AMBIENT OCCLUSION
Pessoal, a pedido do Felype Vasconcelos, segue um rápido tutorial de como criar um passo para AO:
1 - Crie um novo passo (Fig. 01)
2 - Ao abrir a janela com as propriedades desse novo passo, nomeie-o como "Ambient Occlusion", por exemplo. Perceba que esse novo passo foi adicionado à lista de passos. Após aplicar o shader de oclusão nesse passo, basta mudar os passos através da lista que você verá o resultado na viewport (Fig. 02)
3 - Abra o Explorer (8) e mude o modo de exibição para Passes. Assim, serão mostrados os passos existentes na cena. (Fig. 03)
4 - Note que o passo criado aparece no Explorer. Dentro dele, estão os objetos da cena. Eles ficam listados dentro de um grupo chamado "Background_Objects_Partition". Todos os objetos que estiverem aí, participarão desse passo. Selecione esse grupo e aplique um material qualquer, um Constant, por exemplo. (Fig. 04)
5 - Abra o Render Tree (7) para ter acesso aos nodes do material. Adicione o shader "Ambient Occlusion". Ele está dentro do grupo Iluminaton. ([color=yellow]Fig. 05)
6 - Conecte o shader Ambient Occlusion no canal Surface do material. Desconecte os canais Shadow e Photon. Apague o shader Constant. Esse material usará apenas o canal Surface com o Ambient Occlusion aplicado. (Fig. 06)
7 - Dê dois cliques no shader Ambient Occlusion para ter acesso às suas propriedades. Altere da forma como quiser. (Fig. 07)
8 - Para configurar o render do novo passo criado, acesse o Render Manager (versão 7 e 7.5) ou Render > Options (Versão 6). (Fig. 08)
9 - Com o passo selecionado, altere as configurações de render, como quiser. (Fig. 09)
10 - Para renderizar esse passo, clique em Render > Render > Current Pass ou All Passes para renderizar todos os passos existentes. (Fig. 10)
OBS: No meu exemplo, eu não coloquei nada atrás do meu personagem. Então, o render da oclusão sai com fundo preto. Não esqueçam de colocar um objeto por trás, como uma esfera ou plano (com um shader Constant, branco) ou trocar a cor do fundo por branco.
Quaisquer dúvidas, é só falar. Me desculpem pela correria.
Abração,