Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Primo   Araçatuba-SP - SP
Claudio   Manaus - AM
dami   João Pessoa pb - AC
Cidral   Curitiba pr - AC

Portfólios Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
tomfrias   Belo horizonte - MG
tobiasbueno   São Paulo
n3reu   Fortaleza - Ce

Grupo de Estudo: XSI

Por: Leandro  

Em: 24/03/2009 09:53

Oi Wagner, É fácil, sim, cara. Eu acho o workflow dele pra modelar mais fácil e rápido que o Max. O XSI é mais flexível até nas viewports. O modo de seleção Raycast e as seleções em Loop dele, que valem para os três componentes (vértice, edge e polígono) ajuda muito a ganhar tempo. Nas vídeo aulas sobre mapeamento, que eu fiz, dá pra ver um pouco dessas ferramentas de seleção em ação. Eu curto bastante. Um abraço,
Caramba... Não sabia desse grupo de estudos aqui na 3d1. Sempre visito o site mas nunca nem ousei em falar qualquer coisa do XSI. To muito feliz com sua iniciativa. Cara, Sou apaixonado pelo programa, e vai ser legal trocar idéias... Abraço!
Evaldo, Seja bem vindo, cara! Também sou apaixonado pelo XSI. Tenho gostado muito dele, mesmo. Vai ser muito bom ter vc conosco nos ajudando. O próximo tópico que eu estou querendo postar é sobre Render, começando com o Render Region. Tô só esperando dar uma dasafogada aqui. Grande abraço,
Blz. To na expectativa...À propósito, show de bola o seu video-tuto sobre mapeamento.
Muito obrigado, Evaldo. Já estou preparando o material sobre Render Region. Grande abraço,
RENDER – PARTE 1: RENDER REGION Pessoal, pra falar desse assunto, resolvi transcrever, já traduzido, bastante informação do próprio Help. Segue: Através do Render Region, é possível ver um render de qualquer parte da cena ou objeto, de forma rápida e fácil. Basta desenhar uma janela do Render Region em qualquer vista e ver como a cena ficará no render final. Cada vista pode ter seu próprio Render Region com suas próprias configurações. Você pode redimensionar e mover um Render Region, selecionar objetos e elementos dentro dele, além de modificar suas propriedades para otimizar o preview. Tudo o que estiver dentro do Render Region é continuamente atualizado sempre que mudanças forem feitas às propriedades do render ou dos objetos, câmeras, luzes, texturas e shaders. Se alguma mudança for feita durante o render do Render Region, o render é interrompido e recomeça assim que as mudanças finalizarem. Para criar um Render Region: 1. Render > Regions > Region Tool (Q) (Fig. 01) 2. Desenhe uma janela onde quiser. A janela possui borda amarela e manipuladores azuis, para redimensioná-la (Fig. 02). 3. Assim que for aplicada, a janela do Render Region renderiza a parte onde foi desenhada. 4. Para desativar o Render Region, pressione Esc. 5. Para esconder o Render Region, pressione Shift + Q. 6. Para fechar o Render Region, clique em Fechar (Close). Se pressionar Q, novamente, o Render Region atual é fechado possibilitando desenhar outro. Para melhorar a qualidade do render, posicione o cursor sobre o Sampling Level e mova o slide para cima (Fig. 03). Lembrando que quanto mais qualidade, maior o tempo de render. Comparando Render Regions O Render Region possui memo-regions (Fig. 04 e Fig. 05) que permitem armazenar, comparar e restaurar configurações relacionadas ao render. É similar às memo-cams das viewports, com a diferença de não ser salvo com a cena. AVISO: Cuidado ao comparar imagens. Isso deve ser feito apenas para comparar materiais e configurações de render, e não para outras mudanças na cena. Se você reverter para a configuração anterior, acidentalmente ou de propósito, você perderá qualquer progresso na modelagem, animação ou qualquer outra coisa que tenha feito no momento da comparação. Para armazenar o render region atual: • Botão direito em um slot memo-region. A imagem é armazenada e mostrada do lado esquerdo da janela. Assim que você fizer qualquer alteração na cena, essas mudanças serão mostradas no lado direito da janela. Somente o que estiver dentro da janela, no momento em que a comparação se deu início é que será mostrada. Se você redimensionar a janela do Render Region, o resto aparecerá em preto. Se você estiver usando mais de um memo-region, o que estiver sendo mostrado, no momento, estará em branco. Os outros se manterão laranja. Para mostrar uma imagem armazenada e comparar com a imagem atual: • Clique no memo-region laranja. Para mostrar apenas a configuração atual: • Clique no memo-region branco. Para carregar a cena com as configurações armazenadas: • Botão Direito num memo-region laranja ou branco. Depois, escolha Revert Scene to Here. Configurando o Render Region Display Mode O render region’s display mode (Fig.07) define quais canais serão mostrados na área do Render Region. Por exemplo, você pode visualizar os canais RGB, Alpha, etc. Para configurar o display mode: Siga uma das duas opções: • Para alterar todos os render regions, escolha um item de Render > Regions > Display, no Render toolbar. ou • Para alterar um Render Region específico, clique em More Options (ou Botão Direito na borda da janela) e escolha um