Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Wever   Guarapari - ES
isac vitor   curitiba - PR
javier porcel   Rio de Janeiro - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Valmor   Blumenau-SC - SC
cicero andre   rio de janeiro
3DER   São Paulo - SP - SP
JOAQUIMm   angola - RJ

3000x4000pixels - render de 60milhões de faces com um clique

Por: zulmar jr  

Em: 13/05/2008 08:03

3000x4000pixels - render de 60milhões de faces com um clique! apertando 'F9'. Estou enviando a img anexo para vc ter uma idéia doq estou falando, esta cena utilizei somente o final gather habilitado pq era externa e renderizei apertanto somente uma tecla! (F9): 1)_ utilizei 3ds max9 - 64bits. - win XP 64bits. 2)_ trata-se do trabalho Confort. 3)_ nada de rendereizar em parte! 4)_ nada de distribute render! 5)_ nada de salvar mapa do final gather! 6)_ nada de conserve memorial ou coisa do tipo! 7)_ nada de PROXI! 8)_ setar o renderizador + Luz + câmera + APertar F9! 9)_ NÃO TRAVOU EM NADA! 3000x4000pixels - render de 60milhões de faces com um clique! apertando 'F9'. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29671 No momento do render o gerenciador de arquivos do win estava em 9,5GB de consumo de memoria! obs.: eu só tenho minha worstation: 2 processadores Operon280 (2,4Ghz) e 4GB DDR400Mhz. Se tiver interesse eu te explico mais detalhadamente como vc nunca mais travar no momento do render utilizando mental ray e renderizar apertando apenas uma VEZ no F9! Aliás vou logo falar oq he q possibilita isso (risos): 1)_ vc tem q setar a memória virtual do windows o seu limite - maximo e minimo IGUAIS - e em um valor superior q vc vai precisar na cena. Ex>: como no meu caso eu deixo logo em limite minimo e maximo na memoria virtual o valor de 16384MB ou algo assim em torno de 16GB! como a cena acima utlizou 9,5GB - fico com bastante sobra de memoria pq ainda tenho 4GB. 2)_ com isso "eu digo" para o win qndo precisar de memoria virtual do HD ja acessa direto de cara 16384MB - sem ter q ir alocando de um valor minimo e ir aumentando! entendeu? he ai q mora o PERIGO - pq he justamente no momento da RENDERIZAÇÃO com o mental ray da cena gigante q ele vai tentar fazer isso e não consegue fazer isso e TRAVA o render... nesta hora Vemos uma mensagem na tela como se o problema fosse o mental ray q estivesse gerando! kakakaak até nisso o win se esquiva da responsabilidade e joga a culpa no mental ray dando mensagem de erro de memoria do mental ray! kakakka mas na realidade foi o próprio windows q não conseguio liberar memoria para o mental ray qndo ele precisou... acho q vc ja entendeu! he força BRUTA mesmo - não deixa o windows gerenciar o liberamento de memoria virtual - manda logo ele colocar no seu limite MINIMO e MAXIMO logo um valor FIXO q ai o render não vai travar! sim... não esquece de reiniciar o PC qndo vc fizer o procedimento de aumentar e deixar fixo os limites minimo e maximo da memoria virtual... dai qndo reiniciar ele vai aceitar a nova configuração! ( obs2.: olha a img anexo aonde he o local q falei da setagem!) 3)_ o render qndo se usa a memo virtual he bem mais lento. Principalemnte se vc esta usando Muitos GIGAS a mais q vc tem na sua memoria RAM. O disco rígido (sata2, scsi, SAS ou qualquer disco q GIRE!) sua tacha de transferência he muito lento com relação a velocidade de memórias RAM - so p vc ter uma idéa - o render desta cena foi de 15HORAS e se eu tivesse na minha máquina 16GB de RAM por exemplo este tempo de render CAIRIA sem sombras de dúvidas para 1/3. No caso próximo a +/-5 horas ou menos. 4)_ o bom disso de memo virtual? he q pode demorar 15h o render mas não trava! e vc so aperta no botão UMA UNICA VEZ! (F9). risos... e se a pessoa for mas esperta: "seta a cena" > ja coloca aonde vc quer salvar a sua img > salva a cena > fecha o max e todos os programas > vai la em "Start" do windows > "run..." e digita a linha de comando: "C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 9\3dsmaxcmd.exe" "C:\Documents and Settings\Administrator\My Documents\3dsmax\scenes\CENA.max" obs.: o render vai rolar q he uma beleza! OBS final: passei vários anos até chegar nesta conclusão! um dos caras q me ajudou com a info da tentativa de colocar fixo o tamanho da memória virtual foi o Hijack. Ele falou bem assim... tenta colocar fixo os limites de memoria virtual! abraços e fiquem com Deus! atenciosamente, Eng. zulmar Júnior.
DEUS é maior!
Que dica maravilhosa cara, é só colocar o mesmo valor no min e no max limite da memória virtual? Será que funciona assim também no 32 bits, eu não uso 64 bits ainda.
magster: sempre he bom Não deixar o win gerenciar a expanção da memo virtual qndo a demanda cresce automaticamente. Pq por experiencia própria, se a cena for pesada, ele vai atrapalhar o render e vai travar! para gerenciamento de grandes quantidades de MEMO vai de win64bits e max64bits, o win32bits fica restrito a gerenciamentos de memo muito inferiores ao win64bits. Não sei ao certo.... mas a lenda fala... risos... a lenda foi ÓTIMO... continuando... risos.... q o win xp 64bits pode gerenciar até 128GB de memória. Ja o win xp 32bits fica na casa estourando dos 3GB. 128GB de memo esta bom para Vc?
DEUS é maior!
Rapaz, é impressionante mesmo, pena que meu pc não aceite win 64 pois é meio antigo... kkk... mas, vou testar isso qdo trocar o pc, assim que sobrar grana para isso :-P
Site sendo reformulado!!!
Bom dia à todos...Zulmar, Muito legal essa dica...vou fazer uns testes aqui na empresa. Abraços!
Abraços - Fazendeiro digital

