Bom pessoal, como disse, resolvi escrever um breve tuto aqui sobre o Ice, nele, você consegue fazer praticamente tudo que diz respeito a deformações e simulações. Decidi pegar algo mais simples pra começarmos e acho que um sistema de partículas colidindo é uma boa pedida, então vamos lá.
Primeiro eu organizei as viewports, maximizei a janela da câmera, clicando com o botão direito no maximize/horizontal. Fiz isso com a janela inferior também, e nas duas eu mudei o source. Na de cima eu coloquei user para maximizar o viewarea e na de baixo o Ice Tree. Essas opções vcs podem acessar pelo menu da esquerda e já foram ditas aqui pelo Leandro.
Depois de tudo organizado, vamos criar o objeto que vai servir pra colidir com as partículas. Criei um grid e fiz algumas alterações nele apenas pra facilitar a visualização das colisões.
Criei também um grid pra servir de emissor.
Agora usando o atalho 4 do teclado, mude para o menu simulate.
Selecione o grid emissor, vá em ICE/Create/Emitt particles from selection.
Nesse procedimento o Ice já cria automaticamente 3 nodes e 1 compound, se os nodes não aparecerem na janela de um refresh na janela do Ice Tree.
Segue uma breve explicação de cada um:
- Get Grid = é o node Get data criado para inserir o grid no sistema de partículas como emissor.
- Emit from surface = é o compound criado para criar as partículas a partir de um objeto. É nele que vc vai configurar tamanho, massa, nº de partículas, velocidade, etc.
- Simulate particle = É o node que vai atualizar frame a frame as informações providas dos nodes das portas anteriores a que está conectado no IceTree. (Pro sistema funcionar perfeitamente, esse note tem q estar ligado na ultima porta do Ice Tree).
- IceTree = É o coração do seu sistema, é nele que terminam todos os comandos.
Agora, depois de criado, pra testar é só apertar play no timeline. Reparem que as partículas são emitidas obedecendo as normais do grid, não obedecendo nenhuma gravidade, então, vamos adicionar gravidade ao sistema.
Procure no menu da esquerda do Ice Tree pelos nodes: [i:73c29d6024]Add force[/i:73c29d6024] e [i:73c29d6024]Gravity force[/i:73c29d6024]. Basta digitar no search do Ice Tree.
Arraste e conecte o force do Gravity force no force 1 do Add Force, e o execute do Add force em uma porta do IceTree que não seje a última.
As partículas agora devem obedecer a gravidade. Como padrão, é configurada com -9 de força, eu sugiro trabalhar com -2 neste projeto . Então, basta dar dois cliques em Gravity Force e diminuir a força em Y.
Para que o sistema detecte o 2 Grid como um objeto fazendo com que as partículas colidem, procure e adicione o node “Bounce off surface” do mesmo jeito que fizemos com o gravity usando o search.
Adicione também um “Get data” idêntico ao usado como emissor de partículas.
Dê dois cliques no “Get data”, e com o botão pick, selecione o Grid que vai colidir com as partículas.
Agora é só plugar o value do get data no surface 1 do Bounce e o seu execute em uma porta do Ice Tree que não seje a última.
O que é importante é conseguir assimilar os nodes com suas funções, então, o get data é para obter informações dos objetos, o gravity é pra gravidade, mas para aplicá-lo é preciso o add force e o bounce off surface é para fazer as partículas rebaterem durante a colisão.
Existem outros tipos de colisão além do bounce que falarei depois aqui.
É isso gente, talvez eu não tenha sido tão claro, então, qualquer dúvida pergunte.
Roger El Santos
www.rogerelsantos.com
www.rogerelsantos.wordpress.com