador Skin (no 3Ds MAX - creio que o Maya tenha algo semelhante) para ajustar essa dobra. No MAX o nome dessas ferramentas dentro do Skin são: Joint, Bulge e Morph Angle Deform. Dá uma olhada para ver se o Maya possui essas ferramentas também. Outra forma de tentar diminuir essa deformação exagerada na dobra do cotovelo é você ajustar a sua malha com a técnica de EdgeLoop que lhe permitirá uma malha com melhores deformações. Olá zentraed, tudo bem? Muito legal suas modelagens. Espero que você possa participar bastante do Grupo de Estudos.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716856.

Total de membros registrados: 142961

Últimos membros registrados: ErexivaKapseln355, ArthryonHeat, andrey_3d, nana_rlkdoodio, GabrielaM, mariajuliamafioletti, JoanRMattos, Jarofix345.

Usuário(s) on-line na última hora: 446

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.