Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
Helio Lima   Taubaté - SP - SP
NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
javier porcel   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

axis   bataguassu - MS
Beri   RJ, Rio de janeiro - RJ
vanderabelo   Barsil - MG
rogeriodec   Ponta Grossa - PR - AC

Grupo de Estudo: XSI

Por: Leandro  

Em: 24/03/2009 09:53

Com certeza é o pc :(
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Primeiras dicas do edge ou aresta :lol: São bobas mas acredito q ajudarão demais aos que estão aacostumados a mexer com outros softwares. São dicas de customização dos controles. XSI na época quando começei a usar, primeira coisa q eu tive dificuldade foram em 2 coisas. 1° Como rotaciona, move e dá zoom nas views? 2° Como seleciono os objetos? (sim! huahauah) Lá vai então. Vamos ao primeiro problema e à dica de customização (confesso que não utilizo ela, direi o pq depois) 1° Problema No XSI o comando para controle das vistas são: S + RMB = rotacionar câmera S + MMB = zoom na câmera S+ LMB = mover a câmera Para quem mexe com 3dsmax ou maya deve ter se acostumado com o Alt + botão do mouse, então para trocar isso no xsi (estou com a versão 7.5 mas é a mesma coisa nas anteriores até a 6.0, antes dessa versão eu não utilizei): File > Interaction Model > Maya Pronto agora será como no maya Alt + LMB = rotacionar Alt + MMB = mover Alt + RMB = zoom Bom, pq não gosto de fazer isso? Como cada programa tem seus atalhos, modificando isso vc tb acaba mudando uns comandos padrões do XSI. Segurando a tecla alt com um objeto selecionado por exemplo, serve para mudar temporariamente o centro do objeto, isso ajuda quando vc quer por exemplo fazer a rotação dele seguindo um ponto (ao soltar o Alt o centro do objeto volta ao seu lugar padrão). 2° Problema Bom, o 2° problema é selecionar um objeto. Por padrão no XSI é assim: Crie 2 objetos. Selecione qq um dos 2 objetos (aperte a tecla espaço para ativar a seleção). Aperte a tecla V para ativar a ferramenta "mover". Agora tente selecionar o 2° objeto do jeito q vc faz normalmente no 3dsmax. Viu oq aconteceu? Ao invés de selecionar o outro objeto vc moveu o 1° objeto que tinha selecionado. Para selecionar o 2° objeto vc segura a barra de espaço, aperte no 2° objeto e solte a barra de espaço. Pronto, o 2° objeto estará selecionado e com a ferramenta "mover" ativada. Eu pessoalmente não gosto desse modo de selecionar as coisas quando tenho alguma ferramenta ativada. Prefiro que seja como no max q para selecionar é só clicar no objeto que vc quer selecionar. Para configurar isso aperte com o botão esquerdo na aba Transform (botão direito recolhe a aba) e selecione Transform Preferences Na nova janela q se abriu, vá na aba Tools> Tool Options e em "Click Outside Manipulator" escolha "Select Tool". Bom, essa foi minha primeira ajuda neste tópico e qq dúvida só postar. :P
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Legal, Edge. Legal compartilhar as dificuldades que vc teve e as soluções. Grande abraço,
SUNLIGHT Introdução Pessoal, descobri a algumas semanas atrás esse sistema "Daylight" no XSI. Achei legal e resolvi fazer um teste e postar aqui. Estou usando como exemplo uma cena em que estou trabalhando (Fig 01). Criando o sistema Ao inserir esse sistema, pode-se escolher uma luz existente no cenário para ser a luz do sol (Sun Light) ou deixar o sistema criar uma. Eu preferi deletar a luz padrão, que já vem na cena, e desliguei completamente a influência da luz ambiente (Ambience = preto) para tirar proveito totalmente desse sistema aliado ao Final Gathering (Fig 02). Como resultado, a cena fica completamente escura. Para criar a Sun Light, acesse Render > Pass > Edit > Initialize Sky Shader (Fig 03). Depois clique em Apply. Ele criará a luz do sol (uma luz comum Infinity) sendo filha de um Null localizado no centro da cena. Assim, ao mover a luz, ela sempre apontará para o centro. O resultado do render com o sistema aplicado está na Fig 04. Perceba que ele aplica automaticamente o shader Physical Sky no Environment. Aplicado através desse sistema, ele mudará de cor e intensidade de acordo com a posição do sol. A Fig 05 mostra o comportamento do Céu quando o sol é deslocado para cima. Apesar de existir uma luz para simular o sol, ela não é uma mr Sun, ou seja, ela não possui um shader aplicado que simule fisicamente a luz do sol. Para aplicar esse shader na luz, selecione a luz e tecle 7. Isso vai abrir o Render Tree, mostrando a luz e o shader aplicado (Fig 06). O shader padrão de qualquer luz é o Soft_light. No menu da esquerda, procure o shader chamado Physical Sun. Ele está localizado em Lights. Arraste esse node para dentro da janela da Render Tree e conecte-o a luz, no parâmetro Light Shader. Isso desconecta automaticamente o shader Soft_light, que não usaremos mais. Dê dois cliques no novo shader para ter acesso as suas configurações. Como a Physical Sun é muito forte com o valor 1 em Multiply, eu baixei para 0,03 e fiz outras alterações para deixar a sombra mais suave (Fig 06). Como estou fazendo meus testes de render com o Render Region, vou acessar suas configurações (Fig 07) para habilitar o Final Gathering. Habilite o Final Gathering clicando em Mental Ray > Final Gathering > Eneable (Fig 08). Em Accuracy, eu mudei para o modo Expert para ter mais controle usando os raios. Os valores para esses raios vai depender do tamanho dos objetos na sua cena. Normalmente, o valor do Min. Radius é 10% do Max. Radius. Habilitei também o Advanced Options para elevar o valor de Diffuse para 1. Assim, ocorrerão duas reflexões dos raios de Final Gathering. Aumentei também a intensidade do Physical Sky (Fig 09 e Fig 10). De 0,01 para 0,02. Achei que ficou melhor. Por fim, aumentei um pouco mais a intensidade da Physical Sun para 0,04 (Fig 11). Poderia aumentar mais, mas prefiro fazer os ajustes finais com as texturas aplicadas. Bom, é isso aí. Espero que tenham curtido. Abraço,
Leandro, parabéns pelo trabalho! Venho estudando o Xsi sozinho com tutoriais em ingles, e sem dúvida esse material q vc está disponibilizando é de extremo valor! Queria aproveitar pra te perguntar sobre uma dúvida "conceitual". Ao compor uma cena com poucsa luzes, sempre fico na dúvida se uso o FG ou GI/photon para clarear as sombras. Vc pode dar uma pincelada da diferença das duas técnicas? Grande abraço e mais uma vez parabéns!! Assim que puder, vou escrever algo pra postar aqui e ajudar o grupo a crescer!
Roger El Santos www.rogerelsantos.com www.rogerelsantos.wordpress.com
Oi Roger. Obrigado pelo incentivo, cara. Bom, o uso dos Photons e do Final Gathering não tem por objetivo clarear as sombras e sim gerar rebatimento das luzes, como na realidade. O método mais fisicamente correto é através dos photons, pois eles simulam esses rebatimentos de forma mais fiel. Para gerar essa iluminação mais real, é mais comum usar Photons (GI) + FG (Final Gathering) ou só o FG. Pra cenas internas, onde existe um ambiente todo construído, costumo usar Photons e FG, pois o FG tem o papel de suavizar, mesclar o efeito dos photons. Em cenas externas ou em pseudo internas (onde parte do cenário é construído, mantendo o resto aberto) costumo usar só o FG com o valor do Diffuse maior que zero, para haver mais rebatimento dos raios de luz. Porém, é possível usar só FG em cenas internas (não fica tão fisicamente correto) e é possível usar photons + FG em cenas abertas (dá mais trabalho pra configurar). As vantagens de se usar photons + FG em internas são: 1 - resultado físico 2 - como o FG demora mais para ser calculado e, dependendo da cena, para suavizar o efeito, necessita de muitos raios (aumentando o tempo de render), gerando um bom mapa de photons, acaba exigindo menos do FG. Em cenas externas, como a intensidade de luz direta costuma ser maior, o FG acaba não precisando de tantos raios para suavizar o efeito. E a percepção física em cenas abertas é menor que em cenas internas. Minha opinião. Grande abraço,
Boooaaa Leandro! Enfim, fiz alguns testes aqui usando uma cena com apenas um spot light + FG e GI. Acho que posso mexer ainda no shader da luminária, mudar a cor da luz e do cenário, mas fiz mesmo só pra exercitar as duas técnicas juntas. Abraço a todos!
Roger El Santos www.rogerelsantos.com www.rogerelsantos.wordpress.com
Oi Roger, Cara, vê se vc fez os dois procedimentos abaixo: 1 - Deletou ou desligou a luz padrão do cenário 2 - Reduziu a intensidade do Ambience para preto (Render > Modify > Ambience) Se não fez um ou os dois, faça. Acho que tem iluminação artificial demais na sua cena, e pode ser culpa dos dois fatores acima. Abração,
Olá Leandro Oliveira tudo bem? Primeiro quero elogiar o seu esforço em ajudar a galera aqui e sei como é dificil consiliar nosso tempo e ainda participar de uma comunidade tão ativa como é a 3D1...parabéns por ser esse grande profissional... Kara eu tenho algumas dúvidas em relação em qual software usar....tenho +10 anos q uso Max e pouco +1 ano que uso o Maya e XSI estou tentando migrar do Max para o Maya e XSI mais ainda tenho alguns conflitos por causa de vicios de utilização como por exemplo em modelagem, ferramentas e atalhos que usava com muita velocidade no Max e hoje no Maya e XSI levo mais tempo para conseguir o mesmo resultado...acredito que com mais prática logo eu me adpto por completo mais dai entra minha dúvida...eu como profissional quero seguir no Ramo de animação e já está bem claro pra mim que o Maya e o XSI são os melhores para isso mas não sei como é o mercado aqui no Brasil e lá fora na utilização desses softwares...tenho medo de estudar tão a fundo esses softwares e chegar lá na frente e ver que não são os que os estudios utilizam....e ter que voltar para o Max, pois se vermos algumas mudanças que o max tá tendo atualmente ele está cada vez mais próximo do Maya e XSI. Sei que vc é um profissional experiente, será que vc pode me dar alguns conselhos? Muito obrigado leandro abraço Tom
Oi Tom, cara, valeu pelo incentivo. Fico feliz em ver mais pessoas interessadas em animação e querendo experimentar outras ferramentas. Bem, é o seguinte: conheço 3 produtoras aqui em São Paulo que usam XSI. Ele tem sido muito usado também em jogos, mas não sei como está isso aqui no Brasil. O que tenho visto, em relação ao nosso Mercado, é que o Maya é mais requisitado. É um ótimo software, apesar de eu ter me adaptado mais ao XSI, mas nunca abri mão dele também. Eu acho o XSI mais maleável. Quanto a ferramentas de animação, muitas do Maya são parecidas com as do XSI. O Maya, até onde sei, só não tem um ICE da vida, mas o sistema de fluído dele é muito bom. Modelagem e organização ainda fico com XSI. O que vc pode fazer, talvez, é estudar Maya mais a fundo e depois pegar o XSI, pois vc vai ver algumas similaridades. Vou ver se levanto alguns dados quanto a utilização de softwares por empresas nacionais e posto aqui. Grande abraço,

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 937, sendo 3 membro(s) e 934 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Young03Uzziah, Luana Chen.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.