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Grupo de Estudos: Blender

Por: Ian Caio  

Em: 19/10/2007 16:23

Olá Pessoal, Meu nome é Henrique Zorzan e também sou um usuário do Blender, tenho um blog 3D com meus trabalhos que são bem simples, ainda estou aprendendo a trabalhar com CG. Para quem quiser visitar fica aqui o endereço: http://henriquezorzan.blogspot.com Bem deixo aqui o link de um tutorial com um trabalho incrivel feito com o blender do site CMIVFX. (Nota: Não pude ler todos os tópicos do grupo de estudo por isso não tenho a certeza se já foi postado ou não este link, caso tenha sido peço desculpas) http://www.cmivfx.com É um tutorial do blender que mostra como interagir uma foto com o 3D e principalmente como trabalhar com os "nodes". Não é muito básico mas pelo menos fica na lista de tutoriais do pessoal para futuras pesquisas e estudos. (Nota: Para ver é necessário fazer registro no site.) Abraços e bons estudos! Henrique Zorzan
Tatasoka... quem sabe a gente vai estudando aqui através de posts como aplicar materiais... e como criá-los ... efeitos, etc tudo sobre materiais enfim. Eu mesmo ia aprender muito com isso... Vidro, Caustics, Água, Plástico... também sobre texturas etc. Bom é uma idéia. Brigadão pela atenção. Everton Fonseca.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Baaaaaaaaaahhhhhhhhh... tatasoka... cara só agora fui ver que tu postou ali pra mi o link da revista.... meu to baixando todos os números.. OBRIGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO MESMO CARA.... hehehe
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)
Tutorial de como fazer um pneu com dois tipos de calota: Como fazer o pneu: 1.Insira a Torus (ADD/MESH/TORUS) 2.Diminua as escalas de X e Y proporcionalmente e da escala Z configure de modo que fique na base do triplo dos valores do X e Y. 3.Aplique Extrusão de faces e faça um movimento com mouse para fora, mas ligeiramente para fazer os cortes dos pneus. 4.Aplique uma coloração escura indo para 0.025 no RGB nas três bandas. 4.a)A banda vermelha é 0.025,a banda verde é 0.025 e a banda azul é 0.025 5.Se for preciso aplique textura cloud\marble ou wood colocando no map input (x=15.00,y=15.00 e z=-5.00) para fazer alongamentos na textura. Ou se tiver uma textura de pneu ajudará. Como fazer a calota tipo A: 1.Insira um cilindro 2.Configure o tamanho do cilindro igual ao do pneu e o posicione no interior do mesmo. 3.Selecione as faces superiores e inferiores do clindro e aplique Extrusão de faces. 4.Faça o movimento do mouse para dentro. E depois apague as faces com DEL 5.Defina uma coloração ou textura de metal á calota 6.Aplique junção de objetos, selecione a roda e com o Shift selecione a calota, depois pressione CTRL+J Como fazer a calota tipo B: 1.Insira uma esfera (ADD/MESH/SPHERE) 2.Configure o seu tamanho ao do pneu. 3.Configura uma textura metálica 4.Aplique smooth (To Smooth na aba dos materiais do lado do to Solid) 5.Aplique to mirror em 0.5 com fresnel de 0.7 com Fac padrão. 6.Divida a esfera em duas partes. Para isso selecione a metada de esfera (B) e apague uma das metades. 7.Posicione a metade restante no centro do pneu. 8.Ajeite de forma que a calota cubra toda a visão interna do pneu nem muito central e nem muito fora. 9.Aplique junção (CTRL+J) Obs: 1.Não é necessário aplicar junção mas é um melhoramento da cena 2.Toda vez que um objeto é fundido com outro, ele herda as propriedades do outro objeto Pai (selecionado primeiro na seleção de shift) se um dos objetos não tiver configuração personalizada. Portanto se um tiver cor preta e é transparente o outro herdará esta propriedades se não já tiver uma propriedade. 3.CTRL+J não tenho certeza se é SHIFT+J porque estou sem acesso ao Blender 4.E ára extrusão escolha a segunda opção para todos os procedimentos deste tutorial 5.Se quiser cancelar o efeito ainda sob processo basta pressionar ESC 6.Depois é só ir para o modo EDIT e pressionar U de Undo, retornar ou desfazer ação 7.O cilindro serve no caso da calota do tipo B para ligar eixos do carro (o carro tipo genérico - vagão,carro,partição de um veículo).
