Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Dan-Tao3d   Piracicaba - AC
new   Belo Horizonte - MG
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
dadorrodrigues   São josé do Rio preto - SP
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

d.sodre   Curitiba - AC
Alef Rodrigues   Marília - SP - SP
marcomaquetes   Santos, SP - SP
bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG

Grupo de Estudo: XSI

Por: Leandro  

Em: 24/03/2009 09:53

Maior problema que vejo no ICE é que vc deve saber lógica de programação para se dar bem nele. Algo muito difícil para a maioria. É bem parecido com o thinking particles do C4D, blocos e pura lógica. Cada node já tem no nome para oq ele serve e qual função ele é. O problema como eu disse, é a lógica. Acho q uma pessoa que já está acostumada a escrever programas deve achar o ICE muito fácil pois é aquilo que ele está acostumado a fazer só q em forma gráfica. Poderíamos tentar umas coisas nele e ir postando os resultados aqui, não seria uma boa? Abraços!
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Acho que meu problema é exatamente esse, Edge. Mas mesmo o ICE sendo assim, é muito melhor que programar na unha, hehehehe Por isso quero estudá-lo de forma séria. Vamos sim, ir tentando fazer algumas coisas e postando. Abraço,
Ele foi feito com esse intuito mesmo hahahaha Eu sou horrível em programação, já tentei várias vezes mas não dá. Vamos ver se um milagre acontece e pelo menos indo nessa de ligar bloco aqui e ali conseguimos algo hahaha
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Bom gente, como pediram, vou disponibilizar o modelo que fiz aqui da luminária pra gente dar uma comparada nos renderes. Segue o endereço: http://www.rogerelsantos.com/Luminaria.rar Quanto ao Ice, já estou preparando um pequeno material aqui pra gente começar, só não deu tempo de eu organizar direito pq ainda estou dedicando um tempinho aos estudos de FG e GI: http://rogerelsantos.files.wordpress.com/2009/08/teste_23.jpg http://rogerelsantos.files.wordpress.com/2009/08/teste2.jpg http://rogerelsantos.files.wordpress.com/2009/08/teste_3.jpg Concordo com o edge q para entender o Ice, vc tem q saber a função dos nodes e compounds, mas acho que isso acontece em toda interface. Se vc não souber que "umbra" por exemplo determina a intensidade da sombra na luz, vc nao vai saber clareá-la nunca. A diferença é que os nodes não tem nomes tão sugestivos, e os que são sugestivos, geralmente pedem outro node para funcionarem. Bom, é isso gente. Abraço!
Roger El Santos www.rogerelsantos.com www.rogerelsantos.wordpress.com
Valeu Roger, Vou fazer uns testes aqui. Sobre o ICE, acho que a gente pode começar com situações simples e ir dificultando. Acredito que seja apenas questão de prática pra ir pegando o jeito. Juntos, acho que será mais fácil. Abração,
Roger, Qual versão do XSI que vc tá usando? Eu fiz aqui usando 7.5. Tive que mudar umas coisas, pois os photons não estavam sendo emitidos da luminária. Depois descobri que tinha que configurar o objeto lâmpada pra ficar fora do GI, pois a luz estava dentro dela. Segue a imagem teste. GI + FG. Sua Ambience tava ligada, clareando a cena. A cena ´meio escura mesmo, pois só tem a luminária e uma luz fraca vindo de fora. Construí um cenário fechado, pois pra usar photons é melhor. Não mexi em nada de materiais ou outros shaders. Dá pra deixar a cena mais bonita com materiais melhores. Se quiser baixar minha cena, segue o link: http://www.4shared.com/file/126458933/c95b5a6b/Luminaria_luz_textura_03.html Abração,
Opa Leandro, blz? eu fiz essa lâmpada no 7.0. Não tive dificuldade com os photons, mas deu um probleminha no spot pra emitir a luz, então nas configs do visibility da lâmpada tive que mecher e desligar a emissão de sombras. Enfim, percebi o que vc fez aqui e vou tentar fazer algo parecido. Fiz vários testes aqui em casa e o importante que aprendi como funciona os photons e o FG, agora é praticar a parte mais importante que é a questão artística, de percepção mesmo. Muito obrigado pela ajuda major, depois vou dar uma olhadinha no seu tuto da sunlight! :D
