Primeiras dicas do edge ou aresta :lol: São bobas mas acredito q ajudarão demais aos que estão aacostumados a mexer com outros softwares. São dicas de customização dos controles.
XSI na época quando começei a usar, primeira coisa q eu tive dificuldade foram em 2 coisas.
1° Como rotaciona, move e dá zoom nas views?
2° Como seleciono os objetos? (sim! huahauah)
Lá vai então. Vamos ao primeiro problema e à dica de customização (confesso que não utilizo ela, direi o pq depois)
1° Problema
No XSI o comando para controle das vistas são:
S + RMB = rotacionar câmera
S + MMB = zoom na câmera
S+ LMB = mover a câmera
Para quem mexe com 3dsmax ou maya deve ter se acostumado com o Alt + botão do mouse, então para trocar isso no xsi (estou com a versão 7.5 mas é a mesma coisa nas anteriores até a 6.0, antes dessa versão eu não utilizei):
File > Interaction Model > Maya
Pronto agora será como no maya
Alt + LMB = rotacionar
Alt + MMB = mover
Alt + RMB = zoom
Bom, pq não gosto de fazer isso? Como cada programa tem seus atalhos, modificando isso vc tb acaba mudando uns comandos padrões do XSI.
Segurando a tecla alt com um objeto selecionado por exemplo, serve para mudar temporariamente o centro do objeto, isso ajuda quando vc quer por exemplo fazer a rotação dele seguindo um ponto (ao soltar o Alt o centro do objeto volta ao seu lugar padrão).
2° Problema
Bom, o 2° problema é selecionar um objeto. Por padrão no XSI é assim:
Crie 2 objetos. Selecione qq um dos 2 objetos (aperte a tecla espaço para ativar a seleção). Aperte a tecla V para ativar a ferramenta "mover". Agora tente selecionar o 2° objeto do jeito q vc faz normalmente no 3dsmax.
Viu oq aconteceu? Ao invés de selecionar o outro objeto vc moveu o 1° objeto que tinha selecionado. Para selecionar o 2° objeto vc segura a barra de espaço, aperte no 2° objeto e solte a barra de espaço. Pronto, o 2° objeto estará selecionado e com a ferramenta "mover" ativada.
Eu pessoalmente não gosto desse modo de selecionar as coisas quando tenho alguma ferramenta ativada. Prefiro que seja como no max q para selecionar é só clicar no objeto que vc quer selecionar.
Para configurar isso aperte com o botão esquerdo na aba Transform (botão direito recolhe a aba) e selecione Transform Preferences
Na nova janela q se abriu, vá na aba Tools> Tool Options e em "Click Outside Manipulator" escolha "Select Tool".
Bom, essa foi minha primeira ajuda neste tópico e qq dúvida só postar. :P