Website: http://Blender3Dcarioca.wordpress.com
Ever, eu aceito falar sobre materias, mas para quem está começando não seria melhor treinar modelagem? O tópico está um pouco desorganizado, hehe... Mas tudo bem...vou postar uma propriedade do mateiral, bem simples...isso porque eu não sei o que todo os botões fazem...rsrs Vamos lá! No painel Material buttons existe uma aba chamada Material. Nessa aba você define as cores básicas do material. O primeiro canal de cor é a base do material, se você deixar vermelho o objeto vai ser vermelho... O segundo canal define a cor do Specular, aquela bolinha que fica no objeto de acordo com a luz...a cor padrão é cinza, mas na imagem eu coloquei vermelho... O terceiro canal define a cor da reflexão (RayMirror)...por padrão a cor é branca, com isso o objeto reflete o que tem em sua volta na própria cor...na imagem eu coloquei vermelho... Com todos juntos temos uma bola de natal! hehe Bem, essas são as cores básicas do material, hoje mesmo eu escrevo sobre as texturas procedurais...
Só pro pessoal saber...agora as vídeo aulas do Tio Ilmo de Blender estão disponíveis para download! Melhor do que no youtube porque não dava pra ver os botões e os valores direito...quem quiser conferir: http://www.4shared.com/dir/4170879/a9a07efe/Video_Tutos.html O bom é que você pode baixar as aulas uma de cada vez, ai você só faz o download do que te interessa.
Como o assunto é materiais eu fiz um tutorial de como fazer material de carro! Quem quiser conferir é só entrar no meu blog, ele está dividido em 3 partes... Parte 1: http://blendertotal.wordpress.com/2007/12/21/tutorial-material-de-carro/ Parte 2: http://blendertotal.wordpress.com/material-de-carro-parte-2/ Parte 3: http://blendertotal.wordpress.com/material-de-carro-parte-3/ Bons estudos!
Aproveitando o estudo do tatasoka sobre material para carros, fiz uns video de digamos pra quem tem noção de blender, para quem esta no intermédio, fazer uns carros cartoon bem legais. Paroveitei e fiz eles também tuning. O Sistema é bem simples, não é nada complicado. Um pouqquinhu de esforço, e vc obtem ótimos resultados! Part 1: http://br.youtube.com/watch?v=NnmOm66QRds Part 2: http://br.youtube.com/watch?v=DXuA-Q2r2Zk&feature=related Part 3: http://br.youtube.com/watch?v=ZsGTV4EvO_w&feature=related Originalmente é um tuto mais devagar, acelerei ele para poupar o tempo, precisando eu passo o original para vocês com melhor qualidade. Meu msn: [email protected] Grato, Caleb Souza :-P
fenix3d.wordpress.com
Olá, Uma das melhores práticas para aprender qualquer programa de edição gráfica é visualizando cenas 3D. E uma das coisas que tenho feito atualmente e já vem acontecendo alguns meses de recriar cenários de consoles antigos como SNES,N64,GC,PS1 e PC. Se alguém ja teve a oportunidade de ver os cenários do Goldeneye para N564 refeitos para os dias de hoje vai perceber que fazer remaker de algumas cenas geram boas imagens. Uma das cenas que criei foi a nave de fuga da Sulaco do Alien 3. E para fins de treinamento estou elegendo um jogo dos consoles acima. Minha sugestão é que mensalmente como acontece no Speed Challenger ou semanalmente aconteça um tema baseado em video ou filme para recriar a cena. Pretendo recriar cenas do jogo Hall-Life 2. E não só a cenários, e sim personagens, mas para mim seria recriar os personagens em forma cartoon que é o personagem que sei criar. Então minha sugestão é ter uma speed Challenger particular do Blender neste tópico para treinamento e claro não só uma postagem rápida do cenário, e sim tratamento de materiais e iluminação, e explicando como o autor o fez. Assim ajuda á todos á criarem efeitos realistas.
Website: http://Blender3Dcarioca.wordpress.com
Derm, ia ser legal ter um speed só do Blender, mas tem pouca gente aqui, não ia dar muito certo...mas sei la..

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