Bom pessoal, como disse, resolvi escrever um breve tuto aqui sobre o Ice, nele, você consegue fazer praticamente tudo que diz respeito a deformações e simulações. Decidi pegar algo mais simples pra começarmos e acho que um sistema de partículas colidindo é uma boa pedida, então vamos lá. Primeiro eu organizei as viewports, maximizei a janela da câmera, clicando com o botão direito no maximize/horizontal. Fiz isso com a janela inferior também, e nas duas eu mudei o source. Na de cima eu coloquei user para maximizar o viewarea e na de baixo o Ice Tree. Essas opções vcs podem acessar pelo menu da esquerda e já foram ditas aqui pelo Leandro. Depois de tudo organizado, vamos criar o objeto que vai servir pra colidir com as partículas. Criei um grid e fiz algumas alterações nele apenas pra facilitar a visualização das colisões. Criei também um grid pra servir de emissor. Agora usando o atalho 4 do teclado, mude para o menu simulate. Selecione o grid emissor, vá em ICE/Create/Emitt particles from selection. Nesse procedimento o Ice já cria automaticamente 3 nodes e 1 compound, se os nodes não aparecerem na janela de um refresh na janela do Ice Tree. Segue uma breve explicação de cada um: - Get Grid = é o node Get data criado para inserir o grid no sistema de partículas como emissor. - Emit from surface = é o compound criado para criar as partículas a partir de um objeto. É nele que vc vai configurar tamanho, massa, nº de partículas, velocidade, etc. - Simulate particle = É o node que vai atualizar frame a frame as informações providas dos nodes das portas anteriores a que está conectado no IceTree. (Pro sistema funcionar perfeitamente, esse note tem q estar ligado na ultima porta do Ice Tree). - IceTree = É o coração do seu sistema, é nele que terminam todos os comandos. Agora, depois de criado, pra testar é só apertar play no timeline. Reparem que as partículas são emitidas obedecendo as normais do grid, não obedecendo nenhuma gravidade, então, vamos adicionar gravidade ao sistema. Procure no menu da esquerda do Ice Tree pelos nodes: [i:73c29d6024]Add force[/i:73c29d6024] e [i:73c29d6024]Gravity force[/i:73c29d6024]. Basta digitar no search do Ice Tree. Arraste e conecte o force do Gravity force no force 1 do Add Force, e o execute do Add force em uma porta do IceTree que não seje a última. As partículas agora devem obedecer a gravidade. Como padrão, é configurada com -9 de força, eu sugiro trabalhar com -2 neste projeto . Então, basta dar dois cliques em Gravity Force e diminuir a força em Y. Para que o sistema detecte o 2 Grid como um objeto fazendo com que as partículas colidem, procure e adicione o node “Bounce off surface” do mesmo jeito que fizemos com o gravity usando o search. Adicione também um “Get data” idêntico ao usado como emissor de partículas. Dê dois cliques no “Get data”, e com o botão pick, selecione o Grid que vai colidir com as partículas. Agora é só plugar o value do get data no surface 1 do Bounce e o seu execute em uma porta do Ice Tree que não seje a última. O que é importante é conseguir assimilar os nodes com suas funções, então, o get data é para obter informações dos objetos, o gravity é pra gravidade, mas para aplicá-lo é preciso o add force e o bounce off surface é para fazer as partículas rebaterem durante a colisão. Existem outros tipos de colisão além do bounce que falarei depois aqui. É isso gente, talvez eu não tenha sido tão claro, então, qualquer dúvida pergunte.
Legal, Roger! Dei uma lida rápida. Vou testar quando eu tiver um tempo aqui. Abração,
Roger, Fiz um teste aqui. Ficou bacana! Animei também a hora em que o grid pára de emitir as partículas. Foi bem tranqüilo. Tenho uma pergunta: eu alterei o bounce das superfícies para metade do valor (0,5). Com isso, a partículas tendem a ficar mais presas às superfícies. Mas eu notei que elas iam acumulando e começavam a pingar através do grid. É como se o grid fosse uma superfície permeável, deixando as partículas passarem após um tempo. Achei até legal o efeito, mas queria saber se tem como controlar isso. Acho que isso aconteceu porque o grid não tem espessura. Com um cube, por exemplo, elas não atravessaram, mas algumas apareceram do outro lado. Outra pergunta: eu usei o node Die para fazer as partículas sumirem, porém, só consegui controlar o tempo de vida delas. Vc conhece uma forma de fazer com que um objeto delimilite o volume delas? Exemplo: fora de um determinado limite, as partículas não existem, elas desaparecem. Acho que do jeito que vc tá fazendo, explicando pra que servem os nodes, vai ficar fácil de assimilar. Abração,

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137789

Últimos membros registrados: Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 552, sendo 6 membro(s) e 546 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: look, netinho muniz, CNC, Pedro Juliato, Usina3d, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.