RENDER – PARTE 1: RENDER REGION
Pessoal, pra falar desse assunto, resolvi transcrever, já traduzido, bastante informação do próprio Help. Segue:
Através do Render Region, é possível ver um render de qualquer parte da cena ou objeto, de forma rápida e fácil. Basta desenhar uma janela do Render Region em qualquer vista e ver como a cena ficará no render final. Cada vista pode ter seu próprio Render Region com suas próprias configurações.
Você pode redimensionar e mover um Render Region, selecionar objetos e elementos dentro dele, além de modificar suas propriedades para otimizar o preview. Tudo o que estiver dentro do Render Region é continuamente atualizado sempre que mudanças forem feitas às propriedades do render ou dos objetos, câmeras, luzes, texturas e shaders.
Se alguma mudança for feita durante o render do Render Region, o render é interrompido e recomeça assim que as mudanças finalizarem.
Para criar um Render Region:
1. Render > Regions > Region Tool (Q) (Fig. 01)
2. Desenhe uma janela onde quiser. A janela possui borda amarela e manipuladores azuis, para redimensioná-la (Fig. 02).
3. Assim que for aplicada, a janela do Render Region renderiza a parte onde foi desenhada.
4. Para desativar o Render Region, pressione Esc.
5. Para esconder o Render Region, pressione Shift + Q.
6. Para fechar o Render Region, clique em Fechar (Close). Se pressionar Q, novamente, o Render Region atual é fechado possibilitando desenhar outro.
Para melhorar a qualidade do render, posicione o cursor sobre o Sampling Level e mova o slide para cima (Fig. 03). Lembrando que quanto mais qualidade, maior o tempo de render.
Comparando Render Regions
O Render Region possui memo-regions (Fig. 04 e Fig. 05) que permitem armazenar, comparar e restaurar configurações relacionadas ao render. É similar às memo-cams das viewports, com a diferença de não ser salvo com a cena.
AVISO: Cuidado ao comparar imagens. Isso deve ser feito apenas para comparar materiais e configurações de render, e não para outras mudanças na cena. Se você reverter para a configuração anterior, acidentalmente ou de propósito, você perderá qualquer progresso na modelagem, animação ou qualquer outra coisa que tenha feito no momento da comparação.
Para armazenar o render region atual:
• Botão direito em um slot memo-region.
A imagem é armazenada e mostrada do lado esquerdo da janela. Assim que você fizer qualquer alteração na cena, essas mudanças serão mostradas no lado direito da janela.
Somente o que estiver dentro da janela, no momento em que a comparação se deu início é que será mostrada. Se você redimensionar a janela do Render Region, o resto aparecerá em preto.
Se você estiver usando mais de um memo-region, o que estiver sendo mostrado, no momento, estará em branco. Os outros se manterão laranja.
Para mostrar uma imagem armazenada e comparar com a imagem atual:
• Clique no memo-region laranja.
Para mostrar apenas a configuração atual:
• Clique no memo-region branco.
Para carregar a cena com as configurações armazenadas:
• Botão Direito num memo-region laranja ou branco. Depois, escolha Revert Scene to Here.
Configurando o Render Region Display Mode
O render region’s display mode (Fig.07) define quais canais serão mostrados na área do Render Region. Por exemplo, você pode visualizar os canais RGB, Alpha, etc.
Para configurar o display mode:
Siga uma das duas opções:
• Para alterar todos os render regions, escolha um item de Render > Regions > Display, no Render toolbar.
ou
• Para alterar um Render Region específico, clique em More Options (ou Botão Direito na borda da janela) e escolha um item a partir do menu Display.
- Alpha-blended RGB mostra o canal RGB sobreposto à cena usando o canal Alpha.
- RGB mostra apenas o canal RGB.
- Alpha mostra o canal Alpha. Muito útil se você quiser, rapidamente, checar a complexidade de um canal alpha.
- Red mostra apenas o canal vermelho.
- Green mostra apenas o canal verde.
- Blue mostra apenas o canal azul.
Em Render Channels (Fig.08), é possível renderizar os passos separados da imagem para compor em pós. É possível, também, acrescentar outros passos.
Seguindo (Tracking) um objeto com o Render Region
Você pode configurar o Render Region para seguir determinado objeto animado selecionado, ou mesmo uma hierarquia, grupo de objetos ou uma parte dele (cluster). A vantagem é que o render será mais rápido numa cena complexa, cheio de objetos, por exemplo.
Para isso:
1. Selecione um elemento e desenhe um Render Region grande o suficiente para mostrar todo o seu movimento
2. Siga um dos passos abaixo:
- Para ativar o tracking em todos os render regions, vá em Render > Regions > Track Selection.
ou
- Para ativar o tracking num render region específico, clique em More Options, (ou clique com o botão direito na borda do render region) e escolha Track Selection.
Assim que o objeto se move, somente os pixels presentes em uma área contendo o elemento selecionado é renderizado. Se outro objeto for selecionado, o render region renderizará somente o novo objeto.
Renderizando Objetos Selecionados
Para renderizar apenas objetos selecionados, ative o Render Selection Only nas opções do render region.
Outras opções
A figura 06 mostra outras opções do menu.