item a partir do menu Display. - Alpha-blended RGB mostra o canal RGB sobreposto à cena usando o canal Alpha. - RGB mostra apenas o canal RGB. - Alpha mostra o canal Alpha. Muito útil se você quiser, rapidamente, checar a complexidade de um canal alpha. - Red mostra apenas o canal vermelho. - Green mostra apenas o canal verde. - Blue mostra apenas o canal azul. Em Render Channels (Fig.08), é possível renderizar os passos separados da imagem para compor em pós. É possível, também, acrescentar outros passos. Seguindo (Tracking) um objeto com o Render Region Você pode configurar o Render Region para seguir determinado objeto animado selecionado, ou mesmo uma hierarquia, grupo de objetos ou uma parte dele (cluster). A vantagem é que o render será mais rápido numa cena complexa, cheio de objetos, por exemplo. Para isso: 1. Selecione um elemento e desenhe um Render Region grande o suficiente para mostrar todo o seu movimento 2. Siga um dos passos abaixo: - Para ativar o tracking em todos os render regions, vá em Render > Regions > Track Selection. ou - Para ativar o tracking num render region específico, clique em More Options, (ou clique com o botão direito na borda do render region) e escolha Track Selection. Assim que o objeto se move, somente os pixels presentes em uma área contendo o elemento selecionado é renderizado. Se outro objeto for selecionado, o render region renderizará somente o novo objeto. Renderizando Objetos Selecionados Para renderizar apenas objetos selecionados, ative o Render Selection Only nas opções do render region. Outras opções A figura 06 mostra outras opções do menu.
Galera, Estou postando essa mensagem apenas para esclarecimentos. Por favor, não entendam esse post como um Up.. Não tenho postado nada recentemente aqui por estar envolvido num projeto de animação, do Gaffinha, todo no XSI. Tenho percebido que esse grupo de estudo tem tido visitas, mas seria legal que houvessem mais participações. Digo isso, pois muitos usuários queriam que esse grupo ressuscitasse, e ele ressuscitou. Minha intenção é trazer mais coisas, mas fica difícil quando depende só de mim. Bom, já fiz rig e estou envelopando no XSI. O processo é muito bom, muito gostoso. Tô curtindo abessa. Eu queria ir postando alguma coisa a respeito disso, mas estou bem ocupado. Porém, posso ir tirando dúvidas, pra dar prosseguimento nos estudos. Seria legal vcs irem postando impressões do software e dificuldades também. Bom, é isso. Grande abraço e bons estudos.
e ai leandro blz?? cara....eh o seguinte....uso max...e estava querendo aprender um outro....tbm....pensei no blender....mas não sei ainda...pensei no maya e me falaram q migrar do max pro maya eh muito foda...e ouvi dizer q migrar do max pro xsi não é tão complicado...e já vi que algumas empresas de jogos usam o xsi..... que q se acha cara...vc q mexe com ele...abraços....espero ter feito a pergunta no lugar certo^^ hsuahsuas
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/
Oi Guivesgo, Cara, eu uso Max já há bastante tempo e, na minha opinião, Maya, XSI e Blender, possuem ferramentas muito melhores para animação. Eu particularmente, gosto do XSI pra tudo. Seja qualquer uma das 3 opções, será uma boa vc aprender. Posso falar da minha experiência: 1 - Maya: um ótimo software. A interface dele não é muito intuitiva, o que dificulta um pouco a migração, caso não tenha alguém com vc te dando uns toques, mas nada que um bom livro e bons tutoriais na Net possam te ajudar. É só uma questão de adaptação. 2 - XSI: Muitas ferramentas são parecidas com a do Maya. Já ouvi dizer que o Maya "copiou" essas ferramentas do XSI, mas não posso confirmar isso. De qualquer forma, eu achei muito melhor de usar que o Maya. Como eu já usei Maya, foi bem fácil migrar pra ele. E ele, desses softwares que eu citei, tem ferramentas que ajudam muito no worflow: facilitam seleção, modelagem, rig, envelope e é um software bem organizado. O XSI é muito usado em games, mesmo. Tem até a versão free dele, chamado Mod, para ser usado na criação de games não comerciais. 3 - Blender: esse é um software que eu ainda quero usar. Já tentei algumas vezes, mas achei a interface muito difícil, muito voltada pra programador e não pro artista. Mas a cada momento, ele melhora. Na minha opinião, não deve muita coisa para os concorrentes comerciais. É uma questão de vc experimentar. Tem o grupo de estudo de Maya aqui no fórum, também. No meu primeiro post desse grupo de estudo sobre XSI, tem uma apostila pra baixar, com os conceitos básicos do software. Os outros posts, estão com vários tutoriais que eu fiz. Dá uma olhada e vê o que vc acha. Grande abraço,
vlw cara....vou ver essa apostila....e dar umas pesquisadas ai com o pessoal^^ hsuahusa vlw cara^^ abraçoss^^
portfolio/blog http://guivesgo.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137789

Últimos membros registrados: Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 514, sendo 3 membro(s) e 511 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NunoGarcia, Genevievebonds, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.