KEEP RENDERING

* AGORA - 250Ghz de proscessamento!!!!
Aê Zulmar, no dia que você me disse isso eu achei muito absurdo e tive que testar por conta própria pra ver, funciona o mesmo esquema no windows 32 bits também mas não tão bem, só no 64-bit que fica ótimo, eu testei os dois, por que o windows 32 bit não aceita gerenciar tanto swarp file p/ um programa só. Coloquei 12 milhões de poligonos sem proxy nem nada de firulas no 32 bits e funcionou, no 64 bits coloquei 48 milhões e funcionou de boa também, essa é uma dica muito proveitosa. O único problema desse esquema é que demora mais, por que não usa memória RAM, usa apenas o HD, mas leva qualquer cena enorme na chinela. Parabéns pela descoberta e obrigado por compartilhar. Abração.
Acabei de ver essa dica agora e nen tive tempo de testar... mais se funcionar aqui, vai quebrar mo galho..e obrigado por compartilhar essa dica zulmar.. o/
the page cannot be found.
"Caio Lamas" disse: ... O único problema desse esquema é que demora mais, por que não usa memória RAM, usa apenas o HD, mas leva qualquer cena enorme na chinela. ...
no caso, não he problema do "esquema"! risos... o pro he q o HD he lento em comparação a memoria RAM.
DEUS é maior!
Grande dica, to com xp 64, vou testar aqui. Vamu que vamu!
http://maquetestacciarini.blogspot.com/ http://www.vimeo.com/user2935658/videos
Cara, muito louca essa sua dica aí, coisa de louco mesmo. Vlw Zulmar por compartilhar. Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710365.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 417, sendo 1 membro(s) e 416 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.