Oi, eduardo, valeu pela elucidação sobre o seu trabalho com FG e tambem com photons. Quando eu tinha meu Atlon 3200+ antigo, usar 64 samples no FG em internas era regra pra mim, uma necessidade em internas de alta resolução. Depois, com o Quad, me permiti usar 128. Com 128 samples, não necessito de raios tão grandes assim, como vc usa. Dá para fazer aquela regra de medir o tamanho total do ambiente, e usar 10% disso para o raio maior, e mais ou menos 10% da dimensão deste raio maior para usar no raio menor.
O "problema" mesmo, é quando se usa Photons, junto. Assim como vc suaviza bastante o seu mapa de FG, para evitar qualquer tipo de artefato, mesmo que tênue, usando Photons, este mapa de photons tem que estar beeem suavizado, assim como vc mencionou, com um aspecto de algodão sem manchas escuras demais. Se, numa resolução de 1200-1500px tudo fica ok, o problema começa quando aumentamos a resolução do render, aí tudo fica mais perceptível.
O que quero dizer com isso é que às vezes, nessas condições, preciso até dar uma "sacrificada" no mapa de photons, aumentando o raio destes, na casa de 15 - 20 cm, para criar uma distribuição bem tênue e homogênea, para que o FG suavize completamente perfeito, sem manchas e artefatos, mesmo que tênues, visíveis.
Para mim, o que também é desafiador é a configuração ideal para externas, apenas com o FG (como disse, antes eu usava photons até em externas). Pense numa cena que englobe um edifício extenso, ou um conjunto de edifícios, que ultrapassem 50metros horizontais. Mas que também, possuam vários detalhes e reentrâncias, como pequenas marquises, bossagens, estes pequenos detalhes na geometria que às vezes requerem um raio menor de FG.
Para "piorar", sempre em testes de FG em externa, não me contento em testar a cena real, mas tento fazer a melhor configuração para a cena em "clay render", toda branca, onde os menores artefatos e manchas são percebidos.
E tudo isso em alta resolução, 2500-2800-3000px.
abraços